Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: <br>debates necessários

FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS:
debates necessários

Autores: José Erimar dos Santos - Valmaria Lemos da Costa Santos (Orgs.)

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Sinopse

Nesta obra, tomando o tema da formação de professores/as à luz de seus métodos e fundamentações teórico-metodológicas, um grupo de professores e professoras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e docentes da rede pública de ensino e de programas de Pós-Graduação em Educação do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro apresentam, para os/as interessados/as, resultados de pesquisas e lançam o convite à perpetuação do debate, sobretudo frente às imposições do tempo presente, que com sua racionalidade atinge a todos/as.
Frente a um mundo cada vez mais normatizado e normatizante, cuja lógica racional é a padronização ditada pelas metamorfoses do sistema que se alimenta da escassez e das desigualdades - o sistema capitalista -, discutir a formação de professores (as) é imprescindível e urgente. A contribuição para uma sociedade mais justa e humana, que é sua finalidade, liga-se e se demonstra cada vez mais necessária para aniquilar a deficiência cívica que tanto nos atinge. Somos convidados a construir o futuro a partir de uma representação do mundo como ele realmente é, em vez da representação dele como uma fábula que nos fazem crer que é real, surgida a partir do espaço-tempo do consumismo mais que perfeito, que degrada a cidadania.

Prof. Dr. José Erimar dos Santos
Departamento de Ciências Humanas (DCH)/UFERSA

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2374-5
DOI: 10.24824/978854442374.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: <br>debates necessários

Autores

ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA

Graduada em Pedagogia (2016), Bacharel e Licenciada em Enfermagem (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (2012) e em Enfermagem do Trabalho (2010) pela Faculdade Integrada de Patos e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2014). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada à linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas. É Servidora Pública Federal, atuando como Técnica em Assuntos Educacionais da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também como Orientadora Acadêmica dos cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada ofertados pela Instituição através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Tem experiência na área de Educação Profissional, na área administrativa e na área de Enfermagem, desenvolvendo pesquisas principalmente na área de formação docente, permanência e êxito do educando e qualificação profissional.

ANTÔNIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FVJ) e em Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem Transdisciplinar (IFRN). Mestra em Educação (UFRN) e doutoranda pela mesma Instituição na Linha de pesquisa: Educação, representações e formação docente. Professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Campus Assu. Os interesses nas áreas de pesquisa contemplam os seguintes temas: formação de professores, alfabetização e letramento, estágio supervisionado e representação social.

CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS

Mestra em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UnP. Pedagoga pela Universidade Potiguar (UnP). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Natal, professora na Educação Infantil na rede Municipal de Parnamirim, professora da pós-graduação lato sensu em Educação na UnP. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, profissionalização docente, representações sociais e políticas educacionais.

CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA

Graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande-UERN, Especialista pela Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. É Professora da Rede Pública Municipal da Cidade de Angicos/RN. Atualmente assume a Pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social Habitação e Trabalho no Município de Afonso Bezerra/RN. É Professora Convidada da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN. Seus interesses na área da pesquisa, compreendem os seguintes temas: a relação de professores da educação infantil com ambientes virtuais de aprendizagem, as representações sociais de elementos na área educacional, a biblioteca como um lugar de ensino-aprendizagem, a importância do bibliotecário enquanto mediador educativo, economia solidária, formação docente e relação com o saber, educação de jovens e adultos na perspectiva Freiriana, capital cultural e habitus.

CÍCERA ROMANA CARDOSO

Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Área de pesquisa: Representações Sociais, Praxiologia de Pierre Bourdieu e Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Educação (2001) – área de educação infantil e graduada em Pedagogia (1998) – ambos na UFRN.

ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO

Pós doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha. Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN, participa de grupos de pesquisa na área de Educação, assim como coordena projetos de pesquisa envolvendo temas como a Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais, atuando também como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e como Diretora de Desenvolvimento Pedagógico – DDPEd da Pro-reitoria de Graduação da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais.

ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo. Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN e Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Cocoordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES – Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

ERIVANIA MELO DE MORAIS

Licenciatura em Ciências Sociais CCHLA/UFRN, Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Cursa Serviço Social na UFRN. Atualmente é professora substituta do IFRN, ministrando as disciplinas de História e seminário de pesquisa no Campus Apodi; Professora externa da UNP ministrando disciplinas de fundamentos da aprendizagem da educação e Concepções e práticas pedagógicas. Áreas de Interesse: Educação; Formação e Estágio docente; Práticas de Ensino; interdisciplinaridade; Ensino de sociologia; Teoria das Representações Sociais e multireferêncialidade.

