Capa do livro: DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES: <br>experiências e práticas pedagógicas na América Latina <br>Volume II

DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES:
experiências e práticas pedagógicas na América Latina
Volume II

Autores: Tânia Maria Hetkowski - Tarsis de Carvalho Santos - Silvia Letícia Costa Pereira Correia (Orgs.)

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Sinopse

O continuo diálogo sobre as experiências e vivências das práticas pedagógicas se fazem necessário, pois a todo o momento metodologias, práticas, ações educacionais são realizadas nos mais variados contextos e se eximir para isso são cercear o direito de expandir as linhas imaginárias que delimita os territórios da latina América. Assim, damos continuidades à difusão de práticas realizadas pelos professores e pesquisadores dos países que compõe a América Latina, abordando outras estratégias e práticas pedagógicas à construção de outras pontes que ligam as comunidades, explorando as imersões dos sujeitos nas realidades educacionais enleadas aos conceitos e reflexões epistemológicas sobre processos formativos contemporâneos. Portanto, a obra continua objetivando a contribuição com os profissionais da educação no que se refere o redimensionamento das práticas pedagógicas, das estratégias de ensino e das metodologias aplicadas para atender as demandas educacionais que possuem a adversidades politicas, econômicas e sociais como proscênio cotidiano. Estas são as razões que nos movem a reunir a comunidade acadêmica e científica a manter outros “Diálogos e Interlocuções: Experiências e Práticas Pedagógicas na América Latina - Volume II”, a partir das particularidades e diferenças que nos unem em um grito uníssono de mudanças.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2191-8
DOI: 10.24824/978854442191.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES: <br>experiências e práticas pedagógicas na América Latina <br>Volume II

Autores

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Educação Infantil com Mídias Interativas pela UNEB (2008) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Olga Metting (2014). Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2011) e Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (2006). Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade e Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC (UNEB). Pesquisadora na área de Gestão Escolar e Formação de Professores.

ANA LUCIA SILVA SOUZA
Doutora em linguística Aplicada, Professora do Departamento de Letras Vernáculas UFBA – Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), liderança do Grupo Rasuras – Práticas de leitura e escrita e integrante do NELT – Núcleo de Estudos de Linguagem Tecnologias.

ANDRÉ DE OLIVEIRA SILVA FERREIRA
Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando do Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA (UNEB). Professor de História da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal e estadual da Bahia.

ANDRÉA BISPO DOS SANTOS
Mestrado em Educação e Contemporaneidade no PPGEDUC (em andamento) pela Universidade do Estado da Bahia (2017); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo CEPOM – Centro de Estudos em Pós-Graduação Olga Mettig (1996). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1994). Membro do grupo de pesquisa ForTec/UNEB (Formação, Tecnologia, Educação à Distância e Currículo). Atua principalmente com os seguintes temas: em Educação e Psicopedagogia: formação docente, formação de psicopedagogos, formação de educadores populares, educação, currículo e processos tecnológicos, e aprendizagem.

CHRISTIAN MIRANDA JAÑA
Doutor em Ciências da Educação pela Pontificia Universidade Católica do Chile. Licenciatura em Historia pela Universidad de Chile. Profesor de Educação Geral Básica no Instituto Profesional Luis Galdames.Atua e pesquina na área formação de professores, tecnologia educacionais.

CLAUDIA GARCÍA YÁÑEZ
Profesora de Educación Básica con Postítulo en Ciencias Naturales, Magister en Educación, mención Informática Educativa por la Universidad de Chile.

CLEMENTE GONZÁLEZ PEREZ
 Lic. en Economia Politica y master en Economía graduado con diploma de oro en la Universidad Estatal de Moscu Mijail Lomonosov en Moscú. Funcionario de la misión en Zaparoche Ucrania (1989-1991). Jefe de Director de Becas de la Universidad Agraria (1991-1999). Director de Extensión Universitaria en el Ministerio de Educación Superior (2001-2011). Presidente de la Unión Latinoamericana de Extensión Universitaria (2001-2003). Presidente del Grupo Nacional de atención a las cátedras universitarias del adulto mayor ( 2002-2011) Jefe de misión de Educación Superior en Venezuela (2011-2014). Profesor de Economía Política.

