Capa do livro: REFLEXÕES EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: <br>diálogos contemporâneos

REFLEXÕES EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:
diálogos contemporâneos

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira (Org.)

 O objetivo deste livro intitulado: Reflexões em Psicologia e Educação: Diálogos Contemporâneos é oferecer ao leitor a oportunidade de conhecer um amplo espectro do conhecimento que vem sendo desenvolvido no campo das ciências humanas, e em especial da psicologia e educação. O produtivo diálogo entre a psicologia e a educação é proposto como fruto de reflexões, estudos e pesquisas que obrigam a pensar esta relação e o contexto educacional.

Impresso
de R$ 71,11 por
R$ 54,70
Digital
de R$ 71,11 por
R$ 49,78

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2333-2
DOI: 10.24824/978854442333.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REFLEXÕES EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: <br>diálogos contemporâneos

ADAIL SILVA PEREIRA DOS SANTOS
Mestre em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. É professor há 19 anos, sendo 17 anos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foi Diretor do Jardim de Infância 116 de Santa Maria -DF; Diretor da Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria-DF; Atuou como Coordenador Nacional de Formação Continuada no Ministério da Educação; Atuou como Chefe de Gabinete do Secretário de Educação do DF. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GRUPPE/CNPq da Universidade de Brasília. Atualmente é Coordenador da Educação Infantil na Coordenação Regional de Ensino do Gama – DF.

ALICE MARIA CORRÊA MEDINA
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Dança – Educação pela Universidade Castelo Branco. Concluiu em 2015 Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como professora em Curso de Pós-graduação em Educação Infantil e na Graduação nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Normal Superior na área Pedagógica da Universidade Católica de Brasília. É professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade de Educação Física (FEF). Integra o Grupo de Pesquisa: Fisiologia e Epidemiologia do Exercício e Atividade Física – Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente estuda o corpo expressivo, perceptivo e complexo e suas representações e significados relacionados ao movimento e a dança dos sentidos.

ANA CAROLINA SANTOS DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação, Universidade de Brasília, onde estuda as relações sociais e significados simbólicos dos mitos dos contos de fadas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2004). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008) e em Direito Diversidade e Cidadania pela (UFG). Mestrado na Universidade de Brasília em Comunicação, Artes e Educação. Atuou como diretora pedagógica do Centro de Educação Progressão, foi orientadora e Coordenadora da Unidade SESC LER Samambaia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GRUPPE/CNPq da Universidade de Brasília. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação do DF no Serviço Especializado de Aprendizagem.

ANA DA COSTA POLONIA
Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1984), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, atuando principalmente com as seguintes temáticas: educação, prevenção e promoção da saúde, sociodrama, adolescência, hiv/dst/aids, desenvolvimento e organização grupal e escolar, desenvolvimento humano, educação a distância, processo ensino-aprendizagem, formação de professores, relação escola-família, modelo bioecológico de Bronfenbrenner.

ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS
Doutorando e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GRUPPE da UnB e no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais- NEARS da PUC-SP, ambos cadastrados no Diretório do Grupo de Pesquisas do Brasil do CNPq. Tem experiência na área de: Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Representações Sociais e Educação; Ciências Sociais na Educação; Direitos Humanos e Educação e; Educação para a Paz.

DENISE DE OLIVEIRA ALVES
Doutorado em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Educação e graduação e especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás Regional Goiás, onde ministra disciplinas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e desenvolve as seguintes atividades: pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Educação no Cerrado e Cidadania”, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, vice-líder da Extensão na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e membro titular da Câmara de Graduação da Regional Goiás. A defesa dos direitos humanos de grupos vulneráveis, em especial o direito à educação de pessoas com deficiência é estruturante de todo o seu desenvolvimento profissional e acadêmico e suas principais áreas de interesse são: educação inclusiva e acessibilidade, educação do campo e representações sociais.

