Autores: Maria Jaqueline de Grammont
Esse livro sintetiza a tese de doutorado homônima, realizada entre 2004 e 2008, num bairro de periferia da zona norte de Belo Horizonte, que analisou as práticas de leitura de quatro famílias de uma escola, cujos alunos receberam os livros do Programa Literatura em minha casa. Implementado pelo Ministério da Educação, nos anos de
Denúncias, num primeiro momento, da não entrega dos livros aos alunos e, posteriormente, de que os alunos os estavam vendendo, causaram muita discussão e polêmica. A partir dessas denúncias muitas questões se colocavam em relação ao trajeto que os livros que foram entregues aos alunos estariam percorrendo. Que valor teriam nas casas, onde, supostamente, não há livros nem leitores? Quem seriam aqueles que usufruíam deles nesses grupos? Leitores?
Na análise, então, procuram-se leitores no rastro dos livros deste programa institucional de promoção da leitura que, de forma inusitada, doou livros literários aos alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental das escolas públicas. Ao seguir esses rastros, buscou-se dar corpo e voz aos leitores anônimos que, de alguma forma, tiveram acesso ou contato com esses livros.
Se, na perspectiva da política, há uma série de mediadores entre a criança e o livro, nesse Programa, não haveria mediadores, a criança seria a dona do livro. Que condições de apropriação da leitura literária a posse do livro e a inserção do livro no meio familiar, possibilitavam? Essa inserção alterava, ou não, as práticas de leitura dessas famílias? Ou a posse do livro seria apenas um fetiche, como nos alerta Edmir Perrotti (1999)?
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-154-5
DOI: 10.24824/978858042154.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Maria Jaqueline de Grammont
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense (2008). Lecionou em todos os níveis e modalidades de ensino e foi autora e revisora crítica de livros didáticos de alfabetização. Atuou como pesquisadora em pesquisas institucionais sobre o PNBE (MEC/UNESCO) e sobre as bibliotecas escolares no Brasil(OEA). Atuou também como consultora no Programa de Formação de Professores alfabetizadores - PROFA- do MEC. Coordenou o Programa de Educação Patrimonial do Programa Trem da Vale