Autores: Zena Eisenberg - Laura Cristina Stobäus - Janete Teixeira Lyra - Catia Regina Papadopoulos (Org.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2123-9
DOI: 10.24824/978854442123.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA
Graduação em Pedagogia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Iniciação científica no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação, bolsista PIBIC/CNPq (2013-2015). Experiência na área de Educação Infantil.
CAMILA LOPES CRAVO DE LACERDA
Licenciada em Pedagogia (UFJF); Especialização em Psicopedagogia (FALC), Mestre em Letras/Literatura Infanto-juvenil (Ces/PUC/JF); Doutoranda em Educação (PUC-Rio). Atua como professora na UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais no curso de Pedagogia. Foi coordenadora de área do PIBID nos cursos de Pedagogia e Química durante 4 anos. Tem pesquisas e projetos de Extensão acerca da formação de professores e suas interfaces.
CAROLINA GONÇALVES DE ALMEIDA
Licenciada em Pedagogia - UFRJ (2013); Mestre em Educação - PUC-Rio (2016), bolsa Capes. Atua como professora de Educação Infantil - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2014. Atua como Orientadora Pedagógica - Prefeitura Municipal de São Gonçalo desde 2016. É pedagoga da Marinha do Brasil desde 2018.
CÁTIA REGINA PAPADOPOULOS
Licenciada em Pedagogia; Especialista em Gestão Escolar, Gestão de RH e em Psicopedagogia Clínico-Institucional; Mestre em Educação (PUC-Rio). Doutoranda em Educação (PUC-Rio; bolsa Capes) onde estuda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Atuou como Coordenadora e Professora-Tutora de Educação a Distância, no Curso de Licenciatura em Pedagogia (CEDERJ/UNIRIO). Ministra o curso de extensão Aprendizagem e suas dificuldades na escola na PUC-Rio. É Técnico-Administrativo em Educação na UNIRIO e atua na clínica psicopedagógica desde 2006.
DANIELE VITORINO
Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio, atuou como Bolsista de Iniciação Científica (Faperj) no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe). Realizou curso de extensão Aprendizagem na escola e suas dificuldades na escola na PUC-Rio. Realizou Intercâmbio Acadêmico na Universidad Autónoma de Madrid. Mestranda em Educação Brasileira na PUC-Rio.
DIANA AMBROZINA DA NÓBREGA
Licenciada em Pedagogia (PUC-Rio), atuou como Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Educação (Grudhe). Realizou Curso de extensão Alfabetização e Letramento: práticas em sala de aula (PUC-Rio) e Curso de Infância e Literatura Infantil (PUC-Rio). Atua como professora na educação infantil.
GRAZIELLE DIAS FROTA
Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio, atuou como Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Educação (Grudhe). Participou no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a relação entre a infância e a tecnologia touchscreen, buscando compreender seus impactos e desdobramentos. Atualmente é professora nas séries iniciais do Ensino Fundamental, principalmente na etapa da alfabetização.
JANETE TEIXEIRA LYRA
Licenciada em Pedagogia na UERJ, Mestre em Educação pela UNIRIO e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Tem ampla experiência como professora alfabetizadora e hoje atua como orientadora pedagógica das séries iniciais em escolas municipais de Duque de Caxias, RJ. Tem se dedicado a estudar as práticas alfabetizadoras de professores que obtêm sucesso no ensino da leitura e escrita e ministra cursos sobre práticas de alfabetização e letramento.
KATHERINE NELSON
Professora Emérita em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Graduate Center – The City University of New York. Antes disso, ministrou aulas na Universidade de Yale, e atuou como professora visitante e bolsista na Universidade de Sussex, na Universidade de Oxford, na East China Normal University e no Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento de Stanford. Publicou mais de 10 livros, além de mais de 100 artigos e capítulos de livros sobre pesquisas acerca do desenvolvimento da memória, da cognição e da linguagem.
LAURA CRISTINA STOBÄUS
Graduada em Psicomotricidade (IBMR). Formação na Prática Psicomotora Aucouturier. Mestre em Cognição e Linguagem (UENF). Doutora em Psicologia (USP), com estágio doutoral na Alemanha, Universität Osnabrück. Pós-Doutora em Psicologia Social (UERJ). Pós-doutora em Educação na PUC-Rio, bolsa PNPD/Capes. Experiência profissional na APAE-Rio com pessoas com necessidades educativas especiais, na clínica psicomotora e em escolas com a educação psicomotora.
LILIANE DE ALCANTARA ALBUQUERQUE
Licenciada em Pedagogia (UERJ), Especialista em Administração e Planejamento Escolar (UERJ), Mestre em Educação (PUC-Rio) e Doutoranda em Educação (PUC-Rio). Possui experiência na área da Educação Infantil, com destaque para os seguintes temas: qualidade da educação e avaliação da qualidade.
MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS
Psicóloga formada pela UFRJ, com experiência na área clínica, onde atua há mais de 25 anos. Já trabalhou como professora regente da educação básica, na modalidade formação de professores das séries iniciais. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutoranda em Educação na PUC-Rio, na área de Políticas Públicas, Bolsa Capes. Atualmente, integra o Laboratório de Avaliação da Educação.
MARIANA RONCARATI
Graduada em Psicomotricidade (IBMR); Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio); Mestre em Educação (UNIRIO); doutoranda em Educação Brasileira (PUC-Rio), bolsa do CNPq. Experiência na área da educação infantil, tanto no trabalho com crianças, como na formação de professores, orientação pedagógica e consultoria em diversas escolas. Possui especial interesse nos estudos e temas relacionados à creche.
RENATA MAIA CORDEIRO
Bacharel e Licenciada em História (UGF), Especialista em Saberes e Práticas da Educação Básica - Ensino de História (UFRJ), Mestre em Educação (PUC-Rio). Atua como professora de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Seus trabalhos e pesquisas estão voltados principalmente para os seguintes temas: políticas de currículo, ensino de história, noções temporais e educação infantil.
RONNY MACHADO DE MORAES
Licenciado em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Doutorando em Ciências Humanas/Educação, pela PUC-Rio, bolsa Fundect-MS. Atuou como docente do ensino médio na área de biologia. Atua como docente do ensino superior, ministrando aulas na área de psicobiologia e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, no curso de Psicologia e em diversos cursos de Licenciatura, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, campus de Corumbá-MS.
WAGNER TEIXEIRA DIAS
Licenciado em Letras pela UFSJ, especialista em Literatura infanto-Juvenil pela Unesa. Mestre e Doutor em Educação pela PUC-Rio, bolsas CNPq e Faperj nota 10. Doutorando em Didática pela Université Laval (Canadá). Tem se dedicado ao estudo da autoria e do plágio em pesquisas escolares e acadêmicas, à compreensão dos temas que envolvem ética, profissão docente e formação de professores.
ZENA EISENBERG
Bacharel e licenciada em Letras – Português/Francês pela UNICAMP. Mestre em Psicologia pela New School University (antiga New School for Social Research) e pela City University of New York. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela City University of New York. Professora Associada no Departamento de Educação da PUC-Rio e coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) na mesma instituição; Pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: conceitos temporais, pensamento e linguagem, aquisição de linguagem, educação infantil e a infância digitalizada do século XXI.