Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: <br>contornos contemporâneos em educação e saúde

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:
contornos contemporâneos em educação e saúde

Autores: Anna Augusta Sampaio de Oliveira - Kátia de Moura Graça Paixão - Ângelo Antônio Puzipe Papim (Orgs.)

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Sinopse

O texto apresenta uma discussão interdisciplinar sobre as relações entre educação e saúde na constituição de práticas escolares inclusivas e os apoios relacionados à educação especial. A intenção da obra é percorrer as instâncias sociais, psicológicas, culturais, biológicas e sociais que constituem o desenvolvimento humano em uma unidade indivisível, e as contribuições da saúde, na perspectiva da construção de uma rede de apoio à escolarização de todo e qualquer escolar, sejam quais forem suas condições biopsicossocial.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2339-4
DOI: 10.24824/978854442339.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: <br>contornos contemporâneos em educação e saúde

Autores

ANDRÉ CAMPIOLO BOIN
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Residência Médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, Ribeirão Preto).

ANGELO ANTONIO PUZIPE PAPIM
Graduado em Psicologia e Pedagogia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestrando em Educação Especial pela UNESP. Pesquisador membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social. Atua nos seguintes temas: deficiência intelectual, autismo, sexualidade e psicoterapia infantil e adulta. Atualmente atua como Psicólogo Clínico.

ANNA AUGUSTA SAMPAIO DE OLIVEIRA
Professora Adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduada em Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília. Livre-docente em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília. Bolsista produtividade-CNPq, nível 2.

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorado em Educação Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba de 2002 até 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial; Inclusão e Exclusão Social; Educação em Saúde, Movimentos Sociais e Educação; Práticas Educativas Escolares e não Escolares, Formação de professores, Desenvolvimento Humano; Processos de Ensino e Aprendizado, Conhecimento e Cotidiano Escolar.

CAMILA DA COSTA RIBEIRO
Professora substituta de Linguagem no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

CAMILA MUGNAI VIEIRA
Docente e Chefe da Disciplina de Psicologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília. Atua com ênfase nos temas: Psicologia social, Educação Especial, Inclusão, Atitudes sociais, Formação de Professores, Educação permanente, Educação médica, Comunicação, Saúde Mental e Humanização.

DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA
Docente em RDIDP na categoria de Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia (FOB), Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

GUSTAVO MARTINS PICCOLO
Professor do Centro Universitário de Araraquara e da Escola Estadual Florestano Libutti. Tutor na modalidade de ensino a distância e palestrante. Graduado e Bacharel em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

JOSÉ AUGUSTO CAVALHIERI
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem). Especialista em Direito Processual pela Universidade da Amazônia (Unama). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

KATIA DE MOURA GRAÇA PAIXÃO
Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília, (2000), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-Marília), com a pesquisa: Mediação pedagógica e deficiência intelectual: em cena a linguagem escrita, com a orientação da Profª Dra Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp - Assis - 2004). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social. Atua há quase vinte anos na educação, exercendo vários cargos: como Professora de Ensino Fundamental, Professora Universitária em cursos de graduação e pós-graduação e, Diretora de Escola junto a um Centro de Atendimento Educacional Especializado. Desenvolve pesquisas na área da educação, com destaque para os seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Deficiência Intelectual, Educação Especial Inclusiva e Linguagem Escrita.

KLYLL MORAES CARNEIRO
Médico do Ambulatório de Saúde Mental de Ourinhos e do Hospital Espírita de Marília. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Especialista em Psiquiatria pela Famema. Cursa especialização em Terapia de Orientação Analítica pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e Região. Áreas de interesse: Sexualidade Humana e Psicanálise.

LETÍCIA SAMPAIO DE OLIVEIRA
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP, Bauru). Mestranda na área de Audiologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, com bolsa da Capes.

MARGHERITA MIDEA CUCCOVIA
Coordenadora Geral do Programa Educacional do Centro Ann Sullivan do Brasil, Ribeirão Preto. Professora Convidada do Centro Universitário Barão de Mauá. Médica Psiquiatra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaboticabal. Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Residência médica pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psiquiatria, Psiquiatria na infância e adolescência.

MARIANA DUTRA ZAFANI
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília. Aprimoramento Profissional em Terapia Ocupacional Aplicada às Necessidades da Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília.

MARIANA SAMPAIO DE OLIVEIRA
Médica plantonista pediatra do Pronto Socorro Infantil do Hospital das Clinicas de Marília. Médica Pediatra graduada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Residência Médica em Pediatria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestranda em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Atualmente integra o Núcleo em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdade de Medicina de Marília.

SADAO OMOTE
Professor Adjunto (Titular) na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Inclusão, Família de deficiente, Percepção social, Formação de Professores e Formação de pesquisadores e produção de conhecimento.

SILVANA LUCENA DOS SANTOS DRAGO
Professora do ensino fundamental I. Supervisora Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Coordenadora Geral de Projetos Inclusão na SMPED/SP. Diretora da Divisão de Educação Especial da SME/SP. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).