Capa do livro: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: <br>perspectivas, interfaces e práticas formativas <br>Volume 3

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE:
perspectivas, interfaces e práticas formativas
Volume 3

Autores: Mary Valda Souza Sales

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Sinopse

A partir das pesquisas e estudos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), esta obra põe em destaque a relação entre educação e contemporaneidade, a partir da qual as subjetividades e as interações sociais experienciadas nos contextos de diversidade que são constitutivos da vida humana em sociedade, possam ser demonstradas a partir dos textos aqui apresentados. A percepção dos fenômenos sociais em seus contextos originais e as demandas educacionais de contextos diversos de formação são trazidas à tona nas páginas deste livro. É nessa perspectiva que o volume 3 da Coletânea Educação e Contemporaneidade, com a subtemática “Perspectivas, interfaces e práticas formativas”, discute questões que se constituem e se alimentam “nas relações entre os sujeitos da diferença, entre singularidades, sendo essa a condição de mundanidade e de realidade” (LIMA JR; NOVAES; HETKOWSKI, 2012, p. 47), essenciais para vivermos a contemporaneidade. Composta por três sessões, a obra representa uma pequena parte das inquietações vivenciadas nos estudos, discussões e pesquisas do PPGEduC, demonstrando o entrelaçamento dos objetivos das quatro linhas de pesquisa do Programa (Lpq1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, Lpq2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador, Lpq3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável, LPq4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos) com a proposta do PPGEduC.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2304-2
DOI: 10.24824/978854442304.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: <br>perspectivas, interfaces e práticas formativas <br>Volume 3

Autores

ALINE SANTOS PEREIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Durante os dois últimos anos da graduação esteve envolvida com Projeto Institucional de Iniciação à Docência desenvolvendo atividades física-desportivas para pessoas com deficiência. Atuou com professora de Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

ANA PAULA MENDES MARX
Mestranda em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Graduada em Pedagogia, UNEB (2003). Especialista em Educação, Contemporaneidade e Tecnologias da Comunicação e Informação, UNEB (2007). Bacharel em Segurança Pública, Academia da Policia Militar da Bahia (2012). Pós-Graduada em Política e Estratégia, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em convênio com a Universidade do Estado da Bahia (2015). Atualmente ocupa o posto de Tenente da Polícia Militar da Bahia. Áreas de interesse: Educação, Redes Sociais Digitais e Difusão do Conhecimento.

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal (UNEB/CAPES). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e Doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003).

FABRÍCIO OLIVEIRA DA SILVA
Professor Assistente da UNEB, lotado no campus XVI em Irecê, lecionando Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica. Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017), Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2003), Licenciatura em Letras Vernáculas pela UEFS (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade, e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação), atuando como professor nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação e seminário interdisciplinar de pesquisa.

FERNANDA PRISCILA ALVES DA SILVA

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Mestre em Teologia Faculdade Escola Superior de Teologia (EST). Teóloga de formação. Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Militante social, feminista e atuando principalmente nos seguintes campos e temáticas: prostituição, mulheres, educação, espiritualidade, violência pedagogia e psicologia.

GERUSA CRUZ SOBREIRA
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Gestão e Docência de Processos Educativos pelo Departamento de Educação do Campus XV da UNEB (2013). Integra o Grupo de Pesquisa Violência, Território e Direitos Humanos, vinculado à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e monitorado pelo CNPq. Atuou como Acolhedora na Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, programa do Governo Federal vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-BA, tendo como foco principal do trabalho o enfrentamento à violência de gênero em comunidades quilombolas, ribeirinhas, assentadas, indígenas e rurais (2014). Idealizadora do Projeto de Extensão Pôr do Sol Unebiano (2011) e do Projeto Escola em Cena (2013); Atuou como Agente de Comunicação, projeto vinculado à Assessoria de Comunicação ASCOM/UNEB (2011).

HAMILTON BARRETO QUEIROZ
raduado em Filosofia pela UCSAL, especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB e em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre-RS. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Tem atuado como professor de Filosofia e Sociologia em grandes colégios das redes pública e privada da cidade do Salvador, bem como em algumas faculdades privadas. Atualmente é professor de Filosofia da rede pública de ensino, atuando no Programa de Educação com Intermediação Tecnológica (EMITEC), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação – Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, ensino da língua portuguesa, identidade, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica.

