Capa do livro: COLABORAÇÃO E DIÁLOGO: <br>aportes teóricos e possibilidades práticas

COLABORAÇÃO E DIÁLOGO:
aportes teóricos e possibilidades práticas

Autores: Marilene Aparecida Grandesso

livro impresso
de R$ 108,00 por
livro digital
de R$ 108,00 por
Pré-lançamento

Disponibilidade: 20 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Vivemos tempos de grande agitação social: disputas políticas, geográficas, econômicas, raciais, religiosas, de gênero e sexuais permeiam nosso cotidiano. Conflitos entre países, violência nas ruas, desentendimentos entre colegas de trabalho, brigas familiares parecem se naturalizar e criar um destino fatídico de incompreensão e isolamento. É nesse contexto que palavras como Colaboração e Diálogo podem oferecer um novo horizonte de possibilidades, um modo de entender as diferenças, um sentido de responsabilidade relacional, uma sensibilidade que aposta na ousadia da mudança.

Mas o que é Colaboração? Significa apenas fazer algo juntos? E Diálogo? É a mesma coisa que conversar? Mas Colaboração e Diálogo tudo resolvem? Nesse livro, as principais autoridades mundiais, bem como brasileiros que têm utilizado perspectivas  colaborativas e dialógicas, compartilham seus saberes e experiências. Textos teóricos que permitem compreender densamente esse conjunto de ideias, combinados com textos que ilustram práticas em diferentes campos profissionais, oferecem um panorama esclarecedor para profissionais, estudantes e interessados sobre como criar contextos de  Colaboração e Diálogo.

É por meio da divulgação dessas ideias, da ampliação das conversas sobre essas questões, das tentativas de mudar o cotidiano baseadas na Colaboração e no Diálogo que novas esperanças podem surgir. E cada um de nós é, de alguma forma, responsável por isso. É por isso que Marilene Grandesso e autores do livro merecem nossos parabéns! É por isso que esse livro merece ser lido!!


Emerson F Rasera
Universidade Federal de Uberlândia/Brasil
Taos Institute/ Estados Unidos

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2297-7
DOI: 10.24824/978854442297.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 630
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

COLABORAÇÃO E DIÁLOGO: <br>aportes teóricos e possibilidades práticas

Autores

ADRIANA MÜLLER
Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFES. Criadora da metodologia de práticas narrativas coletivas Ritmos da Vida. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute). Atua como psicóloga clínica e docente no curso de pós-graduação Intervenção Sistêmica com Famílias do Crescent/FDV.

ANA CLÁUDIA WANDERBROOCKE
Psicóloga, Mestre em psicologia pela PUC-SP e doutora em psicologia pela UFSC. Atua como psicóloga clínica e é docente no curso de graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos

ANA LÚCIA F. DA COSTA RAFAEL
Psicóloga, CRP 06/28.770, Terapeuta de Casal e Família. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP, Pós-Graduada pela PUC/SP em Terapia Familiar e de Casal. Ministra Palestras e Cursos para Pais, Educadores e Psicólogos. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute (Texas) e Taos Institute (Novo México).

ANA LUIZA DE AZEVEDO JUNQUEIRA
Psicóloga, psicoterapeuta, especialista em Psicodrama e Psicoterapia de família e casal. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Intitute e Taos Institute.

ANA MARIA TEIXEIRA REIS
Pedagoga pela UFRJ, Especialização em Terapia de Família, Casal e Indivíduo na abordagem sistêmica pelo Instituto Sistemas Humanos – SP. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo ICCP – INTERFACI/Houston Galveston Institute e Taos Institute.

ANGELA BAIOCCHI
Psicóloga Clinica, Mestre em Educação, Formação em Psicodrama, Terapia Familiar e de Casal e Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/ Taos Institute). Perita e mediadora junto às Varas de Família do Tribunal de Justiça de Goiás, diretora e supervisora clínica do Grupo Conviver- GEAAGO, e também fundadora e membro da Diretoria da ATFAGO- Associação de Terapia Familiar de Goiás. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias.

CAMILA MARTINS LION
Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela FFCLRP-USP no DIALOG-USP (Laboratório de Pesquisas em Práticas Dialógicas e Colaborativas). Especialista em Intervenção Familiar Sistêmica. Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

CÂNDIDO FONTAN BARROS
Médico psiquiatra (adultos, crianças e adolescentes), especialista em Problemas da Aprendizagem pela USP – Ribeirão Preto. Consultório em São Paulo-SP como psicoterapeuta nas abordagens de DW Winnicott e sistêmica pós-moderna. Formação pelo ICCP INTERFACI.

