Capa do livro: EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: <br>interfaces do saber insurgente

EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS:
interfaces do saber insurgente

Autores: Ivonete Barreto de Amorim - Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - Sueli Ribeiro Mota Souza (Orgs.)

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Sinopse

Decorrente de pesquisas efetivadas por professores-pesquisadores dos campos das Licenciaturas em Pedagogia, Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e outras Instituições de Ensino Superior brasileiras, o livro EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: INTERFACES DO SABER INSURGENTE tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas que explicitam no seu bojo questões referentes à educação e suas interfaces com o saber insurgente, tendo como princípio a problematização de novos e fecundos temas no âmbito da educação e suas interlocuções.
A coletânea, composta por dez artigos, apresenta diálogos com o saber insurgente no campo da educação, discorrendo sobre tensões e lutas por direitos que permeiam a educação, como a formação de professores e sua relação com a universidade e escola, sobre perspectivas do desenvolvimento profissional docente, as questões de políticas públicas e inclusão, fracasso e sucesso escolar, questões de gênero e sexualidade e da internacionalização da pesquisa.
Com efeito, a obra EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: INTERFACES DO SABER INSURGENTE representa para o leitor atento um convite à reflexão, com vistas a pensar nos rostos invisibilizados e/ou subjugados pela sociedade, trazendo de forma crítica e propositiva questões da nossa realidade social, política e cultural, através da revelação de contradições, lacunas, tensões e lutas por direitos de vez, de voz e de oportunidades.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2425-4
DOI: 10.24824/978854442425.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: <br>interfaces do saber insurgente

Autores

IVONETE BARRETO DE AMORIM
Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador (PPGFSC). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia- PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e Especialista em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Estágio Pós-Doutoral em andamento pela Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC – Linha de Pesquisa I – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) DEDC/UNEB/CAMPUS XI. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI). Professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) e Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP/UEFS).

SANDRA CÉLIA COELHO GOMES DA SILVA
Doutora em Ciências da Religião (PUC-GO), Mestra em Ciências da Religião       (PUC-GO). Pós-Graduada em Sociologia (UFMG) e História Econômica: Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Estágio Pós-Doutoral em andamento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) – Linha de Pesquisa 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Membro da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM), Conselheira da Sociedade de Teólogos e Cientista da Religião – SOTER (Regional Centro-Oeste). Atualmente é Coordenadora Institucional de Mobilidade e Intercâmbio da Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIEDS – DEDC – Campus XI – Serrinha). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB).

SUELI RIBEIRO MOTA SOUZA
Pós-Doutora pela Università degli Studi di Firenze. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1997). Professora/pesquisadora Titular da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, atuando no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Campus I) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pesquisadora no campo das Ciências Sociais e Educação. Grupos de pesquisas: 1. Educação Desigualdade e Diversidade e 2. Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade – Linhas de pesquisas: Educação; a ressurgência do sagrado; a emergência da alteridade e desigualdades sociais.