Capa do livro: SENTIDOS E SIGNIFICADOS NAS DIFERENTES PRÁTICAS EM SAÚDE

SENTIDOS E SIGNIFICADOS NAS DIFERENTES PRÁTICAS EM SAÚDE

Autores: Maria José Viana Marinho de Mattos - Sibélius Cefas Pereira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra "Sentidos e Significados nas diferentes práticas em saúde" apresenta o resultado de estudos, reflexões e vivências de um grupo de professores, alunos e egressos do curso de Psicologia da PUC Minas em Poços de Caldas e convidados de outras instituições de ensino.
Trata-se de uma coletânea de temas discutidos que estão estruturados na trajetória dos cursos de saúde da PUC Minas em Poços de Caldas. Assim,os textos se apresentados de modo que o leitor é convidado a transitar por teorias, relatos e vivências que expressam as inquietações e os desafios dos profissionais e pesquisadores da saúde brasileira na atualidade. Apesar de a maioria dos autores ser oriunda do campo da psicologia, as reflexões não se restringem a esse campo.  Assim, há de se observar um desafio de coletar e reunir numa única obra temas bastante diversificados, mas que possui, em sua diversidade, o solo comum da saúde pensada na perspectiva das práticas sociais.
Os autores

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2437-7
DOI: 10.24824/978854442437.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 318
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SENTIDOS E SIGNIFICADOS NAS DIFERENTES PRÁTICAS EM SAÚDE

Autores

RONNY FRANCY CAMPOS
Psicólogo. Pós-Doutor em Psicologia (Aprendizagem e Desenvolvimento) pela USP e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Professor da PUC Minas em Poços de Caldas.

ÂNGELA BORGES DE CARVALHO CAMPOS
Médica. Mestre em Tocoginecologia pela UNICAMP. Supervisora da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas. Professora da PUC Minas em Poços de Caldas.

CAMILA ALVES FIOR
Psicóloga, Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP.

ELLIKA TRINDADE
Doutora, Mestre e Graduada em Psicologia pela FFCLRP- USP. Docente Adjunto IV do curso de Psicologia – PUC Minas Poços de Caldas.

IVÂNIA MARIA HONORATO
Graduada em Psicologia pela PUC Minas Poços de Caldas.

JUCIANE ANGÉLICA MENDES
Graduada em Psicologia pela PUC Minas Poços de Caldas.

SIBÉLIUS CEFAS PEREIRA
Professor do Departamento de Filosofia da PUC Minas, Campus Poços de Caldas, com atuação em diferentes cursos e em interface com distintos campos. Doutor em Ciência da Religião pela UFJF, Mestre em Linguística pela UNICAMP, graduado em Teologia e Letras.

SARAH HELENA DE SOUZA SILVA
Graduada em Filosofia, Pós-Graduada (Especialização lato Sensu) em Filosofia, pela PUCMinas – Campus Poços de Caldas; atuou profissionalmente junto a uma das unidades do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, em Poços de Caldas-MG. O presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação em Filosofia.

GÉRSON PEREIRA FILHO
Doutor em Filosofia e coordenador do curso de pós-graduação em Filosofia da PUCMinas – Poços de Caldas. Foi Secretário Municipal de Promoção Social (2012) órgão responsável pela implantação e supervisão dos CRAS – Centros de Referências da Assistência Social. Foi supervisor e avaliador do presente trabalho de conclusão de curso em pós-graduação em Filosofia, e redigiu o adendo conclusivo final. Agradecemos a apreciação e considerações do Prof. Dr. Ronny Francy Campos, doutor em Psicologia e docente na PUCMInas-Poços de Caldas, pesquisador em Rogers, Foucault e Psicologia Humanista que contribuiu na leitura e sugestões ao texto aqui apresentado.

ALÍRIO FERREIRA PINTO
Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. Tem direcionado seus estudos para o campo da psicologia étnica.

FERNANDA MENDES RESENDE
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG, 2002). Docente do Dpto. de Psicologia da PUCMinas – Campus Poços de Caldas. Foi orientadora da presente monografia de conclusão de curso aqui adaptada, colaborou sobretudo com o arcabouço teórico do trabalho, em torno da Teoria das Representações Sociais.

EDUARDO BORGES DO CARMO
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas campus Poços de Caldas, foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Iniciação Científica da PUC Minas – PROBIC/FAPEMIG.

FERNANDA MENDES RESENDE
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Campus Poços de Caldas.

JACQUELINE FERREIRA PEREIRA
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.

JÉSSICA DO LAGO CRUZ
Psicóloga (PUC-MG - campus Poços de Caldas).

JÉSSICA GOMES BRASIL
Psicóloga (PUC-MG - campus Poços de Caldas).

MARCELA LOPES CAETANO
Psicóloga (PUC-MG - campus Poços de Caldas).

PAOLLA MAGIONI SANTINI
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia (UFSCar) e Professora de Psicologia da PUC-MG - campus Poços de Caldas.

JACQUELINE FERREIRA PEREIRA
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.

REGIANE DE SOUZA QUINTEIRO
Docente e orientadora do presente trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.

CAROLINE BASILLI DE PAIVA
Psicóloga e aluna egressa do Curso de Psicologia da Psicologia da PUC-Minas, campus Poços de Caldas.

IVÂNIA MARIA HONORATO
Psicóloga e aluna egressa do Curso de Psicologia da Psicologia da PUC-Minas, campus Poços de Caldas.

JUCIANE ANGÉLICA MENDES
Psicóloga e aluna egressa do Curso de Psicologia da Psicologia da PUC-Minas, campus Poços de Caldas.

KÁTIA MARIA PACHECO SARAIVA
Doutoranda em Psicologia na PUC-Minas, Mestre em Psicologia Clínica PUC-Rio, Professora do Curso de Psicologia da PUC-Minas, campus Poços de Caldas.

PAULA CARPINETTI AVERSA
ocente do Curso de Psicologia PUC Minas- Campus Poços de Caldas. Formou-se em Psicologia pela USP. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela UNESP-SP. Mestre em Artes pela UNESP (2012) e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação da UNESP/Assis.

NARA PRATTA
Psicanalista, doutora em Linguística pela Unicamp tendo realizado período de estágio na Université de Nice Sophia-Antipolis (PDSE/CAPES). Docente do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/Poços de Caldas.

TIAGO MEIRELLES
sicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/Poços de Caldas.

FRANCISCO ROGERIO DE OLIVEIRA BONATTO
Doutor em Psicologia (USP). Prof. Adjunto IV do Curso de Psicologia e do Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas.

MARIANE CAROLINA LOPES
Bacharel em Psicologia (PUC Minas Campus Poços de Caldas). Psicóloga Clínica.

FERNANDA MORAIS CARDOSO
Graduada em Psicologia pela PUC Campus Poços de Caldas. O presente texto apresenta resultados parciais do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da Profª Maria José Viana Marinho De Mattos.

MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATTOS
Professora Adjunto IV da PUC Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, Cursos de Pedagogia e Psicologia. Doutora pela Faculdade de Educação/UNICAMP. Pós-doutorado em Educação/Currículo, PUC São Paulo. Tem publicações de livros, capítulos de livro, e artigos científicos na área de educação, violência escolar e políticas públicas.

CYLMARA LACERDA GONTIJO
sicóloga, Especialista em Recursos Humanos, Mestre  em Administração. Coordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. Professora da PUC Minas em Poços de Caldas.

DAISIELLY PEREIRA LIMA
Graduada em Psicologia pela PUC Minas campus Poços de Caldas. Pós-Graduada  em Avaliação Psicológica pela PUC Minas em Poços de Caldas.