CARLA GUANAES-LORENZI
Psicóloga e terapeuta familiar. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa na University of New Hamsphire (EUA). Professora do Departamento de Psicologia da USP, campus Ribeirão Preto e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Práticas Grupais (LAPEPG-USP). Membro Associado do Taos Institute.

CARLOS HENRIQUE LIMBERGER
Formação e mestrado em Psicologia (PUCRS). Especialização em Psicologia Clínica e em Administração de Recursos Humanos. Fundador da Fator Humano Psicologia, empresa de consultoria atuante no setor privado, direcionada a processos de coaching e programas de educação e desenvolvimento de Lideranças. Exerce atividades adicionais na Psicologia do Trabalho, realizando avaliações psicossociais para atividades de risco e em serviços de apoio psicoterápicos e acompanhamentos psicossociais.

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER
Psicóloga, Mestre em Saúde na Comunidade e Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis). http://sites.usp.br/lepsis/

CLÁUDIA LOPES DA SILVA
Psicóloga com especialização em terapia familiar e de casal pela PUC-SP e psicologia organizacional pelo Instituto Sedes Sapiens. Certificação em práticas colaborativas e dialógicas (ICCP) pelo INTERFACI, Houston Galveston e Taos Institute. Engenheira civil. Coaching Apreciativa. Consultora em projetos de gestão e avaliadora de conformidade em incubadoras de negócio credenciada SEBRAE/SP e ANPROTEC. Colaboradora no projeto H. Lab Teoria U e Educação Positiva na FGV.

CLAUDIA NAGLIS
Graduada em Psicologia pela UCDB-MS e especialista em Famílias e Casais pela Gruppos (RS). Atua como psicóloga clinica com crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, e como facilitadora de grupos comunitários. Presidente da Associação de Terapia Familiar do Mato Grosso do Sul. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute)

DENISE KOPP ZUGMAN
Especialista em Família, Dinâmica e Processos de Mudança PUC/SP. Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiti do Paraná. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/ Taos Institute). Presidente da ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar (2010/2012). Docente nos cursos de formação em Família e Casal da Universidade Positivo e da FTSA- Instituto da Família. Atua área da terapia familiar e casal, dependência química e políticas públicas.

ELIZABETH GARAVITO LÓPEZ
Artista Plástica, professora Associada da Universidade Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Julio Mésquita Filho UNESP, Mestre em Estudos Culturais pela Universidade Nacional de Colômbia e Especialista em Escultura pela Universidade de Belas Artes da China. Diretora do grupo de pesquisa “Sensibilidades e Culturas do Sul Global” da Universidade Distrital FJC.

EMERSON F. RASERA
Psicólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of New Hampshire (EUA). Professor da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É bolsista PQ/CNPQ. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (2016/2017). Membro Associado do TAOS Institute. Seus livros incluem “Grupo como construção social” (com Marisa Japur) e “Social constructionist perspectives on group work”.

ENEIDA DE DUARTINA FERNANDES NOVAES
Psicóloga Clínica e Organizacional, CBT (Certified Bioenergetic Therapist) – Instituto Lumen/Ribeirão Preto, filiado ao IIBA (Internacional Institute for Bioenergetic Analysis). Supervisora em Análise Bioenergética pelo IABSP. Coordenadora de Grupos de Movimento. Certificação internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI/Houston Galveston Institute/ Taos Institute). Docente do Instituto Tavola de Psicanálise /Ribeirão Preto. Cursando a Formação em Terapia Familiar e de Casal no Instituto Conversações / Ribeirão Preto.

FERNANDA LACERDA SILVA
Psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP -USP), com Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston, Galveston Institute/Taos Institute). Atua como psicóloga no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Regional IX – Vila Prudente, São Paulo.

FLÁVIA LIMA MORGON
Psicóloga Clínica, Terapeuta Familiar e de Casal. Ministra Cursos e Palestras para Pais e Educadores. Desenvolveu Trabalho como Coordenadora de Grupo de Apoio para Religiosos. Colunista da Revista “O Pólo”. Possui Certificado Internacional em Práticas Colaborativas (INTERFACI/Houston Galveston Institute/Taos Institute).

GRAZIELLA JONES C. MOFARREJ
Psicóloga; Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mediadora de Conflitos pelo Instituto Mediativa – São Paulo; Especialista em Terapia de Família e Casal pela PUC-SP – COGEAE; Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Membro associada do TAOS Institute; Membro da equipe INTERFACI.

HARLENE ANDERSON, PHD
Reconhecida internacionalmente como uma líder no desenvolvimento de uma abordagem de psicoterapia colaborativa-dialógica, com aplicações em organizações, comunidades, educação, pesquisa e consultoria. Cofundadora e membro da diretoria do Taos Institute, Houston Galveston Institute e Access Success International. Editora fundadora do International Journal of Collaborative Practices e fundadora do programa do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP). Publicou Conversations, Language and Possibilities (traduzido para o português), coeditou Appreciative Organizations, Collaborative Therapy: Relationships and Conversations that Make a Difference and Innovations in the Reflecting Process

HAROLD GOOLISHIAN
Fundador do Galveston Institute (Texas). Psicólogo, terapeuta familiar e de casais. Diretor da Divisão de Psicologia e Professor de Psiquiatria e Ciências do Comportamento no Departamento de Medicina da Universidade do Texas. Criador das Práticas Colaborativas e dialógicas e terapias conversacionais juntamente com Harlene Anderson. Autor de várias publicações dentre as quais o artigo publicado no capítulo 1.

JACQUELINE RESCH
Psicóloga (PUC-Rio), consultora de Recursos Humanos, coach, facilitadora de processos coletivos em organizações e docente no MBA em Gestão de Recursos Humanos da PUC . Certificação internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP INTERFACI), certificação em Coaching Individual (ICI), certificação em Coaching de Equipe (Erickson College), formação em Facilitação de Processos Coletivos (ITF/Fundación Moîrü), MBA (COPPEAD-UFRJ) e pós-graduação em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (IPUB/ UFRJ).

JÉSSICA BRUNA BORGES PEREIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia.

KÁTIA DE SOUZA AMORIM
Psiquiatra, com graduação pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Mestrado e doutorado em Psicologia e Saúde Mental, tendo feito estágio no exterior com os Profs. Jaan Valsiner e Alan Fogel. Professora livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), lecionando no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano. Desenvolve um conjunto amplo de pesquisas sobre desenvolvimento de bebês, com e sem necessidades especiais, em contextos diversos (casa, creche, instituição de acolhimento e hospital), participando ainda de uma rede de projetos internacionais.

KENNETH GERGEN
Professor pesquisador sênior. Catedrático em Psicologia no Swarthmore College. Presidente do Taos Institute. É internacionalmente conhecido por suas contribuições para a teoria construcionista social, tecnologia e mudança cultural, teoria e prática relacional. Autor dos livros Realities and Relationship: Soundings in Social Construction, The Saturated Self: Dilemmas of Identity in Contemporary Life, An Invitation to Social Construction, and Relational Being: Beyond Self and Community. Recebeu numerosas premiações por seu trabalho, incluindo títulos honorários nos Estados Unidos e Europa.

LÍGIA R. R. PIMENTA
Doutoranda e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, psicóloga com atuação em processos de aprendizagens colaborativos, dialógicos, sistêmicos e transformadores no governo, empresas, terceiro setor e organismos internacionais. Participação na elaboração e na facilitação de múltiplos contextos de diálogos coletivos. Docente do curso de Liderança, Inovação com Sustentabilidade /LIS na PUC/SP e no Curso de Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI e Houston Galveston Institute, Taos Institute e em outros centros formadores.

MARCIA ZALCMAN SETTON
Psicóloga; Terapeuta individual, de casais e famílias; Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP; Sócia e Formadora no Instituto Sistemas Humanos; Supervisora no CEAF; Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF); Membro da Comissão Científica da Jornada da APTF; Certificado Internacional de Práticas Colaborativas – Interfaci; atuou como Professora convidada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. (no curso Lato senso de Psicoterapia Familiar).

MÁRCIA MOREIRA VOLPONI
Assistente Social e Psicóloga, Especialista em Terapia Familiar Casal e Indivíduo (PUC-SP), Terapeuta Comunitária, Formação em Terceiro Setor ministrado pelo Prof. Antonio Carlos Merege e Equipe da GV (2000), Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – ICCP INTERFACI e TAOS INSTITUTE Houston Galveston -2011, Membro Colaborador da Equipe INTERFACI, Membro da Diretoria APTF.

MARCUS VINICIUS SANTOS
Psicólogo. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como psicólogo clínico e é o Coordenador do Programa de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do município de Ribeirão Preto.

MARIA BEATRIZ GRAVINA DO PRADO
Psicóloga, com Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI-SP, Houston Galveston Institute e Taos Institute, Mediadora de conflitos na abordagem transformativa pelo Mediativa e pelo IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo com especialização na Universidad de Castilla-La Mancha. Formação em yoga e especialização pelo IEPY e Universidade de Kaivaliadama na India. Atua em clínica particular, Mindfulness e grupos de mulheres com contação de histórias como forma de despertar potencia e força pessoal, através da metáfora dos contos.

MARIA CECÍLIA ASTETE SALAZAR
Psicóloga pela Universidade de Chile, especialista em Terapia de Família e Casal (PUC-COGEAE-SP), mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Certificado Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston, Galveston Institute/Taos Institute). Atua como psicóloga clínica no atendimento de adultos, casais e famílias e docente no Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITF-SP).

MARÍA DEL ROCÍO CHAVESTE GUTIÉRREZ, PH.D.
Co-fundadora, diretora, docente e supervisora clínica do Instituto Kanankil, Yucatán, México. Profesora Adjunta do Houston Galveston Institute e Associada do Taos Institute. Doutora em Psicología Social, Licenciada em Ciencias Políticas e Administración Pública, mestre em Administração de Organizações; Comunicação Política e Marketing Eleitoral e em Terapia Familiar e de Casal. Coautora e editora dos libros Prácticas socioconstruccionistas y colaborativas: psicoterapia, educación y comunidad, Unos libros, México, 2010; Identidades, y Relaciones: una mirada desde el Socioconstruccionismo y las prácticas colaborativas y dialógicas, Investigación y Construcción Social, México, 2014.

MARIA HELENA ESPÍRITO SANTO COELHO
Psicóloga, mestre em Psicologia da Saúde (UCDB), doutoranda em Psicologia Clínica/Família e Comunidade (PUC-SP). Atua na direção do Instituto Kenneth Martins Coelho, com formação de terapeutas de família, e atendimento psicológico a crianças, adolescentes e famílias. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute).

MARIA IVONE MARCHI-COSTA
Docente, supervisora e pesquisadora no curso de graduação e pós – graduação de Psicologia junto à Universidade Sagrado Coração, componente do grupo de pesquisa gênero, sexualidade e sociedade (CNPQ), doutora em Psicologia Clínica pelo núcleo de Família da PUC/SP, formação In­ternacional em Práticas colaborativas – Houston Galveston Institute, Taos Institute e Interface, psicóloga clínica especialista em criança, adolescente e família/ casal.

 MARIA JOSÉ S. DE M. DE GOIS
Assistente Social. Mestre em Gestão Urbana PUC-PR . Sócia Fundadora da Acreditar e Compartilhar – Gestão Social: www.acreditarecompartilhar.com.br. Profissional de Desenvolvimento pelo Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social. Terapeuta Comunitária. Membro da ABRATECOM .

MARIA LÚCIA PICCINATO FATURETO
Psicóloga e mestre em psicologia pela FFCLRP-USP. Aprimoramento profissional da secretaria de saúde do Estado de São Paulo em Psicologia Clínica Institucional. Possui certificado internacional em práticas colaborativas e dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute (Texas) e Taos Institute. Atua em psicoterapia individual e de grupos, prevenção e reabilitação em saúde mental e transtornos decorrentes do uso/abuso de substancias psicoativas.

MARÍA LUISA “PAPUSA” MOLINA LÓPEZ
Diretora Executiva e Professora do Instituto Kanankil. Doutora em Administração Pública, Estudos Chicanos e Estudos da Mulher. Mestre em Educação e Desenvolvimento. Com publicações e linhas de investigação nas áreas de interseções de gênero, raça, classe e sexualidade. Atualmente se encontra interessada também em novas metodologias de investigação desde uma postura dialógica e colaborativa.

 MARIA REGINA XIMENES ROCHA
Advogada, Psicóloga, especialista em Psicogeriatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Especializanda em Terapia de Família pelo CEFAI/RJ. Atua como Psicogeriatra e Psicóloga Clinica e Facilitadora em Grupos de Psicoeducação. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute).

MARILENE A. GRANDESSO
Doutora em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos e terapeuta comunitária. Fundadora e coordenadora do Instituto INTERFACI – Instituto de Terapia: família, casal, comunidade e indivíduo. Professora e supervisora do curso de Terapia Familiar e de Casal do NUFAC-PUC-SP. Coordenadora do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute) em São Paulo e Salvador-BA. Membro do Taos Institute.

MARLI DE OLIVEIRA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Psicodramatista, Terapeuta de Casais, Terapeuta Comunitária; Mediadora de Conflitos; Participou da formação do V Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas-INTERFACI. Trabalha com Famílias em alta vulnerabilidade social. Coautora no livro – A Violência Doméstica e a Cultura de Paz, São Paulo; Santos, 2013. Ed. ROCA.

MIRIAM RAQUEL DE SOUSA TONETTI
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Anhanguera-Unidade Leme, instituição de ensino superior, mantida pela Anhanguera Educacional S.A.; Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

MÔNICA RAHAL MAURO
Psicóloga, Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia Clínica, Núcleo Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Pós-graduada em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto Sistemas Humanos, Psicodramatista, Didata e Didata Supervisora em Psicodrama pelo Instituto de Psicodrama de Ribeirão Preto-SP. Possui o Certificado Internacional em Praticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP-INTERFACI).

MURILO DOS SANTOS MOSCHETA
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do grupo de pesquisa DeVerso – Sexualidade, Saúde e Política. É pesquisador nas temáticas de gênero, sexualidade, movimento social LGBT e construcionismo social.

NINA VASCONCELOS GUIMARÃES
Psicóloga, psicoterapeuta sistêmica de famílias, casais e indivíduos; Mestra em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL – BA); Diretora e Supervisora do Instituto Humanitas de Pesquisa e Intervenção em Sistemas Humanos, membro do Taos Instituto ((USA). Especializou-se no KCC (Kesington Consultation Centre, Londres) e Centro Milanese di Terapia Familiare (Milão). Organizadora e autora de capítulos do livro Autoridade e Autonomia em Tempos Líquidos: a teoria sistêmica na contemporaneidade (2014), autora do livro Morte, Renascimento e Honra (2016).

PATRICIA GEROMEL LANFREDI ZILIO
Psicóloga Clínica, Pós-Graduada em Sexualidade pela FAMERP-SP; formada em Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica pelo Centro de Pesquisa da Infância e Adolescência (CENPE) –UNESP/Araraquara-SP; Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Atuante nas áreas: social e saúde mental com implantação e prática de grupos de terapia comunitária para famílias vulneráveis e dependência química.

PEDRO PABLO SAMPAIO MARTINS
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo e psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia. É membro associado do Taos Institute, no qual é parte do Conselho Latino-Americano. Hoje, atua como psicólogo clínico na cidade de Uberlândia – MG, onde atende indivíduos, famílias e casais a partir de uma perspectiva construcionista social.

RAFAELA ALBAN BOTTÓ
Psicóloga, Terapeuta de Casais e Famílias. Graduada em Psicologia pela Universidade de Salvador, especialista em Psicologia Hospitalar: Psicologia e Saúde pela Faculdade Ruy Barbosa, formação complementar na área clínica através da abordagem da Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituto Humanitas de Intervenção e Pesquisa em Sistemas Humanos. Certificada internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

RENATA TERRUGGI
Psicóloga; CBT e Supervisora (Certified Bioenergetic Therapist ) – IABSP/SP, filiada ao International Institute of Bioenergetics Analysis/ USA; Pós-Graduada pela PUC/SP em Terapia Familiar e de Casal. Formação Internacional em Práticas colaborativas – Houston Galveston Institute, Taos Institute e INTERFACI. Terapeuta em Ayurveda, com curso avançado no “The Arya Vaidya Pharmacy (Cbe) Ltd” (Arya Vaidya Pharmacy Training Academy), Índia. Atua como psicóloga clinica e organizacional.

RICARDO SIMÕES JAENICKE
Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-MG. Certificado em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute). Pós Graduação em Psicodrama (IMPSI); Esquizoanálise e Análise Institucional (Instituto Felix Guatarri) e Psicoterapia de Família e Casal. Diretor do Instituto Mineiro de Psicodrama e membro da TRUPE D'K (Teatro de criação). Atua como psicólogo clínico e professor dos cursos de pós-graduação em Psicodrama, Terapia de família e casal e Práticas Clínicas e Psicossociais Pós-modernas (PUC-MG).

ROSA MARIA STEFANINI DE MACEDO
Dra. em Psicologia, Pós-doutora em Terapia Familiar, professora Emérita da PUC-SP, Programa de Psicologia Clinica, coordenadora do Núcleo de Família e Comunidade (NUFAC), do Curso de Formação em Terapia Familiar e de Casal e do curso de Mediação- Resolução de Conflitos, pelo COGEAE-PUCSP. Atua nas áreas de Desenvolvimento Humano e Promoção de Saúde, na Família e na Comunidade nos âmbitos acadêmico e de políticas públicas como consultora e pesquisadora.

ROSANA RAPIZO
Psicóloga, terapeuta de família, facilitadora de processos coletivos. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UERJ. Membro associado do Taos Institute. Autora do livro Terapia Sistêmica de Família: da instrução à construção, e outros artigos nas área de terapia de família, violência intrafamiliar e facilitação de processos coletivos.

ROSANGELA COIMBRA BRASIL AMARAL
Psicóloga, especialista em Administração e Atendimento Sistêmico – PUC/MG. Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute/Taos Institute. Facilitadora de grupos nas organizações, orientadora profissional, “coach de carreira”, individual e em grupo.

SHEILA MCNAMEE
Professora de Comunicação na Universidade de New Hampshire. Co-fundadora e Vice Presidente do Taos Institute (taosinstitute.net). Seu trabalho é especialmente focado nas transformações dialógicas e transformações dentro de uma variedade de contextos sociais e institucionais, incluindo psicoterapia, organizações e comunidades. Seus livros mais recentes são: Research and Social Change: A Relational Constructionist Approach, com Dian Marie Hosking (Routledge, 2012) e Education as Social Construction:  Contributions to Theory, Research, and Practice, co-edited com T. Dragonas, K. Gergen, E. Tseliou (Taos WorldShare, 2015).

SHIRLEY J. SACERDOTE
Pedagoga especializada em orientação educacional (PUC-SP), terapeuta Familiar, mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental-PEI (The Feuerstein Institute Jerusalém /Israel). Certificada em práticas colaborativas e dialógicas(Interfaci/Taos Institute e Houston Galveston Institute).Diretora do Curso de Cultura Judaica para crianças Kitá Legal(1986/2013).

STEPHEN MADIGAN
Mestre e Doutor em Terapia de Famílias e Casais. Diretor da Escola de Terapia Narrativa de Vancouver e do site TCTV de aprendizagem de terapia narrativa on-line. Em 2008, recebeu da American Family Therapy, o prêmio Distinguished Award por Inovação em Terapia Familiar e de Casal. Em 2018 a American Psychological Association publicou a segunda edição de seu livro Narrative Therapy: theory and practice, considerado o principal texto de terapia narrativa para estudantes de graduação. Instrutor e supervisor da equipe do projeto Nacional da Noruega para casais com altos conflitos. Realiza palestras sobre Terapia Narrativa em todo o mundo.

SYLVIA LONDON
Terapeuta, docente, consultora, supervisora e coach. Fundadora e docente do grupo Campos Elíseos (México), onde dirige o Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas. Docente do Houston Galveston Instituto (Texas) e do Taos Institute (USA). Membro da equipe de coordenação do ICCP a nível internacional Terapeuta em prática privada, docente e palestrante convidada em Universidades e congresos no México e em outros países.

TALITA SALVALAGIO MARTIGNANI
Psicóloga, Especialista em terapia de família e de casal pelo Núcleo de Família e Comunidade da PUC/SP. Neuropsicóloga pela ICHC- FMUSP. Psicóloga Educacional. Certificada em práticas colaborativas e dialógicas pelo Interfaci / Taos Institute e Houston Galveston Institute.

VALÉRIA NICOLAU PASCHOAL
Psicóloga; Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialista em Terapia de Família e Casal pela PUC-SP – COGEAE; Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP INTERFACI). Membro associada do TAOS Institute; Membro da equipe INTERFACI-SP.

VÂNIA BUENO CURY
Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial e mestrado em Desenvolvimento Organizacional.. Certificada em práticas colaborativas e dialógicas pelo Interfaci/Taos Institute e Houston Galveston Institute. Atua como consultora, palestrante e facilitadora em processos de aprendizagem para líderes e organizações. Professora em cursos de Educação Executiva, MBAs e Pós-Graduação.

ZULMIRA TEREZINHA COSTA NICOLAU PASCHOAL
Advogada; Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Formação em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITFSP) – cursando.