Autores: Ivânio Lopes De Azevedo Júnior
Este livro consiste na construção e análise de um debate acerca da compreensão do que venha a ser a experiência musical. São arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboração de duas interpretações possíveis sobre o problema da experiência com música, concentrando atenção em três de seus aspectos fundamentais: produção, recepção e significação. A primeira dessas interpretações chamamos de simbólica ou simbólico-transcendental. À luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, esta interpretação desenvolve uma leitura idealista da experiência musical ao compreender a música como expressão lógica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretação, construída a partir do escopo materialista de uma Teoria Crítica da sociedade, especialmente na versão encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiência musical é entendida fundamentalmente enquanto fenômeno social. A crítica de Adorno procura mostrar que a música é, dentre outras coisas, um modo possível de apresentação das determinações sociais. Após a apresentação dos aspectos básicos das duas interpretações, suas aproximações e distanciamentos serão articulados de modo a constituir um debate sobre a experiência musical.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2315-8
DOI: 10.24824/978854442315.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
IVÂNIO LOPES DE AZEVEDO JÚNIOR
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), graduação em Guitarra elétrica (curso livre) pelo Instituto de Guitarra e Tecnologia - IGeT Campinas- (2012), é graduando em Ciências Econômicas (UNOPAR), mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Ceará (2007), com uma pesquisa em Filosofia das Ciências, doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2015), com uma pesquisa em Epistemologia da Música. É professor adjunto da Universidade Federal do Cariri e Pesquisador do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais (CNPq). Na UFCA, foi Pró-Reitor de Cultura da UFCA de 2013 a 2016 e Assessor Especial da Reitoria entre 2016 e 2017. No campo da filosofia, tem experiência em Epistemologia e Estética. Na área da música, tem experiência em Harmonia Funcional e em Improvisação. Além disso, desenvolve pesquisas sobre a institucionalização da cultura nas universidades federais brasileiras. Recentemente, tem iniciado estudos sobre Economia Política, Antropologia Econômica e fundamentos da Economia. Foi bolsista de pesquisa da Fundação Euclides da Cunha (2016-2017), ligada à Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos (UFF/MinC). É também membro da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cultura.