Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: <br>interlocuções com a psicologia

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
interlocuções com a psicologia

Autores: Elizabeth Piemonte Constantino (Org.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta coletânea põe em discussão as políticas públicas para a infância e adolescência e as contribuições da psicologia à compreensão dos mecanismos que constituem os processos de exclusão/inclusão social de crianças e adolescentes, frente às desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira. As temáticas que a compõem discutem as configurações que essas políticas assumem nas áreas da assistência social, saúde e educação. Os capítulos trazem reflexões teóricas e focalizam questões que envolvem as práticas do psicólogo e de outros profissionais que desejam colaborar na formulação de propostas que atendam as dimensões sociais, econômicas e históricas do problema, que atravessadas por dimensões subjetivas, estejam atreladas a compromissos éticos e político-sociais de transformação. Além disso, apontam que é necessário superar as concepções naturalizadas e individualizantes, que atribuem aos assistidos a culpa pela sua própria condição, eximindo o sistema social da responsabilidade sobre a formação desses jovens. O leitor poderá encontrar neste livro um conjunto de textos com conteúdos relevantes para subsidiar a construção de estratégias e alternativas de atuação, que considerem o protagonismo infanto-juvenil e promovam a emancipação humana. Por fim, esperamos que esta obra possa estimular o debate e o questionamento a respeito da contribuição da psicologia na análise dos diversos aspectos que o processo de exclusão/inclusão adquire nas políticas públicas brasileiras. Mais do que proporcionar respostas, o objetivo é abrir espaços para o diálogo e a interlocução.

Elizabeth Piemonte Constantino

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2278-6
DOI: 10.24824/978854442278.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: <br>interlocuções com a psicologia

Autores

ADRIANA RODRIGUES LOPES
Psicóloga; Pós- graduada em Psicopedagogia; Coordenadora e Orientadora para temas sobre Autismo, Educação e Aprendizagem.

ANA PAULA DE FREITAS
Professora; Psicopedagoga; Mestre em Psicologia pela UNESP-Campus de Assis/SP; Docente da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos e do Núcleo Superior de Ensino.

ANTONIO CARLOS BARBOSA DA SILVA
Docente do Departamento de Psicologia Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Campus de Assis, Mestre e Doutor em Psicologia em Psicologia pela Puc-Campinas; Coordenador e Pesquisador do projeto Educação Alimentar Nutricional, Cultura e Subjetividades - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/ CNPq/Sesan (2014-2017)

CÁSSIA REGINA SAADE PACHECO
Fisioterapeuta; Mestre em Fisioterapia pela UFSCAR; Doutoranda em Fisioterapia pela UFSCAR; Docente em Fisioterapia na UNIP/Assis/SP.

CLAUDIA MARIA RINHEL-SILVA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP -Assis/SP. Docente da Graduação e Pós Graduação da Universidade Paulista - UNIP /Assis -SP, Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social do Município de Assis (CRAS); Psicóloga clínica.

DAMARIS BEZERRA DE LIMA
Psicóloga do Judiciário TJSP; Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP - Campus de Assis/SP, Docente das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) SP.

ELISA MARIANA CARVALHO RIBEIRO
Psicóloga e Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP- Campus de Assis; residente (2018 a 2020) em Saúde Multiprofissional na Atenção à Saúde Indígena pela UFGD.

ELIZABETH PIEMONTE CONSTANTINO
Psicóloga; Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo – USP; Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília/SP; Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP – Campus de Assis/SP.

FABÍOLA BATISTA GOMES FIRBIDA
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UEM, Doutora em Psicologia pela UNESP-Assis. Experiências como psicóloga na área social e na docência do ensino superior, cursos técnicos e ensino médio.

FLÁVIA CRISTINA OLIVEIRA MURBACH DE BARROS
Pedagoga, Mestre em Psicologia pela UNESP - Campus de Assis, Doutora em Educação pela UNESP - Campus de Marília, Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Projeto de extensão Brinquedoteca das Faculdades Integradas de Ourinhos - Fundação Miguel Mofarrej – Ourinhos.

