Capa do livro: AUSUBEL E BRUNER: <br>questões sobre aprendizagem

AUSUBEL E BRUNER:
questões sobre aprendizagem

Autores: Bruna Rodrigues - Maria Judith da Costa Sucupira Lins

livro impresso
de R$ 42,90 por
livro digital
de R$ 42,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esse livro resulta de trabalhos de grande competência que foram realizados por pesquisadores sob a orientação da professora doutora Maria Judith Sucupira da Costa Lins no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Todos os capítulos mostram, de forma bastante particular, a possibilidade de se pensar a aprendizagem a partir das perspectivas das teorias elaboradas por dois grandes autores que atravessaram o século XX com suas pesquisas e contribuições no campo da Educação: Jerome Seymour Bruner e David Paul Ausubel. O objetivo desse trabalho conjunto é que as abordagens, embora sejam independentes, pessoais e direcionadas para os interesses acadêmicos e profissionais de cada autor, pudessem trazer contribuições para professores e estudiosos do assunto. Na organização dos onze capítulos, foram consideradas como base ideias e conclusões principais dos citados pensadores, desenvolvidas segundo um olhar específico dos pesquisadores, realçando sua importância. Cada participante teve autonomia para construir o texto conforme seus próprios projetos de pesquisa, de maneira que se tornasse relevante para a continuidade de seus estudos e para todos os leitores. Quando resolvemos reunir artigos bastante personalizados, tal como se apresentam os integrantes desse livro, essa proposta visou oferecer um material de efetiva utilidade para professores. Nos onze capítulos são encontradas discussões sobre corporalidade e Educação de Jovens e Adultos, papel do professor, ensino da língua portuguesa, experiência da aprendizagem significativa, ética e uso da tecnologia, aquisição de virtudes por crianças na escola, Shakespeare e aprendizagem de ética, trajetórias de aprendizagem, formação de professores, aprendizagem e ensino de ética.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2373-8
DOI: 10.24824/978854442373.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AUSUBEL E BRUNER: <br>questões sobre aprendizagem

Autores

ANA LÍDIA GUIMARÃES
Licenciatura, mestrado e doutoranda da UFRJ; Coordenadora Pedagógica de Unidade Escolar/ SME-RJ.

BRUNA RODRIGUES CARDOSO MIRANDA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá; Licenciada em Letras Português-Literatura pela FAVED; Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ; Orientadora Pedagógica da Universidade Uninter.

CYBELLE BORGES DE ABREU
Licenciada em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Educação da UFRJ; Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ; Professora na instituição filantrópica Colégio Integral Solar.

EDSON SEITI MIYATA
Graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda – Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Professor da Universidade Estácio de Sá.

FILOMENA MARIA RATES SOARES
Graduada em Processamento de Dados pela Universidade de Nova Iguaçu; Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Profª da Universidade de Nova Iguaçu (Curso Fisioterapia e Licenciatura em Biologia).

GLAUCYA MARIA LOPES LINO
Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade da Amazônia; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

LUZIA CUNHA CRUZ
Licenciada em Letras (Português- Inglês) – Universidade Veiga de Almeida;
Licenciada em Letras (Português- Latim) Universidade Federal do Rio de Janeiro;Mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Profª Adjunta da Universidade de Nova Iguaçu (Curso Medicina e Pedagogia); Profª. Regente do Colégio Estadual Professora Luisa Marinho da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

MARIA JUDITH SUCUPIRA DA COSTA LINS
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife, Pe. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Rio; Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Pós-Doutoramento em Filosofia da Educação e Ética – Association for Moral Education; Professora Associada IV do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.

MONIQUE MAIQUES DE SOUZA ALVES REZENDE
Licenciada em pedagogia pela faculdade de educação da UFRJ; mestre em EDUCAÇÃO PELO Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ;

TALITA ADÃO PERINI DE OLIVEIRA
Licenciada em Educação Física pela UFRJ; Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UCB;

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Professora de Educação Física do Instituto Benjamin Constant.

THELMA NUNES TAETS
Licenciada em Música pela Escola de Música da UFRJ; Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Professora de Música da rede municipal e particular de ensino na cidade do Rio de Janeiro/ Ensino Fundamental.