Capa do livro: PRÁTICAS DE PESQUISA QUALITATIVA: <br>o Estudo de Caso na Formação Docente do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA

PRÁTICAS DE PESQUISA QUALITATIVA:
o Estudo de Caso na Formação Docente do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA

Autores: Ana Katia Alves dos Santos - Alessandra da Silva Luengo Latorre - Michele Rufi no da Silva - Paulo Henrique Reis de Melo (Orgs.)

As interelações entre Pesquisa e Ensino são muito debatidas na contemporaneidade. Essas interelações objetivam a ampliação de melhoria de qualitativa, tanto conceitual/teórica quanto prática na Educação, não apenas em nível superior, como também na Educação Básica.
Uma das concepções de pesquisa que ganha força no Brasil, desde a década de 80 do século passado, nas Ciências Humanas, em especial no campo da Educação, é a Pesquisa de natureza Qualitativa. Esta que tornou-se objeto de investigação, pesquisa e reflexão por parte do grupo  composto por professores, professoras e técnicos administrativos em formação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-SERTÃO-PE) vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia -UFBA, Faculdade de Educação.
O grupo ora citado produziu conhecimento orgânico edificado por estudos qualitativos e diálogos que geraram a pesquisa sobre a própria prática  no interior do Bloco Temático de título ‘Educação e Prática Docente' no semestre 2017.1.
O Estudo de Caso, foi selecionado como método balizador para a compreensão sobre a prática docente dos profissionais em formação e as suas relações com a educação contemporânea. Este estudo possibilitou a descrição das unidades de atuação dos profissionais integrantes do mestrado, garantindo pensamento crítico sobre os processos social e pedagogicamente construídos por esses sujeitos nas intersecções cotidianas em suas instituições, a fim de transformarem-se a si mesmos e a sua ação no contexto da realidade profissional.

Impresso
de R$ 84,08 por
R$ 64,68
Digital
de R$ 84,08 por
R$ 58,86

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2470-4
DOI: 10.24824/978854442470.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE PESQUISA QUALITATIVA: <br>o Estudo de Caso na Formação Docente do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA

ADRIANA BEZERRA CAVALCANTI SANTANA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão PE. Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), com especialização em Capacitação Pedagógica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Mestranda do Mestrado Profissional em Educação FACED/UFBA.

ALESSANDRA DA SILVA LUENGO LATORRE
Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Ciências Educacionais - FACE (2012). Bacharela em Letras/Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus/Petrolina, trabalhando com as diversas modalidades de ensino

ANA KATIA ALVES DOS SANTOS
Professora Associada da Faculdade de Educação da UFBA. Doutora e Mestre em Educação UFBA - Linha Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica; Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação UNEB; Pedagoga UCSAL; Sua disciplina de ingresso em concurso na FACED/UFBA foi Dimensão Ética da Educação; Pesquisadora da Pós-graduação no Mestrado Profissional em Educação FACED/UFBA; É coordenadora do NEPESSI - Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (gestão 2017-2019); Membro do grupo Epistemologia do Educar e coordenadora de uma das suas linhas de nome CRIETHUS - Centro de Investigação, Defesa e Educação da Infância, coordenadora do PIBID do Curso de Pedagogia entre os anos de 2010 e 2012. É coordenadora do Seminário Nacional Criethus - Infância, Juventude e Práxis Educativa. Ssupervisora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio até novembro de 2015. Compõe a Comissão Científica do Seminário anual Luso-brasileiro de Educação de Infância (Portugal-Brasil). Autora, co-autora e/ou organizadora dos seguintes livros: Olhares sobre a Docência, Ética e Educação, Infância Afrodescendente e Epistemologia Crítica no Ensino Fundamental, Alfabetização para a Infância: Perspectivas Contemporâneas, Alfabetização para a Infância: Práticas Etnográficas e A Música na Educação Básica

BRUNO GUIVARES FILHO
Brasileiro, Roraimense de Boa Vista, com domicílio em Petrolina - PE desde 1992, possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2004), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2015). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Governo Federal, lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016).

DAYANY VIEIRA BRAGA TEIXEIRA
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de Pernambuco (2008). Especialização em Metodologia do Ensino superior e em Educação a Distância. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação FACED/UFBA.

