Capa do livro: EDUCAÇÃO, AMBIENTE E APRENDIZAGEM SOCIAL: <br>reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E APRENDIZAGEM SOCIAL:
reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade

Autores: Vânia Maria Nunes dos Santos - Pedro Roberto Jacobi (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro aborda as relações entre educação, ambiente e aprendizagem social promovidas com a formação de professores em contribuição à geoconservação e sustentabilidade. Apresenta de forma compartilhada os processos e produtos resultantes de um estudo de caso com professores da educação básica, comunidade, gestores públicos e pesquisadores de diferentes instituições. Teve por referência o projeto Geoparque Ciclo do Ouro, em contribuição ao seu processo de implantação no município de Guarulhos-SP. A participação, envolvimento e negociação de diferentes atores sociais e seus interesses no processo de geoconservação - multi stakeholders - são importantes para a construção de formas inovadoras de gestão e governança local. No processo de governança ambiental, destaca-se a importância da aprendizagem social. Seus referenciais inserem-se nas práticas socioambientais educativas de caráter colaborativo e contribuem na construção de uma nova cultura de diálogo, participação e corresponsabilização. Base para a aprendizagem da cidadania, a aprendizagem social implica em (re)conhecer o lugar/ambiente e aprender na e da realidade socioambiental com metodologias participativas. Nesse contexto, o ensino em Geociências na perspectiva da aprendizagem social contribui tanto para o estudo do lugar/ambiente como para o desenvolvimento de práticas socioeducativas sensibilizadoras e propiciadoras de uma sintonia fina entre conhecimento e cidadania para geoconservação e sustentabilidade. Nossa expectativa é a de as reflexões e possibilidades aqui apresentadas mostrem a complexidade que envolve a temática abordada, bem o necessário diálogo interdisciplinar capaz de relacionar educação e ambiente em uma nova perspectiva.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2561-9
DOI: 10.24824/978854442561.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E APRENDIZAGEM SOCIAL: <br>reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade

Autores

VÂNIA MARIA NUNES DOS SANTOS
Socióloga. Mestre em Educação (Faculdade de Educação da USP). Doutora em Ciências (Instituto de Geociências da UNICAMP). Pós-Doutora em Educação (Faculdade de Educação da USP). Pós-Doutora em Ciência Ambiental (Instituto de Energia e Ambiente da USP). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Professora colaboradora em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Mineralogia e Petrologia) na linha de Patrimônio Geológico Natural e Construído do Instituto de Geociências da USP. Pesquisadora dos seguintes núcleos: Grupo de Estudos de Governança Ambiental - GovAmb (Instituto de Energia e Ambiente da USP) e  Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo - GeoHereditas (Instituto de Geociências da USP). Consultora em programas de educação ambiental e formação de professores.

PEDRO ROBERTO JACOBI
Sociólogo. Professor Titular. Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental e Divisão Cientifica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - DCGCTA/IEE/USP. Coordenador do Grupo de Estudos de Governança Ambiental - GovAmb (Instituto de Energia e Ambiente da USP). Editor de Ambiente e Sociedade.