DÉBORA DE LIMA AZEVEDO MIQUELIM
Pedagoga, Bióloga e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua na área educacional há 14 anos. Neste período, foi docente e coordenadora pedagógica no setor público estadual e municipal de ensino. Participou da formação de professores da prefeitura do município de São Paulo como consultora do Sesc. No Senac São Paulo desde 2002, trabalhou como docente coordenadora da área de meio ambiente e atualmente é técnica em desenvolvimento profissional integrando a equipe do Grupo Educação, onde desenvolve projetos educacionais.

DIEGO ARIC CERQUEIRA SOUZA E CRUZ
Graduado em Relações Públicas com ênfase em Marketing pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL (2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing. Especialista em Mídias Oficiais pela Escola Superior Estatística da Bahia – ESEB (2011). Especialista em Gestão Estratégica em Relações Públicas pela Faculdade Batista Brasileira. Mestrando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia. Assessor de Comunicação e docente do curso Comunicação Acessível: Educação, Tecnologias, Mídias Acessíveis e Difusão do Conhecimento. Assessor de Comunicação voluntário do Núcleo de Educação Especial (NEDE) da Universidade do Estado da Bahia. Tem suas áreas de interesse em Educação e Contemporaneidade, Comunicação Social, Relações Públicas e Gestão em Relações Humanas. Concentra suas pesquisas em Educação a Distância, Redes Sociais Digitais, TIC e Formação de Professores, Currículo e Hipertextualidade, Gênero e Sexualidades. É pesquisador do grupo de pesquisa FORTEC: Formação, Tecnologias, Educação à Distância e Currículo, do grupo de pesquisa Candaces – Grupo de Pesquisa Gênero, Raça, Cultura & Sociedade (GPG) e do Grupo de Estudo e Pesquisa da Memória Afro Baiana (GPMAB).

EDWIN PEDRERO GONZÁLEZ
 Lic en Física por la Universidad de la Habana UH. Dr en Física Nuclear. Director del Instituto de Ciencia y Tecnología Nuclear 1996-2000. Director de Ciencia y Técnica del Ministerio de Educación Superior 2000-2004. Presidente de la Cátedra de Cultura Científica de la UH 2004-2014.

ERNESTO ESTÉVEZ RAMOS
 Lic en Física por la  Universidad de la Habana UH. Doctorado en Cristalografía en Austria. Posdoctorado Humboldt - Max Plank Alemania. Director del Instituto de  Ciencia y Tecnología de los Materiales de la UH 2005-2010. Presidente de la Cátedra de Cultura Científica de la UH 1998-2004. Coordinador de la carrera de Licenciatura en Física.

FERNANDA APARECIDA YAMAMOTO
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Letras – habilitação em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras – português pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Graduada em Design Instrucional para EaD Virtual:Tecnologias, Técnicas e Metodologias pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Pós-Graduanda em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua como Consultora Pedagógica do Grupo Educação do Senac São Paulo no desenvolvimento de cursos de habilitação e qualificação profissional técnica e em projetos educacionais da instituição. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Aprendizagem da docência, Educação Profissional, Desenho Educacional e Formação de professores.

IGOR BACELAR DA CRUZ URPIA
Aluno especial do Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela UNEB (2016). Especialista em Segurança em Grandes Eventos pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2016). Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS. Bacharel em Museologia pela UFBA (2010). Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2013). Pesquisador nas áreas da Educação, Políticas Públicas, Segurança Pública e Tecnologias Educacionais.

