Capa do livro: OS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira <br>Volume 34

OS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira
Volume 34

Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias (Orgs.)

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Sinopse

Este livro versa sobre novas perspectivas didático-pedagógicas que estão se fazendo presentes nas aulas de Educação Física escolar. A primeira parte da obra mostra os esforços realizados pelos docentes que lecionam nas Universidades para formar os/as professores/as desse componente curricular. Temas como formação inicial e continuada, estágio e PIBID fazem parte dessas análises, mostrando que esses profissionais podem discutir com os/as alunos/as das escolas sobre diversos fatores que se relacionam com as práticas corporais de forma crítica. Os capítulos que compõem a segunda parte do material sistematizam reflexões relacionadas com pesquisas realizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. Pretendemos que os/as leitores/as possam ter acesso aos estudos mais recentes que refletem sobre os fatores que influenciam na organização de práticas pedagógicas comprometidas com a realidade da escola contemporânea. Os textos que finalizam a obra são ricas experiências pedagógicas realizadas em diferentes ciclos de escolarização da Educação Básica, desvelando como os docentes de Educação Física produzem suas ações didáticas tematizando diversificadas manifestações da cultura corporal, mesmo que muitas vezes não possuam as condições de trabalho adequadas e o reconhecimento profissional. Esperamos que os/as educadores/as interessados/as nesses textos possam usufruir de todos esses conhecimentos para transformar a sua organização curricular e refletir sobre a realidade da Educação Física, que se tornou um componente curricular de extrema importância para a formação da cidadania das crianças, jovens e adultos que frequentam as escolas brasileiras.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2332-5
DOI: 10.24824/978854442332.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 314
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

OS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira <br>Volume 34

Autores

ALEXANDER CARDOSO BARREIROS BOMFIM
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, professor da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciência do Exercício e da Saúde (GPCES/UERJ). Tem experiência na área da Educação Física, atuando nos seguintes temas: Formação Profissional, Medidas e Avaliação, Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar, Pesquisas Participativas.

ALINE RODRIGUES SANTOS
Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Vinhedo. Atua como formadora de Professores no projeto da Rede Municipal “Quintais da Infância” e se dedica estudar sua prática pedagógica, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projetos, educação física escolar e recursos didáticos.

BRUNO FREITAS MEIRELES
Mestrado em Educação Física (2015) na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Possui 08 anos de experiência na área de Gestão de Políticas Públicas em Educação e Esporte, com ênfase em aspectos pedagógicos, curriculares e de gestão. Foi Avaliador e Formador de programas vinculados ao Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte (ME) e Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Atuou como Coordenador Pedagógico nas Secretarias de Educação de Diadema e Santo André. Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo no curso de Educação Física. Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2018) possui Especialização em Recreação e Lazer (2009), Pedagogia do Esporte (2016) e Educação Física Escolar (2017). Atualmente é Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André e Formador e Consultor Técnico em Educação da Elos Educacional.

CECILIA BORGES
É professora titular na Universidade de Montreal, no Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Ciências da Educação, bem como pesquisadora do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la Profission Enseignante (CRIFPE/Canadá). Ela é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986). Possui um mestrado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e um doutorado em educação pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (2002). Entre os tremas de pesquisa ela se interessa pela problemática dos saberes, do trabalho e da formação dos docentes. No campo da educação física, seus objetos de estudo e de ensino são: a intervenção educativa, a gestão da aula em educação física, a formação inicial dos docentes e a supervisão pedagógica durante os estágios.

CLÁUDIO APARECIDO DE SOUSA
Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2015). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Professor de Educação Física efetivo na prefeitura de São Bernardo do Campo e Santo André, atuando no Ensino Fundamental I.

DANIEL CARREIRA FILHO
Graduado em Educação Física (1975), e mestrado em Educação Física (1987) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde da Criança e Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e droga na adolescência, corpolatria, lutas e administração nos esportes. Tem experiência em gestão acadêmica, de projetos e pessoas, tendo assumido cargos de Diretor, Pró-reitor e Reitor ao longo da carreira. Atualmente responde pela editoria da Revista Brasileira de Educação Física Escolar e coordena a edição da Coleção “ Educação Física: formação para o cotidiano escolar”, coleção que conta com mais de 35 títulos distintos na área da Educação Física Escolar, pela Editora CRV.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e nas Licenciaturas de Geografia e Matemática, no Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio e no Curso de Turismo.