IARA FERRAZ CORNÉLIO
Possui graduação em pedagogia pela universidade católica de Pernambuco (1994) e Pós-graduação em Psicopedagogia pela UNICAP CEPAI. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação: currículo, linguagens e inovações pedagógicas pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. É Pedagoga no IF SERTÃO-PE Campus Floresta (PE) e Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

JAVANDILMA GOMES FERREIRA
Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Pós-Graduação Latu Senso em Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA (2006) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Aluna do Mestrado Profissional em Educação Curriculo,linguagens e Inovações pedagógicas da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano- Campus Petrolina Zona Rural, onde atua como professora na disciplina de Artes e coordena o Núcleo de Música do campus, desenvolvendo trabalho relacionado à Educação Musical e Prática de Conjunto.

JOÃO BATISTA NUNES DE BRITO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2005). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Leão Sampaio (2010). Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (em andamento). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do quadro permanente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri. Tem experiência na área de ensino, como professor dos níveis: fundamental e Pós-Graduação Lato Sensu. Exerceu a função de Coordenador de Ensino da Educação Básica, Técnica e Superior pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri. Realizou a atividade de Supervisor do PRONATEC, com ênfase em Educação Profissional.  

MÁRCIA DO CARMO SILVA MATOS
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1993), Graduação em Letras - Português e Espanhol pela UNITINS (2011). Possui Certificação Internacional DELE - Nível Superior em Língua Espanhola e Curso de Aperfeiçoamento realizado na Escola Eurocentres Salamanca/Espanha (2001/360h). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pelo Instituto, IMES/FTC (2010). Atualmente é professora de Língua Espanhola do IF Sertão-PE e mestranda do Mestrado Profissional em Educação da UFBA.

MÁRCIA FARIAS DE OLIVEIRA E SÁ
Mestranda em Educação na UFBA, possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (1999) e graduação em História pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (2008). Especialista em Gestão da Educação Básica pelo ISES. Atualmente é professora de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, vem desenvolvendo pesquisas na área de história africana e patrimônio do sertão

MARIA LÚCIA DA SILVA PEREIRA
Mestranda em Educação/Universidade Federal da Bahia

MARIA PATRÍCIA LOURENÇO BARROS
Mestranda em Educação pelo programa MPED da UFBA orientado pela Doutora Maria Roseli Gomes Brito de Sá.Especialista em LIBRAS e no Ensino da Língua Portuguesa, com atuação e experiência na área de Libras. Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora de LIBRAS e da disciplina de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atuou como coordenadora de Educação Especial no Município de Salgueiro - PE,foi orientadora dos cursos ofertados pelo PRONATEC do IF Sertão,foi coordenadora do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas - Napnes do IF Sertão, atuou como Tradutora Intérprete de Libras na rede estadual de Pernambuco e na Rede Municipal de Salgueiro.Vinculada ao grupo de pesquisa GEPET(Certificado pelo CNPQ) com foco de pesquisa na área de Libras e Inclusão.Na área social atua na pastoral dos Surdos da Cidade de Salgueiro como Tradutora/Intérprete de Libras e faz parte da equipe voluntária da APAE de Salgueiro.

MICHELE RUFINO DA SILVA
Mestranda em Educação pela UFBA, é especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, possui graduação com Licenciatura Plena em Letras,pela FACHUSC, é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e atua na área de evasão escolar e formação de professores.

NEIRE FERREIRA YAMAMOTO
Cursando Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA 2016.1; Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (2015); Possui Especialização em Educação Especial X Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes 2017.2. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade de Pernambuco -UPE 2013.2. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Professora e Secretária Executiva.

PAULO HENRIQUE REIS DE MEIO
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (1996) e Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2002). Atualmente é prof. do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, atuando nas disciplinas: Língua Portuguesa; Português Instrumental e Análise e Produção de Textos.

RODRIGO GOMES DA SILVA
Mestrando em Educação na Universidade Federal da Bahia- UFBA. Possui Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2010). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2007). Atualmente é Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri, atuando no Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP, na assessoria do Departamento de Ensino e em diversas comissões de grande relevância dentro da Instituição.

ROSÂNGELA SILVA DE CARVALHO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Biblioteconomia, especialização em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalha como Bibliotecária do IF Sertão-PE, campus Zona Rural.