FLÁVIA CAROLINE SANTOS CARDOSO PEREIRA
Psicóloga; Pós-Graduada em Psicologia Jurídica; Mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP –Campus de Assis/SP; Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá- UEM.

HELDER BARROS E SOUZA
Psicólogo; Mestrando em Psicologia pela UNESP- Campus de Assis; trabalhador com atuação no campo de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto na cidade de Londrina-Paraná.

IGOR COSTA PALO MELLO
Formado e Licenciado em Psicologia pela UNESP – Campus de Bauru/SP; Mestre e Doutor em Psicologia e Sociedade pela UNESP Campus de Assis/SP. Atua como técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e como Professor Universitário e Supervisor de Estágio de Formação Profissional.

JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA SANTOS
Psicólogo; Mestre em Psicologia pela UNESP- Campus de Assis/SP; Doutorando em Psicologia pela mesma Universidade; Coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá na cidade de Maringá-PR. Atua na área das Políticas Públicas para a Infância e Adolescência.

JULIANA ARAUJO SILVA
Terapeuta Ocupacional; Doutoranda e Mestre em Psicologia pela UNESP - Campus de Assis/SP.

KAREN GIOVANA FIORENZA DE SOUZA
Psicóloga; Pós-graduada em Neuropsicologia e Especialista em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde; Psicóloga e Coordenadora de saúde mental em São Manoel do Paraná/Pr.

KÁTIA HATSUE ENDO
Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP- Campus de Assis/SP; Psicóloga Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP Campus Avaré).

MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Graduada em Psicologia pela UNESP/Assis;  Especialista em Didática pelo IEDA;  Mestre em Psicologia pela UNESP;  Docente da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA.

MARIA DO SOCORRO LACERDA GOMES
Psicóloga; Mestre em Educação pela UFAM; Doutora em Psicologia pela UNESP – Campus de Assis/SP; Docente da graduação em Psicologia da UFRR.

MARINA COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Campus de Assis;  Mestre em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Marilia/SP com bolsa CNPq.  Atualmente é doutoranda em Educação pela UNESP- Marília e bolsista CAPES.

NATÁLIA BARZAGHI
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); atualmente cursa doutorado em Psicologia e Sociedade na UNESP/Assis; Docente no Centro Universitário Ingá (UNINGÁ). Tem interesse na interface entre a Psicologia e as Políticas Públicas, sobretudo, Saúde/Saúde Mental.

RICARDO FRANCELINO DA SILVA
Mestre em Psicologia pela UNESP – Campus de Assis/SP; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense UFF/Niterói; Licenciado em História e Pedagogia pela UNESP/Assis.

SARAH RABELO DE SOUZA
Psicóloga; Mestre em Educação pela UNESP - Campus de Marília/SP. Docente de Graduação da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA

SEISSE ALEXANDRA SANTINELO PEREIRA BACCILI
Professora; Advogada; Auxiliar Técnico-pedagógica e Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, Pós-graduada em Psicopedagogia e  Educação Especial Inclusiva, Graduada em Educação Artística,  Bacharel em Direito.

SÉRGIO HENRIQUE PICCOL BÓRNEA
Advogado; especialistaem direito processual civil pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP; e especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Estadual do Norte Paraná - Campus de Jacarezinho.

THAÍS OLIVEIRA DE SOUZA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Assis/SP.

VERÔNICA SUZUKI KEMMELMEIER
Psicóloga; Mestre em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná; Doutora em Psicologia pela UNESP- Campus de Assis/SP; Professora de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste, Paraná.

VÍTOR DE MORAIS ALVES EVANGELISTA
Psicólogo; Mestre e Doutorando em Psicologia  pela UNESP – Campus de Assis/SP.