DIÓGENES GUARNIER COSTA
É acadêmico do curso de graduação em Educação Física Licenciatura pela Católica de Vitória -  Centro Universitário – UCV. Atua como bolsista de Iniciação científica pelo PIPEC – Programa de Iniciação e Pesquisa Científica da Católica de Vitória. Dedica-se a estudos nas áreas de concentração Teorias e práticas pedagógicas da Educação Física Gênero.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

FABIANO BOSSLE
Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2011); Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008); Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Especialização em Ciências do Esporte pela UFRGS (1995); Graduado em Educação Física - Licenciatura plena - pelo IPA (1991). Chefe Substituto do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT ESCOLA) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) para o biênio 2017-2019. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, didática e metodologia do ensino da Educação Física, Estudos Educacionais Críticos e Pedagogia Crítica (Paulo Freire), etnografias e autoetnografias.

FABIANO DIAS
Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzei (2015). Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Atua como professor de Educação Física na FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri) no ensino Fundamental I e II. Também atua como professor no Centro Universitário UniSanta’na.

FERNANDO DIAS DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação e Sociedade (2017) pela Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Mestre em Educação (2015) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na mesma universidade integra o Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Licenciado em Educação Física (2012) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor efetivo de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994) possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Dança nos contextos escolares e não escolares atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte adaptado, educação física inclusiva, envelhecimento e atividade física, grupos de convivência de idosos, deficiência e envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

ISABEL PORTO FILGUEIRAS
É licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade, onde coordena o grupo de pesquisa “Pesquisa, Inovação e formação docente em Educação Física. Foi professora de Educação Física na Educação Básica (1993 a 2006) na Rede Municipal de São Paulo e em escolas particulares. Foi professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003 a 2015) onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Educação Física e no pós-graduação Latu Sensu em Educação no Centro de Educação, Filosofia e Teologia, foi bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2012 a 2015), coordenou os estágios obrigatórios e não obrigatórios em Educação Física; membro no Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física; membro do Fórum Permanente de Educação, Pesquisa e Extensão, no qual desenvolveu atividades de formação continuada para professores universitários nas áreas de planejamento, avaliação e utilização da Plataforma Moodle; foi coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Educação Física Escolar; Editora da Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes; coordenou o curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar na mesma Universidade. É pesquisadora do grupo “Contextos Integrados na Educação Infantil” na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua, desde 2000 como assessora pedagógica em programas de educação, educação física e formação de professores em organizações do terceiro setor.

JACQUELINE CRISTINA JESUS MARTINS  
Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), especialização em Educação Física Escolar (2007), e licenciatura em Pedagogia (2014). Atualmente, exerce a função de professora de Educação Física na rede municipal paulistana. Tem se preocupado com a pesquisa de práticas pedagógicas na perspectiva dos estudos culturais e com a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente cursa pós-graduação (mestrado) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Guarulhos (2004 - 2006); Pedagogia (2016 - 2017); Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007 - 2008); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2008 - 2010); Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010 - 2012). Atualmente é Assistente de Diretor de Escola na Rede Municipal de São Paulo; Professor de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo; Professor na Universidade Guarulhos; Professor no Centro Universitário “UniSantaRita”, no curso de Educação Física; Tem experiência com Formação de Professores desde 2008 e em Cursos preparatórios para concurso público na área docente desde 2009.

LILIAN ROLIM CORREIA
É Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (2004). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP em (2001). Atua como Assistente Pegagógica de Educação Física na Prefeitura do Município de Cajamar - SP desde 2010. Contribuiu na construção da Proposta Curricular do Municipio de Cajamar-SP. Foi professora de Educação Física no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, onde atuou na supervisão de estágio pelo PIBID. Tem experiencia em formação continuada de Professores de Educação Física, Pedagogos, Coordenadores Pedagógicos e Monitores Educacionais.

MARCELO ALEXANDRE MERCE
Mestrando em Educação Física Escolar na Universidade São Judas Tadeu na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade, com estudos voltados ao Currículo, Políticas Públicas e Formação de Professores. Pós-graduado em Educação Física Escolar pela Unicamp e FMU. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - Faculdades Integradas de Guarulhos. Atualmente é Supervisor de Ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo, após, na mesma rede, ter passado pelas experiências na Coordenação Pedagógica e Educação Física.  É professor de ensino fundamental e médio do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas curriculares, pesquisa-ação, pratica pedagógica, educação física e propostas pedagógicas inovadoras.

MARCOS GARCIA NEIRA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Educação Física e Currículo e Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, supervisiona pesquisas de Pós-Doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARIA CELESTE ROCHA
É professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo e também professora de Educação Física na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É formada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). É também membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: “Teorias pedagógicas da Educação Física” e “Epistemologia da Educação Física”.

MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES
Doutor e Mestre em Educação. Realizou estudos de pós-doutorado em Currículo. É licenciado em Educação Física. Desenvolve pesquisas sob o enfoque dos Estudos Culturais e Foucaultianos a respeito da inter-relação currículo, identidade e práticas corporais. É professor no Departamento de Educação Física e Humanidades na Unicamp, líder do Transgressão: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação Física da Unicamp e líder do GPEF – Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da USP.

MILENA PEDRO DE MORAIS
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2004). Experiência na área de Educação Física, Educação Física Adaptada e Treinamento Esportivo na área da Natação. Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela FMU (2006) e em Psicologia Esportiva pela Universidade Gama Filho (2013). Atuo hoje como Coordenadora do Paradesporto na Prefeitura Municipal de Itanhaém e Programa Paradesporto, o qual atende alunos com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual da rede regular de ensino. Professora no curso de Educação Física na Faculdade de Peruíbe/Unisepe, Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Doutoranda na mesma universidade.

PAULO CLEPARD SILVA JANUARIO
Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós-graduação Lato Sensu em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial) em Organização Social vinculada a Prefeitura de São Paulo. Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André (NANASA). Atualmente cursa o Mestrado Stricto Sensu em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, com bolsa Capes.

EDRO XAVIER RUSSO BONETTO
Formado bacharel e licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Doutorando também em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Diferenças e Desigualdades (FE-USP). Professor da rede municipal de São Paulo e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (www.gpe.fe.usp.br).

PETERSON AMARO DA SILVA
Professor de Educação Física Escolar no Estado de São Paulo desde 2009 e da Prefeitura de São Paulo desde 2014. Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Brasília de São Paulo (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2012). Possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (2010), Educação Física Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e em Ensino Lúdico pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015).

SAMUEL DE SOUZA NETO
É professor Livre Docente da UNESP - Campus de Rio Claro. Possui Pós-Doutoramento pelo Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la Profission Enseignante (CRIFPE/Canadá). É Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE e Pesquisador do NEPEF: FPCT, DOFPPEN, CRIFPE-Brasil e da REAFES.  No campo da pesquisa investiga a problemática do(a, s): saberes docentes, formação profissional, estágio supervisionado, campo profissional. Desse quadro de investigação emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores (inicial e contínua), inserção profissional, intervenção educacional e as profissões do ensino no meio escolar. Trabalha com o Curso de Licenciatura em Educação Física e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidade da UNESP, no Programa de Pós-Graduação em Educação do instituto de Biociências da UNESP – Campus de Rio Claro e como Diretor da Antena CRIFPE – Brasil (Centre de Recherche International sur la formation et la Profission Enseignante).

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Graduada em Educação Física e em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu. Atuou no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Coordenou o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO.

THIAGO DA SILVA MACHADO
É professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES), onde, atualmente, realiza seu curso de Doutorado em Educação Física. É também membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: ‘Teorias pedagógicas da Educação Física’ e ‘Epistemologia da Educação Física’. Fez parte da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no Estado do Espírito Santo (tendo atuado na gestão 2010-2012, e na gestão 2012-2014).

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a nove anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP. Atualmente realiza o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa - MG (2009). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pedagoga pela UNIUBE - Universidade de Uberaba - MG (2015). Mestra em Educação Física (2016) e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - SP. Atuou como professora de Educação Física na Coeducar - Cooperativa Educacional de Viçosa - Educação Infantil: 2010 - 2011 - Ensino Fundamental II e Médio: 2012 - 2015. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos - SP.

VANESSA BAUDSON
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória - UCV. Atua no âmbito da educação não-formal no Projeto Social Esporte Cidadão com uma parceria entre o município de Vitória e o Centro Universitário Católica de Vitória. Dedica-se a estudos nas áreas de concentração Gênero e a prática pedagógica da Educação Infantil.

VINICIUS DOS SANTOS MOREIRA
Licenciado (2008) em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo, Bacharel (2010) em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Mestrando (2017) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua desde (2011) na área da Educação Física Escolar com educação infantil, fundamental e médio. Atualmente é professor efetivo nas redes Municipais de Santo André e São Paulo. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo - GEPEFEC.