JAVIER COLLADO RUANO
Professor titular da Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Ensina Educação para a cidadania mundial, filosofia da educação, História e Relações Internacionais. Ele é doutor cum laude em Difusão do Conhecimento (DMMDC) pela Universidade Federal da Bahia (Brasil) e Doutor "cum laude" em filosofia pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha). Graduação em História pela Universidade de Valencia (Espanha) com especialização em Relações Internacionais e Arqueologia pela Universidade degli Studi di Palermo (Itália). Fundador e Diretor da Global Education Magazine (apoiado pela UNESCO e ACNUR) e presidente da ONGD Educar para Vivir. Ele também é membro acadêmico da Big History Institute (Australia), na World Biomimetic Foundation (Espanha), membro do conselho editorial do Journal of International Society of Philosophy and Cosmology (Ucrania), conselheiro no Conferment of Fellowship Awards at PAN African Institute for Entrepreneurship and Community Development (Nigeria), e conselheiro na Human Dignity and Humiliation Studies (Estados Unidos). Interessado na pesquisa transdisciplinar, biomimesis, desenvolvimento sustentável, cidadania mundial, cultura da paz, democracia e governabilidade, erradicação da pobreza, direitos humanos, filosofia, epistemologia, arte, globalização, coevolução, Grande História, complexidade e vida.

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS
Pós-Doutorado em Educação e Infância (2017). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Professora da Universidade do Estado da Bahia – Campus I – Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguagem e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX – UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia – UAB/UNEB/UNEAD.

JORGE ALBERTO ORTIZ VIVAS
Magíster en Educación. Licenciado en Educación Física y Salud. Docente Titular adscrito Departamento de Educación Física, Recreación y Deportes. Facultad de Ciencias Naturales, Exactas y de la Educación. Universidad del Cauca. Investigador en áreas como la Pedagogía y las Ciencias Humanas y Sociales. .

JOSEANE MAYTÊ SOUSA SANTOS SOUSA
Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia, professora de Língua Portuguesa do município de Camaçari, membro do grupo de pesquisa NEAI – Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas.

JOSÉ LUIS GARCÍA CUEVAS
 Ing. Electrónico 1970 Universidad Técnica de Dresden, Alemania. Dr. en C. Técnicas en automatización industrial 1983 en la Universidad Técnica de Magdeburg, Alemania. Profesor Emérito de la Universidad Central de Las Villas UCLV. Académico de Mérito de la Academia de Ciencias de Cuba.. 1990-1996 Rector UCLV.. Investigador  en gestión universitaria del conocimiento, la ciencia, la tecnología y la innovación para el desarrollo desde 1996. Profesor de maestría y doctorado.

LIZZETH MARCELLY TORRES QUINTERO
Candidata a Doctora en Educación Universidad San Buenaventura Cali. Magister en Educación y Desarrollo Humano. Especialista en Educación Multicultural. Licenciada en Educación Física y Salud. Docente Asociada adscrita al Departamento de Educación Física, Recreación y Deportes. Facultad de Ciencias Naturales, Exactas y de la Educación. Universidad del Cauca. Investigadora en áreas como Educación, prácticas pedagógicas formación de maestros.

LUCIANA NUNES SPÍNOLA
Mestre em Educação pela Universidad Del Salvador – USAL (Buenos Aires – Argentina). Especialista em Formação de Professores para Educação Infantil com Mídias Interativas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e em Tecnologias e Novas Educações pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora e Vice-diretora de Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Salvador-BA.

LUIS FERNANDO MORALES-ABARCA
Candidato a doctor en Gobierno y Políticas Públicas de la Universidad de Costa Rica (UCR). MSc. en Administración Pública(UCR). Miembro del Consejo de Gestión Académica del Postrado en Planificación de la Universidad Nacional de Costa Rica(UNA). Subdirector de la Escuela de Planificación de la UNA. Académico e Investigador de la UCR y UNA.

