Capa do livro: MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: <br>interação multidisciplinar numa perspectiva espacial

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO:
interação multidisciplinar numa perspectiva espacial

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Sônia Maria Teixeira Machado - Adriana Correia de Oliveira - Benedito de Matos Souza Junior - Elaine Cristina Rodrigues do Prado - Lourdes Kalck Marques (Orgs.)

A obra é um audacioso projeto autônomo de extensão a pesquisa científica de sete estudiosos, pesquisadores e simpatizantes da Geografia com convite estendido a professores das mais diversas áreas e níveis da educação, para colaborarem nos capítulos. A busca foi por compreender a dinâmica espacial da educação. Ora se traz a Formação Continuada, ora a Leitura, ora a Inclusão, ora outros temas que tratam da Educação Ambiental de uma forma consciente. Em função da quantidade de disciplinas e cursos ofertados nas faculdades e universidades, a multidisciplinariedade é uma necessidade transparente no século XXI. A formação continuada de professores é uma fonte de inspiração para mapear a concepção dos mesmos sobre a necessidade de se estudar e disseminar a produção do conhecimento. A Geografia moderniza-se neste sentido, trazendo para si à responsabilidade de espacializar a influência da educação na atitude e ações humanas quanto a Natureza, uma vez que o objetivo é melhorar as condições da vida humana e harmonizá-la com a fauna e flora. Focalizam-se nesta obra os fenômenos negativos que, por meio da Educação, são possíveis de serem, no mínimo, minimizados pela mudança de atitudes, quanto a ações humanas. Isto é possível por meio de um sistema educacional mais ativo. A orientação maior durante toda a pesquisa e organização dos capítulos deste livro foi da Professora Universitária e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG-UNIR) — Mestrado e Doutorado e pesquisadora da Embrapa/RO, Dra. Marília Locatelli (qual partiu deste plano espiritual em 11/05/2018 — a obra já estava finalizada).

Impresso
de R$ 77,04 por
R$ 59,26
Digital
de R$ 77,04 por
R$ 53,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2542-8
DOI: 10.24824/978854442542.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: <br>interação multidisciplinar numa perspectiva espacial

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

ADRIANA CAMARGO DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Unidade de Ensino Superior para Amazônia – UMESAM. Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, com ênfase em psicologia educacional pela Faculdade de Santo André, Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA
Mestre, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Membro do GEPGÊNERO/UNIR e da APECs-Brasil. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

APARECIDA DOS SANTOS SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Vale do Paraiso.

BEATRIZ WOLFGRANN MESQUITA MENESES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Normal Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Atualmente é professora na área de Educação séries iniciais.

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Licenciatura em andamento em Geografia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização Lato Sensu em andamento em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2017- / FAP) e em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED; Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro fundador do Grupo de Estudos GeoContábeis.

CAMILA PÁMELA DA COSTA
Pedagoga com habilitação em séries iniciais pela Faculdade de Rondônia; Tem experiência na área da educação infantil ao ensino fundamental, com ênfase em Gestão, Supervisão e Orientação escolar; Cursando Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Possui curso de tutoria em EAD.

CARLA SILVEIRA DE ARRUDA
Mestranda em Geografia, na Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (02/2015 - 01/2018). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Rolim de Moura - FAROL (2012). Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2010). Integrante do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA/UNIR). Vice-coordenadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil). Colaboradora da Sociedade Civil na mobilização para implementação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado, em Rondônia (CBH-RBC-RO). Experiência em articulação para a Gestão de Recursos Hídricos junto aos membros representativos da Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado/RO.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia -UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) - UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR XIMENES
Doutoranda em Geografia (2018-) pela UNIR. Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2016); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil). Membro do LABICART/UNIR. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro do Grupo de Estudos GeoContábeis. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDINEI DA ROSA
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Bacharel em Administração – Faculdades Integradas de Cacoal (2009. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Membro Fundador – APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos). Professor Universitário. Atualmente professor do PRONATEC no SENAC/RO.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional - Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016.

CLEBER COSTA MAXIMIANO ROCHA
Especialista em História regional pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Licenciatura em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, 2015). Professor de História – Secretaria Estadual de Educação SEDUC/RO.

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai (2016-). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLEUSA FERREIRA DOS SANTOS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – UNADES (Paraguai).