JUCILEIDE SANTOS DE JESUS MORAES
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (2000) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado da Bahia (2002) e em Educação e Tecnologias pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação e Contemporaneidade (2017), linha de pesquisa Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Membro do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais/UNEB e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e (Multi)Letramentos – GEPLET. Campos de atuação profissional e pesquisa: formação de professores, multiletramentos, tecnologias digitais móveis e cibercultura. Coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Salvador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação.

JULIANE COSTA SILVA
Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (2013), Bolsista de Iniciação Científica com o projeto “A leitura às margens da escola”; pela mesma universidade ( 2010 – 2011). Monitora do Proler (projeto de incentivo a leitura) na Universidade do Estado da Bahia (2011-2012). Especialização em Coordenação Pedagógica (2016) pela Faculdade da Lapa (FAEL), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017), Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Atualmente é professora substituta lotada no campus XVI em Irecê, lecionando Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação atuando como professor nos seguintes temas: formação do educador, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, seminário interdisciplinar de pesquisa e estudos de gênero e sexualidade na educação básica.

LIÉGE MARIA SITJA FORNARI
Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo.

LUCIANO SANTOS
ossui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio doutoral no Institut Catholique de Paris-Université de Poitiers (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC); e Professor Visitante na Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Integra o Grupo de Pesquisa Filosofia Moderna e Contemporânea da UFBA. É membro do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de Emmanuel Levinas (CEBEL); sócio fundador da Associação Sul-Americana de Filosofia e Teologia Interculturais (ASAFTI); sócio fundador da Associação Latino-Americana de Filosofia da Libertação; membro da Associação Latino-Americana de Literatura e Teologia (ALALITE). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fenomenologia; Ética da Alteridade; Filosofia da Religião; Filosofia Latino-Americana; Filosofia e Literatura Brasileira.

MARIA HELENA REIS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia/UNEB, com vinculo na Linha de pesquisa II: Educação, Práxis pedagógica e Formação do Educador. Especialista em Gramática e Texto e Metodologia do Ensino Superior, pela UNIFACS. Possui graduação em LETRAS com língua inglesa pelo Centro Universitário Jorge Amado. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO-Docência, Narrativa e Diversidade na Educação Básica, no qual o projeto de pesquisa no mestrado está vinculado. Membro Associado da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica/BIOgraph. Membro da Associação Nacional de Pesquisa/ANPED. Possui experiência com a docência na Educação Básica nos Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante, em instituições de ensino público e privado, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Produção de Leitura e Textos, Gramática e Literatura) e Língua inglesa; EJA; PRONATEC; Exerce serviço voluntário na preparação de alunos/alunas para o ENEM em escola pública (Linguagens e seus códigos – Produção de Leitura e Escrita de textos, gramática e literatura); Interessa-se pelos seguintes temas: formação e identidade docente, narrativas de vida-formação-profissão docente, diversidade, diferenças, ensino da língua materna, produção de leitura e da escrita de textos, e outros.

MARIA OLÍVIA DE MATOS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa – Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação on-line; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

MARLON MESSIAS SANTANA CRUZ
Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Campus XII. Especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação Física Esportes e Lazer pela LEPEL – FACED – UFBA (Universidade Federal da Bahia). Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) UNEB – Campus I. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Regular e Formação de Professores, com ênfase em Educação Física Escolar. Professor Pesquisador do GRUPO AGENTE. Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. UNEB – Campus XII (Guanambi).

MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação – FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial – FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Tem experiência com gestão e construção de sistemas de EAD, produção de material didático e elaboração de cursos, além de formação de formadores e gestão pedagógica de cursos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

MÔNICA SOUZA MOREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, especialização em Neuropsicologia com complementação em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão – IBPEX e mestrado (em andamento) em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Atua como docente efetiva da área de Pedagogia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, onde também atuou como coordenadora do Núcleo Comum – CDNC e coordenadora de campus do subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID/FAPESB. Tem vasta experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem e uso de novas tecnologias educacionais.

