Capa do livro: HISTORIOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA

HISTORIOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA

Autores: Carlos Jorge Paixão - Paulo Sérgio de Almeida Corrêa - Sílvio Ancisar Sanchez Gamboa (Orgs.)

As pesquisas aqui disponibilizadas, frutificaram do trabalho em parceria que reuniu pesquisadores da área de educação, integrantes grupos com Certificação Institucional e do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação – EPSTEM; PAIDEIA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação.
Concentram-se na educação enquanto campo epistemológico, de onde emanam as historiografias educacionais, bem como a tessitura dos objetos de estudos esquadrinhados pelos seus respectivos autores, abnegados à pesquisa e processo de produção de conhecimento.
Os estudos reúnem temáticas e objetos elaborados a partir de diferentes fontes históricas, assim como estão situados em tempos históricos diversos, que entrecortam acontecimentos e fatos transcorridos em território brasileiro, entre o Século 20 e 21.
A produção teórica apresentada, referenda a importância dos intercâmbios interinstitucionais e o papel estratégico dos Grupos de Pesquisa no desenvolvimento das investigações, assim como na consolidação dos trabalhos para publicação em diversos veículos de propagação. Assim, as análises e reflexões dos autores, deflagram o avanço do conhecimento científico, tendo a Amazônia como espaço germinal da produção teórica na área de educação.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2097-3
DOI: 10.24824/978854442097.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 494
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTORIOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA

ANTONINO CEZAR LEITE LOBATO
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1987) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2010). Doutor em Educação na Universidade Federal do Pará (2015). (Linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História). Orientando do Prof. Dr. Paulo Sergio de Almeida Corrêa. Atua com disciplinas como: Currículo, Avaliação Institucional e do Ensino Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo-NEPEC/ PPGED/ UFPA. Professor do ensino básico técnico tecnológico.

BRIANNA SOUZA BARRETO
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2009-2013). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC. Discente do curso de Mestrado em Educação, da Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Pará – UFPA.

CARLOS JORGE PAIXÃO
Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno – FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional (FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia – FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação – EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP.

CÉRES CEMÍRAMES DE CARVALHO MÁCIAS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2011). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1990). Atualmente é professora da Escola de Aplicação e da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Formação de professores, currículo, corpo e ginástica rítmica.

CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Atualmente, ocupa a função de Coordenadora de Pesquisa do Campus Universitário do Marajó, Breves. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC. É integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

ELZA EZILDA VALENTE DANTAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestre em Educação na área de Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – BH. Doutora em Educação na Linha de Pesquisa: Educação, Currículo, Epistemologia e História. É pedagoga do Centro Universitário do Estado do Pará e atualmente é Coordenadora de Graduação do CESUPA. Tem experiência na área de Educação Básica e Educação Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação superior, Currículo, Trabalho docente, Formação de professores, Avaliação Institucional e Didática do Ensino Superior.

GERALDO NEVES PEREIRA DE BARROS
Atualmente é Pedagogo da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará – FASEPA e Professor da SEDUC. Mestre Em Educação pela UFPA, Especialista em Informática na Educação pela UNAMA, Especialista em Gestão Pública e Defesa Social pela Fundação João Pinheiro ,Especialista em EJA na Modalidade PROEJA pela IFPA, Consultor de Projetos Educacionais, Consultor Técnico no campo da Educação no contexto da Sócio educação, Membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CEDCA, Coordenador da pesquisa sobre o atendimento socioeducativo do Pará, Coordenador do processo de Implantação do Fórum Estadual de Medidas Sócio educativas, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (ICED/UFPA) em 2010, Professor Pesquisador do PARFOR/UFRA, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Currículo- NEPEC.

LUIZ MIGUEL GALVÃO QUEIROZ
Doutorando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação pelo PPGED – UFPA (2010); Pedagogo pela Universidade do Estado do Pará (2004) e é Técnico em Mineração formado pela ETFPa. Atuou em programa de prospecção mineral na Província Mineral de Carajás (1981-1997). Facilitador do GQT-CVRD/DOCEGEO. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Currículo – NEPEC e Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão escolar Democrática – Observe. Docente da disciplina Políticas Educacionais – UAB2/IFPA. Docente do curso de Pedagogia da Escola Superior Madre Celeste. Técnico em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Membro da Comissão de Re-Orientação Curricular da Rede Pública Estadual de Ensino-SEDUC-PA. Coordenador do Ensino Fundamental da SEDUC-PA. Conselheiro do CEDCA-PA, Coordenador Estadual do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC.

