Autores: Luciane Neuvald (Org.)
O livro tem como questão central a barbárie, busca problematizá-la em diferentes âmbitos, ou seja, da infância, do corpo, da estética e da tecnologia.
Ao assumirmos uma atitude interrogativa da realidade, comungamos com a perspectiva adorniana que fundamenta os textos aqui apresentados. Para essa, não cabe à teoria provar ou refutar os resultados, mas elaborar questionamentos que permitam uma nova relação com os dados empíricos. O pensamento especulativo na concepção adorniana não se difere da autoconsciência e da autorreflexão crítica.
A barbárie assume centralidade em nossas discussões, pois se trata, conforme Adorno, de uma tendência social imperativa, do resultado da pressão social sobre os indivíduos, que os impele a agir de maneira regressiva, impulsivamente e violentamente. Essa tendência persiste em função do excesso de realismo ou de pseudorrealismo, manifesto na sobreposição dos valores econômicos e da finalidade adaptativa, de sobrevivência e de autoconservação, que prima pelo pensamento instrumental, imediatista e inapto à autorreflexão crítica. Essa inaptidão cria condições para que Auschwitz se repita a cada momento, através de atitudes violentas e intolerantes. Por isso, Adorno compara a barbárie à cegueira, a um ritual da civilização que persiste na projeção patológica. Para ele, a modificação do mundo pressupõe que se considere o peso do mundo, o peso dos pressupostos objetivos. Assim, a luta para que Auschwitz não se repita encontra abertura na esfera subjetiva, pois o perigo de que tudo se repita depende de nossa capacidade de colocar a barbárie em questão.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2412-4
DOI: 10.24824/978854442412.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ALECXANDRA VANESSA PORTELLA
Graduada em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade.
ALLYSON BASTOS
Graduado em Filosofia – Licenciatura – pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO.
EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO.
FÁBIO KRUK
Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade. Integrante do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR.
FERNANDA SOARES PEREIRA
Graduada em Psicologia pela Faculdade Guairacá de Guarapuava-PR, mestranda do Programa de Pós-Graduação Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO.
JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade. Integrante do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Infantil – GEPEDIN.
LEÔNIDAS MELO SANTOS
Graduado em Pedagogia pela Universidade estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade. Integrante do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR.
LUCIANE NEUVALD
Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR.
MARCIO JOSÉ DE LIMA WINCHUAR
Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Cultura, Escola e Ensino. Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.
PAULO GUILHERMETI
Professor Associado do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO. Vice-líder do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR.
SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA COLLARES
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste PR/UNICENTRO. Pesquisadora do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR do Centro-Oeste do PR.