NADJA DA CRUZ SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Especialização em Gestão e desenvolvimento de Pessoas pela Fundação visconde de Cairu (2010). Especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estácio de Sá (2017). Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ PPGeduC). Tem experiências na área de Educação e em projetos sociais. Atuou como bolsista FAPESB com o tema relações de poder na escola. Trabalha com temáticas sobre participação e relação da escola com a comunidade. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Salvador e atua como coordenadora no conselho escolar.

NATANAEL REIS BOMFIM
Pós-Doutorado em Geografia, com enfase na Educação e Turismo, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne (2013). PHD em Educação pela Université du Québec à Montréal (2004), com enfase na Didática da Geografia. Mestrado em Educação, na linha de Currículo, pela Universidade Federal da Bahia (1997). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Centro Oeste – UNICENTRO, Guarapuava – PR (1991). Graduado e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1984). Atualmente, é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Educação – Salvador. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, e credenciado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC, ministrando respectivamente os componentes curriculares: Pesquisa em Representações e Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação I e II. Tem experiência na área de Educação, Juventude e Sustentabilidade, pesquisando, principalmente, nessas linhas de investigação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade – GIPRES: Aplicação didática das imagem, Educação Geográfica e Cartográfica, Educação Ambiental e Patrimonial, Representação Socioespacial e Territorialidade, Educação, Cultura e Turismo.

NIVEA SANTANA CERQUEIRA
Professora do Instituto Federal da Bahia; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Educadores, Comunicação e Memória FECOM/PPGEDUC.

OBDÁLIA SANTANA FERRAZ DA SILVA
ossui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2002); Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997); Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV e professora do PPGEDUC, Campus I, Linha de Pesquisa 4: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Atua como membro nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Laboratório de Escritas e Autorias (LABEAU), da Universidade do Planalto Catarinense; Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais (CV), do PPGEDuC/Campus I-UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), o qual desenvolve atividades no âmbito do CV. Tem experiência investigativa na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, plágio, autoria, hipertexto, (multi)letramentos, trabalho colaborativo na Web, ensino de língua materna e formação de professor.

PATRÍCIA ALMEIDA MOURA
Mestre em Educação do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação da Universidade do Estado da Bahia- GESTEC. Membro do grupo de pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC /UNEB. Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Supervisão Escola pelo Instituto Múltiplo e em Politicas Públicas de Gênero e Raça pela UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). Atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Salvador, com lotação na Escola Municipal Gov. Roberto Santos-GRE Cabula.

PRISCILA TEIXEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia: docência e gestão de processos educativos pela Universidade do estado da Bahia – Campus XII (2011), especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias, mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na linha de pesquisa: Formação de Professores e Organização do trabalho pedagógico; Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia na linha: Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é docente da graduação e da e da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo da Universidade do Estado da Bahia Campus XII; pesquisadora no Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) nas Linhas de Pesquisa: 1 – Movimentos Sociais, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos e 2 – Avaliação, Gestão e Políticas Públicas; Membro do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Educação do Campo do Território Sertão Produtivo.

REBECCA MACHADO OLIVEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e pós-graduada (Lato sensu) em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela FACCEBA (2013) e, em Gestão e Coordenação Escolar pela IESCFAC (2017). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professora da Educação Básica na Rede Municipal de Feira de Santana (2016 até o presente momento) e, anteriormente na rede municipal de Salvador (Prefeitura Municipal de Salvador/ 2011-2016), atuando na Educação Infantil desde 2008. Interessada em discutir: Formação de professores, Experiências e memórias autobiográficas do fazer docente.

REGIANE SANTANA DE SOUZA
Mestranda em Educação e Contemporaneidade, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB (2011). Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação do educador – Educação Infantil – Aprendizagem – Ludicidade e Corporeidade.

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
outoranda, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Especialista em Psicopedagogia (UCSAL). Graduada em Pedagogia (UFBA). Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica, sendo que desde 2010, é Gestora de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Estratégias e Práticas Pedagógicas; Planejamento Pedagógico; Currículo; Representações Socioespaciais e Formação Continuada de Professores.

TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA) nos Programas de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/uneb). Atualmente Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.