FRANCISCA VERÔNICA PEREIRA MOREIRA

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FECR. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdiciplinar- EAD/IFRN. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação-POSEDUC da UERN, (linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Subjetividade- GEPES/UERN.

FRANCISCO JADSON CAMPOS DE PAIVA

Licenciado em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2010) Espacialização em Mídias em Educação (UERN), cursando. Participou de projeto de extensão em Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo – GECOM. Equidade Social e Preconceito Racial.

JÉSSICA LIRA DA SILVA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Fundamentos linguísticos da leitura e da escrita; mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. É professora da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UFRN – tendo atuado pelo programa em turmas da Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Fundamental Regular.

JOSÉ ERIMAR DOS SANTOS

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2005-2009). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2010-2012). Doutor em Geografia por esta mesma universidade (2013-2015). É professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Iniciou sua carreira docente em 2009, atuando como Professor Substituto no Curso de Geografia do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN, lecionando as disciplinas: Geografia da População, Geografia do Planejamento, Geografia Regional do Mundo, Organização do Espaço e Atividade Prática V; no Departamento de Geografia do Campus Central da UERN, em Mossoró/RN (2012-2013), lecionando as seguintes disciplinas: Geografia do Nordeste; Geografia Humana e Econômica; Geografia Agrária; Orientação e Estágio Supervisionado II em Geografia e Organização do Espaço; no Departamento de Geografia da UFRN, em Natal/RN (2015), lecionando as seguintes disciplinas: Teoria e Métodos da Geografia, Geografia do Rio Grande do Norte e Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Geografia Econômica Urbana, Feiras Livre, Sistema Bancário e Financeiro, Usos do Território, Desigualdades Socioespaciais, Dinâmica Territorial, Circuitos da Economia Urbana, Epistemologia da Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia. Atualmente Leciona e desenvolve Pesquisas e atividades de Extensão no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA e atua como professor colaborador da pós-graduação Especialização em Geografia do Nordeste, no Departamento de Geografia da FAFIC/UERN e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/UFERSA.

MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte _ UFRN (2013). Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte _ UFRN (2016), na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência _ PIBID (2010, 2011-2013), como também, bolsista da Iniciação Científica _ UFRN (2012). Atualmente é professora efetiva do Ensino Fundamental na rede Municipal do Natal/RN. Tem experiência em estudos e pesquisas voltados para formação docente, representação social e construção da identidade docente; atuando como pesquisadora, principalmente nos seguintes temas: educação, PIBID, saberes docentes, Representações Sociais e prática educativa.

MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ProPEd/UERJ. É licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela mesma instituição. Suas pesquisas tem se direcionado entorno da temática étnico-racial, com maior ênfase a aprendizagem e ensino de quilombolas e negros no Brasil.

MARIA STELLA GALVÃO SANTOS

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (UFRN), mestre em História da Ciência pela PUC-SP, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP e em Bioética pela FMUSP, e doutoranda em Educação pela UFRN (2015-2018), com doutorado sanduíche pela Universidade de Valência, Espanha (1º semestre/2016). Bolsista CNPq. É sócia e avaliadora de trabalhos junto à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2011). Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN (2014), com pós-graduação lato sensu em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN (2014). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2016). Atuando na linha de pesquisa: Políticas e Gestão da Educação, com foco em: Políticas Educacionais; Conselho Escolar, Gestão democrática da educação. Ultimamente realizado pesquisas no campo da educação para relações étnico-raciais e políticas públicas para os povos negros.

RITA DOS IMPOSSÍVEIS DUTRA DE PAIVA

Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013-2014) pela FECR. Especialização em Literatura e Ensino (2014-2016), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, e especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2016-2017). Atuou como bolsista do PIBID/pedagogia/CAP/UERN (2011-2013). Tem Experiência na Educação Infantil e atualmente trabalha com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem afinidade na área de educação, nos seguintes temas: Ensino, Formação de Professores, PIBID, Literatura e Ensino, Problemas de Aprendizagem, Educação Especial, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

SILVIA REGINA PEREIRA DE MENDONÇA

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena Em Matemática – Faculdades Integradas Castelo Branco, Doutorado em Educação e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando nas turmas de Licenciatura em Matemática e PROEJA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Monitoria (PIM). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas

Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/UFERSA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Tecnologias na Educação, Educação à Distância e Formação Docente.

VERIDIANO MAIA DOS SANTOS

LICENCIADO EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – HAB. MÚSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Especialização em Educação de Jovens e Adultos – UFRN. Mestrado em educação – Linha: Práticas pedagógicas e currículo. Doutorando em Educação PPG – Educação/UFRN. Atualmente é professor de Arte da Prefeitura Municipal de Natal e TAE – UFRN, atuando nas questões de memória, cultura e museologia.