Capa do livro: ENSAIOS LITERÁRIOS EM TEMPOS PÓS-COLONIAIS

ENSAIOS LITERÁRIOS EM TEMPOS PÓS-COLONIAIS

Autores: Huarley Mateus do Vale Monteiro

livro impresso
de R$ 37,08 por
livro digital
de R$ 37,08 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

É fato que os Estudos Literários têm ocupado o centro de grandes debates quando a temática aborda Estudos Pós-Coloniais. Dessa maneira, este trabalho aponta para entendimentos construídos nas tensões da linhagemteórica que tem se ocupado dos manifestos de ‘contra conduta’. Neste exercício, visamos aspectos que potencializam questões históricas, sociais, políticas, ecológicas, culturais, educacionais e, principalmente, literárias. O alcance dessa dinâmica ganha força no pensamento de M. Foucault, G. Agamben e R. Esposito. Nesse desdobramento emergem os
escritos de Tânia Sarmento-Pantoja, J. Ginzburg, Márcio Seligmann-Silva, Marcos Reigota, entre outros e outras.
Nesse per-vertimento que movimenta a ‘contra conduta’, como nos orienta Tânia Sarmento-Pantoja (2012), é onde alojamos nossas tensões reflexivas. A isto, entendemos que:

“... o gesto de perverter melhor se nomeia como per-vertimento: o que verte a norma, a convenção, o hábito, o pensamento ordinário em direção a outra possibilidade. Sobretudo, perversão como mecanismo que deseja dar visibilidade ao outro, a partir do excesso de visibilidade, e não como
modo de eliminação ou de opacificação do outro”  (SARMENTO-PANTOJA, 2012, p. 130).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2259-5
DOI: 10.24824/978854442259.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 92
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSAIOS LITERÁRIOS EM TEMPOS PÓS-COLONIAIS

Autores

HUARLEY MATEUS DO VALE MONTEIRO
Professor do Curso de Letras da UERR (Universidade Estadual de Roraima), Doutorando em Estudos Literários – PPGL/UFPA. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba-SP (UNISO).

CARMEM SILVA MACHADO
Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba, onde também obteve o título de mestre em Educação. Ganhadora do prêmio Victor Cívita 2013 (Professor nota 10 – o mais importante prêmio de educação da América Latina) e do XIV Prêmio Arte na Escola cidadã, com o trabalho: Sentiver – inspiração, conteúdo e leveza – Pina Bausch adentra o cotidiano escolar. Esses trabalhos estão registrados em sua dissertação de mestrado. Atriz e intérprete criadora em dança contemporânea, diretora, coreógrafa. Possui graduação em Educação Artística pela Asseta  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí (1995), pós-graduada pela Universidade São Judas Tadeu, e pela Universidade de Sorocaba, em pedagogia do teatro. No ano de 2014 atuou como supervisora do PIBID (UFSCAR) e atualmente atua como colaboradora do projeto RELETRAN – Rede Latinoamericana-Europeia de Trabalho Social Transnacional (UNISO).

CARMEM SILVIA MARIA SINTO
Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Bacharel em Instrumento (Piano. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação (UNISO/SP), com ênfase em Educação Ambiental. Professora de Arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Huarley Mateus do Vale Monteiro.

LEIDA CRISTINA SARAIVA TEIXEIRA
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e arte educadora da Associação Arte Miriti de Abaetetuba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, linguagem formal e informal, educação, competências comunicativa de escritura  textual e entrevista informativa oral.