Autores: Roberta Carvalho Romagnoli (Org.)
A intersetorialidade emerge com um dos requisitos essenciais para a sustentação das políticas públicas em nosso país, uma vez que a gestão segmentada e setorializada das políticas demonstra certa ineficácia. Diante da complexidade dos casos e das sérias vulnerabilidades sociais dos usuários, o enfrentamento intersetorial, através da conformação de uma rede de proteção social, visa enfrentar essas problemáticas, que ultrapassam a alçada de um só setor de governo ou área de política pública, tornando quase uma imposição à integração entre as políticas. Em um país marcado historicamente por fortes desigualdades sociais, a sustentação cotidiana dos direitos dos cidadãos não se dá de forma simples e tampouco isolada. Na tentativa de efetuar debates e reflexões no cotidiano do trabalho dos variados agentes sociais, que trabalham com esse enfretamento, este livro se compõe como um território heterogêneo que aborda múltiplas abordagens acerca do trabalho com a intersetorialidade no que se refere ao seu cotidiano, às relações entre os setores, às especificidades das políticas públicas e à necessidade de um diálogo constante para a prática em rede. O livro aborda ainda atuações de agentes sociais, não somente provenientes da psicologia, mas de áreas afins, e de diferentes regiões de Minas Gerais, apresentando distintas experiências. Nesse sentido, apostamos na necessidade de conhecermos um pouco mais sobre as práticas da intersetorialidade, seus contextos e efeitos, com intuito, de fato, de favorecer a sustentação da autonomia e da cidadania, pelas equipes e pelas pessoas, usuários dos serviços. Esperamos assim, partilhar com o leitor pesquisas e experiências de intervenção intersetoriais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2375-2
DOI: 10.24824/978854442375.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SÉBASTIEN PESCE
Maître de conférences HDR, équipe d’accueil 7505, « Éducation, Éthique, Santé », Université de Tours, France.
ROBERTA CARVALHO ROMAGNOLI
Doutora em Psicologia pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pesquisadora do CNPq.
BRUNA COUTINHO SILVA
Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BRUNO CERQUEIRA GAMA
Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2011 atua como psicólogo na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) do Município de Aracaju-SE, tendo atuado tanto em Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), quanto em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Membro do FT da ANPEPP – Processos de subjetivação e invenção no cotidiano.
KÊNIA LARA SILVA
Professora da Escola de Enfermagem da UFMG.
STEPHANIE MARQUES MOURA FRANCO BELGA
Doutoranda do Programa de Saúde Pública da UFMG.
CARLA BRONZO
Socióloga, mestre em sociologia pela UFMG, doutora em Sociologia e Política pela UFMG, pesquisadora e professora da Escola de Governo/Fundação João Pinheiro/MG.
EDUARDO SIMONINI
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social, Doutor em Educação, prof. adjunto no departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa/MG.
FABIANA MEIJON FADUL
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Professora universitária e analista de política públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
TEREZA CRISTINA PEIXOTO
Psicóloga, doutora e mestre em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Psicologia do trabalho, em Psicologia Hospitalar, docente e pesquisadora do Centro Universitário UNA.
ELIZETE MATIAS BARBOSA OROZIMBO
Assistente Social, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local -UNA; Especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais – PUC/MG, Analista de Políticas Públicas na Prefeitura de Belo Horizonte.
MARIA LUCIA MIRANDA AFONSO
Psicóloga social e clínica, mestre e doutora em Educação, professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Centro Universitário Una.
ERICO DOUGLAS VIEIRA
Psicólogo, Especialista em Psicodrama, Mestre e Doutor em Psicologia; Professor Adjunto II do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí.
MARIA LUIZA MARQUES CARDOSO
Psicóloga, Mestre em Comunicação Social (UFMG), Doutoranda em Psicologia (PUC Minas), Professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
ANA PEREIRA DOS SANTOS
Psicóloga, mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa e doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
RICARDO OTÁVIO MAIA GUSMÃO
Enfermeiro. Mestre em Teoria Psicanalítica. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG. Brasil.
JANIA LURDES PIRES SAMUDIO
Psicóloga. Mestre em Cuidado Primário em Saúde. Prefeitura Municipal de Montes Claros. Secretaria Municipal de Saúde, Montes Claros, MG. Brasil.
MARA RÚBIA ALBANO
Assistente Social. Especialista em Análise Urbana/UFMG. Especialista em Gerência de Assistência Social/Fundação João Pinheiro. Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. Analista de políticas públicas/PBH. Docente do curso de Serviço Social/Unihorizontes.
ELIANE RODRIGUES DA SILVA
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social/UFMG. Analista de políticas públicas/PBH.
TULIOLA ALMEIDA SOUZA LIMA
Psicóloga. Especialista em Saúde Mental/ESP-MG. Mestre em Psicologia/UFMG. Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas.
KELLY DIAS VIEIRA
Psicóloga. Mestre em Psicologia/UFMG. Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas.