Capa do livro: A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES INCLUSIVOS

A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES INCLUSIVOS

Autores: Adriana Gavião Bastos Oliveira

livro impresso
de R$ 39,90 por
livro digital
de R$ 39,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

De forma reflexiva, este texto aborda a questão da formação inicial de professores para a inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, a partir da legislação implementada nos anos de 1996. Pesquisa uma disciplina do curso de Pedagogia que trabalha com a temática que possibilita a construção de saberes docentes para uma prática inclusiva. Foi evidenciado com o estudo a necessidade de rever as metodologias para o desenvolvimento das aulas ofertadas na graduação, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo de abordagens mais ativas no processo de ensinar. A Metodologia da Problematização, perspectiva utilizada para a pesquisa desponta no contexto educacional, colocando o aluno para o centro do processo educativo, por meio da identificação e análise de problemas, visando à elaboração de questões e a busca de informações para ampliar, responder e problematizar a realidade. Sua aplicação inicial foi na Escola de medicina da Universidade McMaster (Canadá) no final dos anos 1960. Utilizou-se como referência o método de casos de ensino da escola de Direito da Universidade de Harvard (EUA) na década de 1920 e da Universidade Case Western Reserve (EUA) nos anos de 1950 para o ensino de Medicina. Os resultados da aplicação na Educação mostram que a disciplina trabalhada nessa perspectiva favorece a construção de conhecimentos teóricos mais articulados com a realidade observada, a compreensão sobre a valorização da implementação do trabalho coletivo nas escolas para a discussão e efetivação de práticas mais inclusivas, a construção de um projeto político mais inclusivo e a inserção de conhecimentos teóricos e práticos com a temática da inclusão desde o começo da formação inicial.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2464-3
DOI: 10.24824/978854442464.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES INCLUSIVOS

Autores

ADRIANA GAVIÃO BASTOS OLIVEIRA
Pedagoga e Psicopedagoga, Mestre em Educação pela PUC de Campinas, Doutora em Educação pela UNESP- Araraquara, atua como coordenadora da Educação Básica, docente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG campus Poços de Caldas e do curso de Psicopedagogia da PUCpcaldas. Desenvolve trabalhos na área de formação de professores e pesquisas  sobre a inclusão no contexto da escola regular e do Pedagogo no espaço  não escolar.