ELISVÂNIA AMARO DA SILVA
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa “Escola, Aprendizagem, Ação pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS” pela Universidade de Brasília – UnB. Integrante do GRUPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – coordenado pela Profª Drª Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, tem experiência na área de Educação como coordenadora e supervisora pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela UnB (2006). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando como docente na rede de ensino público do DF.

ELIZETE ALVARENGA PEREIRA
Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense -UFF, na linha de pesquisa Sujeitos Sociais e Proteção Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Goiás – UFG/Regional Goiás, Pesquisadora do Coletivo Feminista GSex– Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Cultura.

EUNICE NÓBREGA PORTELA
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, área de concentração em Política e Administração da Educação, linha de pesquisa Gestão e Economia da Educação. Pós-Graduada em Administração Escolar e Psicopedagogia. Especialista em Orientação Educacional e Direito Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Escritora, Pesquisadora do CNPQ/ GRUPPE-UnB. Ex Membro da Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação FECOMÉRCIO/DF e Membro do Conselho editorial da Editora Senac-DF. Trabalhou como: Diretora Geral da Faculdade de Tecnologia Senac-DF; Trabalhou como Assessora da Divisão de Educação Profissional- Senac-DF; atuou como Assessora Pedagógica do CBM/DF; Consultora Educacional e Empresarial, Docente Universitária; Coordenadora dos Cursos de Letras e Pedagogia; Coordenadora de Estágio Supervisionado. Exerceu a profissão docente na pós-graduação no UNICEUB, UNB e UNICESP. Trabalhou como Docente e Orientadora de TCC na Policia Militar do DF e no Corpo de Bombeiros do DF.

IGOR MONTEIRO BARBOSA
Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Possui ensino médio realizado no Colégio Sagrada Família – Brasília -DF. (2008), onde exerceu atividades de aconselhamento supervisionado junto aos colegas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Aconselhamento e Representações Sociais.

INÊS MARIA MARQUES Z. P. DE ALMEIDA
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília/FE (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília/IP (2001) e Pós-doutorado na FEUSP (2003). Ocupou a função de vice-diretora (2002-2006) e diretora da Faculdade de Educação/UnB (2006/2010). Indicada como representante da Universidade de Brasília, conselheira do Conselho de Educação do DF (2007/2008). Experiência na área de Educação, concurso em Psicologia da Educação atuando como docente e pesquisadora nas áreas de formação inicial e continuada de professores na interface Psicanálise e Educação. Participação em eventos nacionais e internacionais, tendo publicado livros e organizado coletânea além de artigos em periódicos e no Scielo através de Anais de Congressos, Conferências e Colóquios. Na pós graduação como pesquisadora – colaboradora é integrante do Diretório Lattes no Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana e na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS) eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica. Orientações 30 dissertações de mestrado e 05 teses concluídas, atualmente 01 dissertação e 02 teses de doutorado em andamento, 43 orientações de curso especialização e 07 Iniciação Científica. Ocupa o lugar de Coordenadora do NEAL/CFORM/CEAM -UnB (aprovada a recondução na 565ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE/UnB em 29/09/2016). Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização Lato-sensu Gestão Escolar (2ª, 3ª e 4ª edição) e de Coordenação Pedagógica (1ª e 2ª edição) em parceria MEC/UnB e SEE/DF do Programa Escola de Gestores.

LAURA MARIA COUTINHO
Graduada em Comunicação Social – Audiovisual: cinema, rádio e televisão – pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado III, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, aposentada em 27.04.2015. Atua na área de educação, cinema, arte e cultura”. Desenvolve pesquisas com a utilização de filmes, linguagem cinematográfica, imagens arquetípicas e mitologia em processos terapêuticos e educacionais. Atua no grupo de pesquisa e implantação do Museu da Educação do Distrito Federal – UnB/SEEDF.