MARIA DA SOLEDADE CARDOSO LANDIM BATISTA
Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar da Bahia (2002) e Pedagogia (em curso), pela Universidade Salvador. Atualmente é Funcionária Pública – Polícia Militar da Bahia. Tem experiência na área de Letras, Literatura Brasileira e Linguística Textual, Comunicação Social com ênfase em Ouvidoria e Políticas, Gestão da Segurança Pública e Educação Policial Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, violência policial, políticas públicas, educação, linguística e análise do discurso.

MARIA DE FÁTIMA HANAQUE CAMPOS
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em História da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Tem experiência na área de História da Arte e atua nos seguintes temas: iconografia, artistas baianos nos séculos XIX e XX, artistas viajantes no Brasil. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento (DMMDC).

MARIELA PINTO AYALA
Graduada em química pela Universidad Central de Venezuela (UCV-1995), mestre em gerencia ambiental pela Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional (UNEFA- 2010), doutora em difusão do conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA- 2016). Atualmente é professora-agregada da Universidad Bolivariana de Venezuela no Programa de Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisa nas áreas da educação, das ciências ambientais e sociais, com ênfase na relação entre conhecimento cientifico e comum, sociedade e conhecimento, sociedade e ambiente, principalmente nos temas: diálogo e interação entre conhecimentos, espaços multirreferenciais de aprendizagem, gestão ambiental, difusão de conhecimento, complexidade, transdisciplinaridade e ecologia de saberes. Membro integrante do grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da Universidade do Estado da Bahia, do Centro de Estudos Ambientais e do núcleo acadêmico de gestão ambiental participativa (GESAP) da Universidade Bolivariana de Venezuela.

MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação – FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial – FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Tem experiência com gestão e construção de sistemas de EAD, produção de material didático e elaboração de cursos, além de formação de formadores e gestão pedagógica de cursos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

MÓNICA DE LA GUARDIA DURÁN
 Lic. en Información Científica Técnica por la Universidad de la Habana UH 2005. Colaboradora científica de la Dirección de Ciencia y Técnica del Ministerio de Educación Superior 2005-2012. Colaboradora de la Cátedra de Cultura Científica de la UH 2012-2016. Maestría en Promoción de la cultura científica en México 2015.

MÔNICA SOUZA MOREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, especialização em Neuropsicologia com complementação em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX e mestrado (em andamento) em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Atua como docente efetiva da área de Pedagogia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, onde também atuou como coordenadora do Núcleo Comum – CDNC e coordenadora de campus do subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID/FAPESB. Tem vasta experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem e uso de novas tecnologias educacionais.

NARCISO DAS NEVES SOARES
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1992-Atual UEPA), Especialização em Matemática pela UFPA (2001), Mestrado em Ciências e Matemáticas pelo NPADC/UFPA (atual IEMCI) (2006) e Doutorado em Educação pela FACED/UFBA (2013). Prof. Adjunto III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, lotado no curso de Matemática do Campus de Marabá da UNIFESSPA(antes Campus da UFPA), desde 1993. Professor do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e do Programa de Mestrado em Ciências e Matemática da Unifesspa- PPGECIM. Diretor da Faculdade de Matemática – FAMAT da UNIFESSPA (2017-2019). Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática da Famat. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEM UNIFESSPA, certificado pelo CNPQ desde 2014. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, Tecnologias de Informática no Ensino e aprendizagem e, na área de Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Formação de Professores que ensinam matemática.

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
Doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Especialista em Psicopedagogia (UCSAL). Graduada em Pedagogia (UFBA). Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica, sendo que desde 2010, é Gestora de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Estratégias e Práticas Pedagógicas; Planejamento Pedagógico; Currículo; Representações Socioespaciais e Formação Continuada de Professores.

TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora DE da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), Coordenadora do Programação Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Inovação, Geotecnologia, História e Memória.

WILLIAM MANUEL CASTILLO TOLOZA
Graduação em Comunicação Social Organizacional- Universidad Autónoma de Bucaramanga (2003). Mestre em Tecnologia Educativa – Instituto de Estudos Superiores de Monterrey (2010). Professor da Univesidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB).