Capa do livro: INTERFACES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL:<br>saberes e fazeres

INTERFACES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL:
saberes e fazeres

Autores: Francisco Nilton Gomes de Oliveira - Lidiane Bittencourt Barroso - Leila Maria Araújo Santos - Juliane Paprosqui Marchi da Silva (Orgs.)
Nathalie Assunção Minuzi - Josiane Bertoldo Piovesan (Colaboradoras)

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Sinopse

Neste livro, você verá ideias diretamente relacionadas às atividades de ensino e aprendizagem realizadas pelo grupo de pesquisa, mestrandos e docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A pós-graduação stricto sensu pretende proporcionar continuidade à formação científica de profissionais graduados em nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Enquanto, o grupo de pesquisa objetiva estudar a diversas formas de Metodologias Ativas, suas possibilidades pedagógicas e aplicações na EPT. Os organizadores selecionaram e reuniram artigos que trazem elementos fundamentais dos saberes e fazeres dos autores, na interface da educação superior e profissional. Este livro não tem a pretensão de esgotar as temáticas abordadas, mas sim instigar questionamentos e reflexões no leitor.
O produto deste livro não poderia ser outro senão a troca de experiências entre os autores e os sujeitos investigados. Em que se salienta metodologicamente, ora na abordagem qualitativa e em outras quantitativas: estudos de casos, pesquisas bibliográficas, relatos de experiências e narrativas. Por fim, o engajamento de autores e organizadores, nesta produção científica, resultou em contribuição na formação acadêmica profissional de todos os envolvidos, que partilharam em seus textos as fragilidades e os avanços no panorama da educação superior e profissional.
Francisco Nilton Gomes de Oliveira foi o grande incentivador deste exemplar. O docente não poupou esforços, em tornar este volume uma realidade, junto com a equipe sintetizou temas que perpassam pelos saberes e fazeres da educação superior e profissional, promovendo a visibilidade do PPGEPT no CTISM.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2353-0
DOI: 10.24824/978854442353.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INTERFACES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL:<br>saberes e fazeres

Autores

ANA PAULA DE ALMEIDA
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Cruz Alta (2004). Pós-graduação em Educação Ambiental (2008) pela Universidade Castelo Branco – UCB, Pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais (2016) pela Faculdade AVM – Unyleya. Atuou nas Políticas de Assistência Social e Saúde. Desde 2010 atua como Assistente Social da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, lotada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Ibirubá (IFRS – Câmpus Ibirubá) no Setor de Assistência Estudantil. Atualmente é mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Se interessa por estudos em Educação Profissional, Política de Assistência Estudantil, Educação de Jovens e Adultos, Juventude e Mundo do Trabalho.

LEILA MARIA ARAÚJO SANTOS
Doutora em Informática na Educação (UFRGS), atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) e desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas no Ensino.

JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA SILVA
Licenciada em Informática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação a Distância – SENAC/GO. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM. Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UFSM. Professora Formadora I da Universidade Aberta do Brasil do curso de Licenciatura em Educação do Campo, EAD – UFSM/UAB. Participante do grupo de pesquisa: Metodologias Ativas para Educação Profissional e Tecnológica – UFSM.

JANAÍNA DE ARRUDA CARILO SCHMITT
Graduada em Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Maria (2006), Especialista em Gestão Pública pela Unifra (2008) e apostilou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É membro do grupo de pesquisa em Metodologias Ativas para Educação Profissional e Tecnológica, registrado no CNPQ. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria.

JOÃO ERNESTO TEIXEIRA BOHRER
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Arquitetura Comercial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007 e 2011). Atualmente é sócio fundador do escritório de arquitetura Kivve Arquitetura (2015) e Professor Assistente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil – Santa Maria, desde agosto de 2016. É membro do Grupo de Pesquisa METODOLOGIAS ATIVAS PARA EPT, registrado no CNPQ, sob a liderança da professora Leila Santos. Cursando o Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica, no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

FRANCISCO NILTON GOMES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM do Departamento de Terapia Ocupacional, docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. Acumula experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional da UFSM. Avaliador de cursos do BASIS- INEP/MEC. Linhas de Pesquisas: Gestão em Educação Superior: Políticas públicas, Gestão e Avaliação, Interdisciplinaridade, bem como na Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Saúde Coletiva e Campo Social. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino e Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências, modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental e Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais. Atualmente é Pesquisador na Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, numa interlocução interinstitucional das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e Porto Alegre (UFRGS) e Docente do Programa de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – UFSM.

ADRIANA MOREIRA DA ROCHA VEIGA
Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS, (1992); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, (1995); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP (2000). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa :Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Em sua trajetória, vem desenvolvendo a docência em sua complexidade (ensino, pesquisa, extensão e gestão), tendo significativa participação em diferentes momentos: desenho e implantação de projetos institucionais; cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; construção e aprofundamento de constructos, tais como ambiência, aprendizagem na/da docência digital; saberes da docência digital; mediação pedagógica virtual; coreografias didáticas digitais; complexidade da docência e da gestão; biossistemas digitais; dentre outros. Lidera, desde 2002, o grupo de pesquisa, GPKosmos ? Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, certificado pela UFSM e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituindo Rede com o GTFORMA - Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação/ CNPq/UFSM, o GPFOPE - Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior/CNPq/UFSM e o GEU/UFSM ? Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS. É membro da Red sobre Iniciación a la docência, da Universidad de Sevilla e da Red de la Organización de Estados Iberoamericanos, da OEA. Membro do Consejo Asesor Internacional de la Revista Latinoamericana de Política y Administración de la Educación, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina; do corpo editorial da Revista Educação, UFSM. Em seus estudos, prioriza as seguintes temáticas: novas gerações de ensinantes/aprendentes; ambiência (institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); educação na cultura digital; educação imersiva; aprendizagem na/da docência digital; redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos). 

LILIANE GONTAN TIMM DELLA MÉA
É Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1996). Mestrado No Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado profissional em Gestão das Organizações Públicas/UFSM (2013). Doutora em Educação (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE da UFSM na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Temática: Avaliação da Educação Superior, Desenvolvimento Profissional Docente e Internacionalização da Educação Superior. Vice-líder do Grupo de Estudos sobre Universidades - GEU/UFSM, participante da REDE GEU e conveniado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos da Internacionalização na Educação Superior/GEIES-UFSM.

MARCEL SANTOS JAQUES
Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT – CTISM / UFSM), com graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Trabalhou em agências de publicidade na cidade de Santa Maria no período de 2008 a 2010. Atualmente trabalha como ilustrador no Núcleo de Educação a Distância do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Além desta atividade, trabalha como integrante do grupo Quadrinhos S.A. a 15 anos produzindo publicações em quadrinhos (Quadrante X), cineclubes, eventos culturais, exposições, intercâmbios artísticos, vídeos para o Youtube (canal Quarto QG) e workshops.

THANISE BEQUE RAMOS
Licenciada em Química – UFSM. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – UFSM.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Tecnólogo em Gestão Pública – UNIJUÍ/2012; Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – UFSM/CTISM; Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica; Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto.

LUCIANA VIEIRA
Bacharel em Direito. Advogada. Graduada pelo Programa Especial de Graduação-Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM. Professora da rede estadual de ensino na educação profissional.

LIDIANE BITTENCOURT BARROSO
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano (2009) e apostilou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professora D4-1 da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

PAOLA RAFAELA PIZONI
Pedagoga, especialista em gestão empresarial, mestranda em educação profissional e tecnológica, analista de educação Sesi.

CASSIA DE FÁTIMA DE SOUZA MILITZ
Psicóloga organizacional, participante do grupo de pesquisa: Metodologias ativas para a EPT – UFSM e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica CTISM, atuando na linha de pesquisa Inovação para Educação Profissional e Tecnológica.

VALDOIR DUTRA LIRA
Possui graduação em Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Alegrete (1990). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas.

LUBIA TELMA GARCIA WUSTROW SOUZA
Possui graduação em Administração pela Universidade de Santo Amaro (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Licenciada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica/ UFSM. Estágio orientado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, com duração de 1 (um semestre). Participa em grupo de pesquisa sobre metodologias ativas de ensino na Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM. Tem experiência com treinamento e desenvolvimento de equipes. Aluna especial no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

PEDRO ANDRÉ PIRES MACHADO
Atualmente atua como professor EBTT no CTISM/UFSM. Bacharel e Licenciado em Matemática pura pela UFSM.

