Capa do livro: OS DESAFIOS DA PRÁXIS:<br>educação e conhecimento

OS DESAFIOS DA PRÁXIS:
educação e conhecimento

Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Wildiana Kátia Monteiro Jovino - Maria Artemis Ribeiro Martins (Orgs)

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Sinopse

O livro que ora se apresenta corresponde a uma coletânea de textos de pesquisadores doutores em parceria com doutorandos(as) e mestrandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se, portanto, do resultado de um trabalho que expressa o esforço de estudiosos em elucidar criticamente, e dentro de uma diversidade teórica, as bases epistemológicas para elaborações no campo da educação e da produção do conhecimento.
A premissa sobre a qual se dá o desenvolvimento desta obra está no entendimento de que toda investigação crítica no campo das ciências – aqui, especificamente, no âmbito da educação como formação humana e da produção do conhecimento – deve apontar para a transformação simultânea das ideias e da realidade, já que ambas conformam uma relação dialética de determinação. Eis o desafio da práxis: não apenas estabelecer o elo entre a teoria e a prática como mera explicação de uma sobre a outra, mas evidenciar, necessariamente, uma ligação que resulte em movimento, ou seja, na alteração dinâmica da realidade.
Esperamos contribuir com os debates já produzidos acerca das categorias centrais tratadas nesta obra, a saber, práxis, educação e conhecimento. Para isso, convidamos à leitura dos estudos que compõem este material e que agora tornamos acessível ao público.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2207-6
DOI: 10.24824/978854442207.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

OS DESAFIOS DA PRÁXIS:<br>educação e conhecimento

Autores

ALBERTINO SERVULO BARBOSA DE SOUSA
Doutorando em Filosofa pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofa da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Matemática e Ciências pela Universidade Estadual do Ceará e Professor de Filosofa da Secretaria de Educação do Ceará.
ANDREYSON SILVA MARIANO
Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Rede Básica Estadual do Ceará.
ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS PEREIRA

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestre em Educação pela UECE e Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Bolsista  FUNCAP.
CIRO AUGUSTO MOTA MATIAS

Graduado em Filosofa pela UECE, professor de Filosofa e Sociologia da rede estadual de ensino do Estado do Ceará e  estrando em Filosofa na UFC.
DAMARES OLIVEIRA MOREIRA

Mestra do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC)
EDGLEY PINHO DE ALMEIDA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - PPGE/UFC, Especialista (2011) em Gestão Educacional pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI e Bacharel (2003) em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
EDUARDO FERREIRA CHAGAS

Doutor em Filosofa pela Universidade de Kassel, Alemanha. Professor Associado IV da Graduação e Pós-Graduação do Curso de Filosofa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Bolsista Produtividade do CNPq.
ERMÍNIO DE SOUSA NASCIMENTO

Possui mestrado em Filosofa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2006), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professor Assistente do Curso de Filosofa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
FÁBIO JOSÉ CAVALCANTI DE QUEIROZ

Doutor em Sociologia, com Pós-Doutorado em Educação, é Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA).
FRANCISCO DE ASSIS SOBRINHO

Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialização em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito e Professor da rede pública estadual de ensino médio do Ceará.
FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA

Pós-Doutor em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO). Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).
JÂNIO NUNES VIDAL

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – PPGE/FACED/UFC; Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC; atualmente, Professor de Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional do Centro Universitário Sete de Setembro – UNI7; Procurador da Fazenda Nacional no Estado do Ceará – PGFN/PFN/CE.
JÉSSICA DE OLIVEIRA SILVA

Estudante de Graduação do Curso de Filosofa da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Monitora PROMAC (Projeto de Monitoria Acadêmica) da disciplina de Teoria do Conhecimento no período de 2016-2017.
JOÃO BOSCO BRITO DO NASCIMENTO

Possui graduação em Filosofa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1983), mestrado em Filosofa pelo Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), do Programa de Pós-Graduação em Filosofa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1998). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa Filosofa e Sociologia da Educação (FILOS). Professor Ajunto IV do Departamento de Filosofa (DFI) da Faculdade de Filosofa e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
JOÃO ROBSON CABRAL

Mestrando em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Filosofa da Religião (UVA); Bacharel em Teologia (FCF); Graduado em Filosofa (UVA)
JOSÉ ALDO CAMURÇA DE ARAÚJO NETO

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará
JOSÉ EDMAR LIMA FILHO

Doutor em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofa da Religião – GEPHIR/UVA-CNPq e do Laboratório de Estudos Hegelianos – LEH/UVA-FUNCAP.
JOSÉ GILARDO CARVALHO

Professor de Filosofa na Educação Básica (Seduc/Ce) desde 1997. Licenciado, especialista e mestre em Filosofa pela Uece. Possui ainda três especializações na área da Educação e duas em Filosofa.
JOSÉ RÔMULO SOARES

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Leciona no Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, CED, da Universidade Estadual do Ceará –UECE
JULIANO CORDEIRO DA COSTA OLIVEIRA
Doutor em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado Sanduíche pela Ludwig-Maximilian-Universität (LMU), em Munique, Alemanha. Pós-doutorando pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Bolsista Capes.
JUSTINO DE SOUSA JÚNIOR

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Pós-Doutor (Trabalho e Educação) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ; Foi professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará - UECE (1993 - 2001) e da UFMG (2002 - 2009); atualmente, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – PPGE/FACED/UFC.
KAMILA COSTA DE SOUSA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Economia Doméstica (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É integrante do Grupo de Pesquisa NEGIF – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (Centro de Ciências Agrárias/UFC).
KARLA RAPHAELLA COSTA PEREIRA

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE), junto ao Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Professora da Rede Estadual de Ensino do Governo do Estado do Ceará.
MANOEL JARBAS VASCONCELOS CARVALHO

Doutor em Educação com ênfase em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ética e Filosofia Política e Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Licenciada (2002) e bacharel (2009) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002). Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (2008) e em Formação de Formadores, pela UECE (2011). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela UFC (2013) e em Educação, pela UECE (2013). Profa. Assistente de Prática de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, campus Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI.
NATÁLIA AYRES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE.
PAULO EDUARDO DE SOUSA

Licenciado em pedagogia e em história, mestre em ética e filosofia política e professor da rede estadual de ensino do Ceará.
RAYLANE MARQUES SOUSA

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGHIS-UFMG). Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS-UnB). Bolsista Capes
REGINA COELE QUEIROZ FRAGA

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Campus de Crateús, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará, Campus Benfca.
SILVANA MARIA SANTIAGO

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora de Estágio do Departamento de Filosofa e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
VINÍCIUS BEZERRA

Professor de Sociologia no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís/Maracanã. Doutorando em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor de Fronteiras do erótico: espaço e erotismo n’O Cortiço (Alameda, 2015) e de A última estação do esquecimento (Alameda, 2016 – Poesia).