NATAMIAS LOPES DE LIMA
Licenciado Pleno em Pedagogia, Especialista em Estudos Culturais da Amazônia, Mestre em Educação; cursados na Universidade Federal do Pará. Experiência em docência na Educação Básica e Ensino Superior. Na educação básica em escolas do campo, no Ensino superior em diferentes municípios do arquipélago de Marajó. Atuou na área técnica pedagógica exercida em diferentes municípios da região do Marajó. Servidor Público Municipal lotado na Secretaria Municipal de Educação de Breves na função técnica pedagógica, cargo Professor/Coordenador Técnico. Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação/PA – SEDUC. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa EDUCAÇÃO: Currículo, Epistemologia e História sob a orientação do Professor Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, investigou a produção de conhecimento sobre educação do campo no Brasil, com título QUESTÕES EPISTÊMICO-HISTORIOGRÁFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Diretor de Ensino da SEMED/Brves/Pa.

PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA
Aprovado na Avaliação de Desempenho e na Comissão Especial de Avaliação da promoção à Classe E Professor Titular, ocupante da Cadeira de História da Educação, da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação e Problemas Regionais na mesma instituição; Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral; Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação (Currículo) no mesmo espaço institucional. Cultiva a docência, a investigação e a orientação de pesquisas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e políticas públicas educacionais, história da educação, historiografia educacional, educação superior, políticas curriculares, currículo e formação de professores, formação de pesquisadores em educação, política curricular de pós-graduação, políticas de avaliação institucional na educação superior, epistemologia e educação. Exerce o magistério nas Disciplinas Direito Processual Penal e Direito Eleitoral ministradas aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. No campo da Ciência do Direito incursiona pelas seguintes temáticas: Criminologia e Políticas de Combate ao Crime e à Criminalidade; Ensino do Direito Penal; Estado e Políticas de Segurança Pública; Educação em Segurança Pública; História das Instituições Penais e as Políticas de Ressocialização; Instituições Jurídicas e o Processo Penal. É Líder de Grupo no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo - NEPEC, é Líder Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade - NUPECC. Pesquisador no Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA - UFPA. Coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Política Criminal e Segurança Pública, vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DIREITO PENAL E DEMOCRACIA do Instituto de Ciências Jurídica da UFPA. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal – IBRASPP. Membro Titular na Câmara de Literatura e 1º Secretário no Conselho Municipal de Cultura de Igrapé-Mirí (biênio 2017-2018). Músico e Poeta. Pesquisador vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e Música - ANPPOM. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras - AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa. Foi eleito Presidente atual da AIL (Gestão para o biênio 2017-2019).

RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES
Professora Adjunto na Universidade Federal do Pará. Licenciada Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela mesma universidade. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da educação, ética e educação, ensino, currículo e formação. Líder do Grupo de Pesquisas em Filosofia, Ética e Educação, GPFEE, no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

RENATO PINHEIRO DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Especialista em História e Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará -UFPA na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores; Doutor em Educação da linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, Pesquisador do Núcleo de Estudos Pesquisas em Educação e Currículo-NEPEC, com ênfase no estudo da História da Educação, História das Instituições Escolares, EJA, Tecnologia da Educação, Currículo e Formação de Professores, Professor Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira/Pa. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA.

RICARDO AUGUSTO GOMES PEREIRA
Possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992) e Mestadro em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU (SP) (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/ UFPA) EM 2013. Doutorando em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA). Foi docente substituto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará; Docente da Faculdade da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Indicadores Educacionais, Educação Básica, currículo, Metodologias de Ensino e da pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade.

SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em História (1990) com Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Educação, todos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Atua como professor substituto na UFPA (Campus de Castanhal) desde 2015 e Professor AD-4 da Secretaria Estadual de Educação do Pará – SEDUC/PA desde 1992. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Envelhecimento e Sexualidade e do Grupo de Estudos (NEPES e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC). Faz parte da equipe editorial da Revista Artifícios/UFPA. Atua principalmente nos temas formação de professores, currículo e ensino de história, História da Psiquiatria e da Loucura.

SÍLVIO ANCISAR SANCHEZ GAMBOA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e livre docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor Associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas (2000-2009). Professor Titular em Filosofia da Educação (2010). Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp. Tem sido pesquisador visitante nas Universidades: Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), professor visitante na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE (2003-2005, 2005-2007, 2007-2009, 2009-2011). Secretário da Secretaria Paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2007-2009). Líder do grupo de pesquisa PAIDEIA (2006-2010). Coordenador executivo do grupo de pesquisa PAIDEIA (2010). Pesquisador responsável pelo projeto temático sobre o Impacto do sistema de Pós-Graduação na produção do conhecimento em Educação Física no nordeste brasileiro, financiado pela FAPESP (proc. 2012/50019-7).