MARIA LUIZA COLAÇO DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB (2011). Possui especialização em Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia de Palmas FATEP (2013). Cursou o primeiro ano do Curso Nancy para formação de Professores em língua francesa da Aliança Francesa de Brasília. Atualmente é professora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal (desde 2013), atuando na Sala de Apoio à aprendizagem dos estudantes com Transtornos funcionais específicos. Possui experiência na área de Educação a Distância, Coordenação de Educação a Distância da INFRAERO (2010-2012). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Educação à distância, e Mídia e Educação. Cursando as disciplinas: Enfoques de Pesquisa – Tradução Audiovisual e Acessibilidade Metodologia do Ensino de Prática de Tradução, e Metodologia do Ensino de Prática de Tradução; na condição de aluno especial do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da UnB (2016).

PRISCILA COSTA SANTOS
Doutoranda no Programa de Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós – Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. No contexto acadêmico, desenvolveu trabalhos sobre Educação a Distância, Formação de Professores e Professores-tutores para Educação a Distância, Tecnologias da Comunicação e Informação e Educação; e Análise de Redes Sociais na Educação. Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação a Distância, como Coordenadora, Supervisora, Professora-tutora, desenvolvimento de atividades de planejamento e execução de cursos presenciais e a distância, revisão pedagógica de conteúdos e Designer Instrucional, em Instituições como: Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), Coordenadoria de Capacitação (PROCAP/UnB), Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

RADSON LIMA VILA VERDE
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2007). Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2012). Atualmente atua como professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Possui experiência no magistério em Educação Básica e Superior, Assessoria Técnica, Auditoria, elaboração de Oficinas Pedagógicas e Projetos, Cursos de Formação, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Educação a Distância, Políticas Públicas e Orçamento Público.

SANDRA MARIA DE REZENDE VIANA
Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1982) e graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983) e pós – graduação em Administração da Educação pela Universidade de Brasília (1993). Atualmente é tutora da Universidade de Brasília pelo sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, pelo CEAD/UnB e pelo CEAG/ UnB. É pesquisadora do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, avaliadora de Projetos do Prêmio Itaú- UNICEF, versão 2013 e consultora técnica do SENAD/ PRODEQUI/ UnB, no curso Prevenção ao uso de drogas para professores de escolas públicas. Experiência em pesquisa de campo, e pesquisa acadêmica. Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em 04/05/2005, com experiência em elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais e empresariais, atualmente atuando em serviços de consultoria e ministrando cursos de formação profissional à distância utilizando das novas tecnologias educacionais e presenciais por meio de oficinas, atividades vivenciais e dinâmicas de grupo.

SÔNIA DA CUNHA URT
É graduada em Psicologia, Pedagogia e Administração de Empresas. Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Fez estudos de Pós-Doutoramento pela Unicamp e pela Universidad de Alcalá de Henares – Espanha e Universidade de Lisboa – Portugal. Atualmente é professora Titular dos Programas de Pós Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interface Psicologia e Educação, atuando em ensino, extensão e pesquisa principalmente com os seguintes temas: Identidade, Aprendizagem, Constituição do Sujeito em Espaços Educativos/Formação e Adoecimento do Professor. (Personagens/Biografias e Autobiografias). Psicologia e Educação: Contornos e Possibilidades Sob o Enfoque das Políticas Públicas/Aporte da Teoria Histórico-Cultural. Estudos acerca da Violência Escolar: Formas de Enfrentamento no Âmbito da Psicologia e da Educação.

TERESA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA (ORG.)
Psicóloga. Doutora em Educação – Área de Concentração em Psicologia Educacional – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – São Paulo (2000). Bacharel e Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia, Área de Concentração em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é professora associada da UnB – Faculdade de Educação, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Desenvolve atividades na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos temas: representações sociais, estilos de aprendizagem, formação de professor, autoconceito e subjetividade.

VERA MARIA RIBEIRO VIANNA
Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (1983). Pós-graduação Administração Escolar, em Didática Geral, em Metodologia e Didática de Ensino; e em Educação à Distância. Ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ensino e Aprendizagem e Políticas Públicas Educacionais.

WELSON BARBOSA SANTOS
Pós-Doutor em Educação Sexual pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – UNESP, Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Graduado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás / Regional Cidade de Goiás.