PAULO SÉRGIO MACHADO
Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – UFSM (2016). Possui Graduação em Filosofia (Licenciatura Plena), com habilitação em Psicologia e Sociologia, pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA (2003) e Especialização em Ensino Religioso pela Sociedade Vicente Pallotti – Faculdade Palotina – FAPAS (2006). Fez Processamento de Dados pelo Instituto Metodista Centenário (1998). Desde 2006 é professor de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso – Colégio Marista Santa Maria e desde 2017 é professor de Filosofia e Sociologia no Colégio G10. Tem experiência nas áreas de Administração e Teologia, com ênfase em Ensino Religioso. É músico e palestrante motivacional.

NATHALIE ASSUNÇÃO MINUZI
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica CTISM, atuando na linha de pesquisa Inovação para Educação Profissional e Tecnológica, na Universidade Federal de Santa Maria. Realiza Especialização em Educação Ambiental. Bacharel em Desenho Industrial – Projeto de Produto, pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto.

PAULA ROCHELE SILVEIRA BECHER
Possui graduação em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, PROEJA, Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos e História.

ROSELENE MOREIRA GOMES POMMER
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Docente da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiências em pesquisas nas áreas de História e Ensino da História, com ênfase em História Latino-Americana; identidade e memória; ações culturais e processo reducional jesuítico-guarani; Ensino da História em Cursos Técnicos Integrados e Mundos do Trabalho; história do ensino profissional no Brasil.

ALBERTO PEDRO ANTONELLO NETO
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (2017). Atualmente é técnico administrativo em educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

ARNILDO POMMER
Possui graduação em Filosofia pela Unijuí (Ijuí-RS-1983); mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-RS. Tem 26 anos de experiência como professor de graduação em Filosofia e em outros cursos, especialmente em licenciaturas como Educação Artística, Pedagogia e Ciências. Como pesquisador tem experiência em História da Filosofia Antiga e Moderna (Teoria do Conhecimento e Linguagem), EaD e Educação Profissional e Tecnológica. Experiência em pós-graduação (mestrado, projeto Minter UFSM-Unijuí, 2007-2009; mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Professor Temporário de Filosofia no IFRS-campus do Rio Grande entre 27/06/2014 e 26/06/2016. Professor voluntário do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM).

ZÍPORA ROSAURO ARAÚJO
Técnica em Mecânica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista do projeto Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras.

JULIANA SANTOS ALVES
Possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem Licenciatura Plena através do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É especialista em Fisioterapia Dermato Funcional pelo Colégio Brasileiro de Estudos sistêmicos e UNIGUAÇU. Atualmente é professora horista da Faculdade Integrada de Santa Maria. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, traumatologia, ortopedia, saúde do trabalhador e doença ocupacional e fisiologia humana.

MÁRCIA MARIA MONT'ALVERNE DE BARROS
Terapeuta Ocupacional. Especialista em saúde mental (UECE); Especialista em saúde da família (UVA; EFSFVS); Terapeuta comunitária (UFC); Mestra em Saúde Pública (UECE); Doutora em Saúde Coletiva (Associação AMPLA AA UECE/UFC/UNIFOR). Consultora "ad hoc" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Autora dos livros: Experiências das Famílias Cuidadoras de Pessoas com Transtornos Mentais e Concepções e Práticas de Atenção à Saúde Mental: O Discurso do Sujeito Coletivo. Professora Adjunta II do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental, Família e Rede de Atenção Psicossocial. Atua principalmente nos seguintes temas: Rede de Atenção Psicossocial; Saúde Mental e Sua Interface com a Atenção Primária à Saúde (APS); Atenção aos Usuários com Transtornos Mentais e com Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas e aos seus Respectivos Grupos Familiares; Terapia Ocupacional no Universo da Atenção em Saúde Mental. Membro do Grupo de pesquisa em Educação Superior da Rede Geu/UFSM.