CLODOALDO MATTOS DA SILVA
Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno/RO FAP. Graduado em Psicologia, Bacharel Psicologia, pela Faculdade de Pimenta Bueno/RO – FAP (2016); Extensão em Ludoterapia: O brincar como linguagem da criança (2016); Extensão em O papel do psicólogo no contexto da Cirurgia Bariátrica (2017); em Avaliação Psicológica da Personalidade – Teste Palográfico (2017), pela CIAP. Professor Tutor no Curso I Etapa de Agente Comunitário de Saúde – ACS em Pimenta Bueno/RO nas matérias de Trabalho em Equipe; Humaniza SUS; ACS no Controle e Cuidado com Idoso; ACS no Controle da Saúde Mental; ACS no Controle do Uso de Álcool e outras Drogas; ACS no controle da Prevenção da Violência no CETAS em Pimenta Bueno/RO em (2017); Atualmente Psicólogo Clínico na linha Humanista ACP na Clínica Santa Rita,

DAMARIS LUCHTENBERG GOMES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialista em Psicopedagogia e Ciências da Educação

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010).

DIEGO BARBOSA GARCIA
Possui graduação em análise e desenvolvimento em Sistema de Informação pelas Faculdades Integradas de Cacoal UNESC (2010), Pós-Graduado em Segurança em Redes de Computadores e Programação Web e Dispositivos Móveis. Docente no SENAI/Cacoal/RO, na área de Tecnologia.

EDSON THOMAZIN
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação - Faculdade de Pinheiros (FAP), 2016. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO PRADO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2009) Especialista em Coordenação Pedagógica (2013). Atualmente é professora da Coordenação Regional de Ensino de Cacoal e também professora na Escola Fundação Bradesco de Cacoal.

ELAINE FERNANDES BARBOSA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Pedagoga.

ELIETE DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

ELISANGELA DOS SANTOS LEAL
Bacharel em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

FRANCIÉLI DA SILVA TOLEDO
Mestranda cursando Mestrado em Ciências da Educação pala Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialista em Libras pela Faculdade de Nanuque – FANAM. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, pós.

FRANCISCO RIBEIRO NOGUEIRA
Mestrando em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018-). Especialista em Finanças Corporativas pela PUC-Rio (1999). Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (1998). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR.

GABRIEL EDIU DOS SANTOS PEREIRA
Mestrado em Geografia pela Fundação Universidade Estadual de Rondônia – UNIR. Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2013). Graduado em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus de Umuarama (2007).

GILCELI CORREIA DE OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia e mestrado em andamento em Geografia pela Fundação Universidade de Rondônia – UNIR, especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.  Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Pesquisadora vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

GRACIANE BERGAMASCHI ARAUJO NETO
Especialista em Gestão do Setor Público pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIR. Atualmente é Gerente do Departamento de Gestão Orçamentária e Contábil da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ministro Andreazza, RO e Docente na Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

IRACYLENE PINHEIRO DA SILVEIRA
Mestre em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Afirmativa de Cuiabá. Gestora do Programa de Educação Ambiental “Preservar e Conservar é Dever de Todos” na empresa Hidroluz Centrais Elétricas LTDA, professora da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED e EAD-FACIMED; do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar. Conselheira do CRH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

ISAÚRINA ISAURA DE ARAÚJO
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

JOSÉ SÉRGIO SANTOS CARDOSO
Mestrando em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialista em Auditoria e Perícia Fiscal Contábil pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2013). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (2008).

JUANDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA SOUZA
Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Bacharel em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em “agroindústria”.

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIENE HENBLER FELISBERTO QUARESMA DE ARAUJO
Especialização em Psicopedagogia (2016) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

LUCIMAR DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciencias da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP) – 2016; em Matemática - Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil. 2015; em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional - Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2013; em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2011. Licenciatura em Matemática pela Fudação Universidade do Tocantins – UNITINS (2010).

MARCILENE RIBEIRO VIEIRA
Bacharel em Ciencias Contábeis pela FANORTE/Cacoal (2017).

MARCILENE RODRIGUES DA SILVA SOUZA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP/2007). Graduação em Pedagogia em séries iniciais pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

 

MARIA ALZENIRA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Licenciatura plena em pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, especialização em Gestão Orientação e Supervisão Escolar e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

MARIA DAS DORES GOMES GUAITOLINI
Formação Pedagógica com ênfase em Supervisão Escolar (1990) pela Faculdade de Cacoal (FEC); Especialização em: Gestão Escolar (2002) pela Fundação Universidade de Rondônia – UNIR; Gestão Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP/RO; Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP/ES.

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA
Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG-PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO. É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de geografia, gênero e sexualidades ibero latino – americana – reggila.

MARIA MADALENA LEMES MENDES MOREIRA
Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduação em Normal Superior pela Faculdade Educacional da Lapa (2008). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL (2010). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAROL (2010). Bacharel em Psicologia pela FAROL (2015). Orientadora educacional.

MARIA VALDELICE DA SILVA FERREIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

MARÍLIA LOCATELLI
Ph.D. em Ciência do Solo – North Carolina State University (2000) – reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil), como Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, em 2007. Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1984); Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), e Pesquisadora da EMBRAPA, professora do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da UNIR; professora de tempo parcial da Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia (FARO).

MARTA DA SILVA MALAQUIAS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

MIRIAN PEREIRA SUAVE
Mestranda em GEOGRAFIA – Universidade Federal de Rondônia UNIR-PPGG/2017. Professora SEDUC/RO. Vinculada ao Laboratório de pesquisa: GETGA/LAGET/UNIR. Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia. Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2016); Especialização em Processamento das informações geográficas na gestão ambiental. (Carga Horária: 360h) pela Faculdade Rolim de Moura, FAROL, Brasil. Graduação em Geografia pela UNIR.

NEIY SOLANGE DE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993). Atualmente (2017-2018) é Coordenadora Regional de Educação - Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

NOELMA GUAITOLINI GONÇALVES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Mídias na Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2012); Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Nanuque (2014); Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP/RO (2011), especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2016); Gestão da Educação: habilidade em Adm, Supervisão, Inspeção Escolar pela Faculdade de Nanuque (2015); e Metodologia da Língua Portuguesa e Educação Matemática nas Séries Iniciais pela Faculdade de Pimenta Bueno(2011). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Tecnóloga em Gestão Ambiental pela UNOPAR.

NÚBIA DÉBORA ARAUJO CARAMELLO
Doutorado em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona UAB – Cataluña / Espanha (2014-2017). Mestre em Geografia pela Fundação (2010/UNIR), Graduada em Geografia (2004/UNIR) e em Pedagogia (2006/UNIR), pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental (2006) pela Faculdade de Rolim de Moura FAROL – RO. Investigadora convidada do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA/UNIR) atuando na linha de pesquisa gestão ambiental. Integrante do Grupo de Pesquisa Água, Território e Sustentabilidade - (UAB/Espanha). Pesquisadora de instrumentos tecnológicos e metodológicos que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Trabalha tendo por base do diálogo geográfico os conceitos de Geomorfologia Ambiental, História Ambiental, Metabolismo Socioambiental, Cambio Ambiental Local e Gestão de Recursos Hídricos. Profissionalmente atua como Professora em todos os níveis de educação. Como pesquisadora voluntaria é coordenadora é idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Membro do Conselho da Associação de Pesquisadores Polares e dos Mares em Início de Carreira. – APECS-Brasil, também é colaboradora regional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrografia.

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros).

PAULO THOMAZIN NETO
Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2017). Graduando em Biomedicina pelo Instituição de Ensino Superior de Cacoal. Especializando em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Especializando em Hematologia Clinica e Banco de Sangue pela Faculdade Santo André.

QUELTON MACEDO DA SILVA
Graduado em Geografia pela FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes.

RAQUEL ZANOTELLI SOARES
Especialização na Universidade Cândido Mendes: Ensino da física; Licenciatura em Física pela Faculdade de educação e meio ambiente – FAEMA. Ariquemes, RO.

RICARDO PEREIRA DE SOUSA
Cursando Engenharia Elétrica pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR.

ROGÉRIO ANTÔNIO CARNELOSSI
Graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Rondônia (2003), com especialização em Gestão de Empresas (2004); Especialização em Auditoria Contábil (2006), ambas pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP. Servidor de carreira no cargo de auditor de controle interno na Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno RO, atualmente atuando como Controlador Geral do Município de Pimenta Bueno e docente na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED.

ROSANA DE OLIVEIRA NUNES NETO
Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá/MT, e Gestão Escolar pelo IVE – Instituto Varzeagrandense. Várzea Grande/MT. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1995). Coordenadora Pedagógica dos cursos da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED).

ROSÂNGELA BORGES CRUZ PEREIRA
Especialista em Gestão Orientação e Supervisão pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2017). Licenciatura Plena em Pedagogia – Habilitações em Magistério Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2008), pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2009).

ROSILAINE ROSA
Mestranda em Ciências da Educação pela Unidade de Ensino Superior para Amazônia – UMESAM.

RUTH SANTANA DE OLIVEIRA MACHADO
Especialista em Ensino das Ciências e matemática (Química Física e Biologia) Faculdade de educação e meio ambiente – FAEMA; Licenciatura em Física pela – FAEMA. Ariquemes, RO.

SARA ZANOTELLI SOARES
Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciatura plena Letras/Inglês pela Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

STEFANY MARCELLI CORADI DE OLIVEIRA
Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED pela Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, bacharelando em Enfermagem pela FACIMED.

TALITA DA SILVA TOLEDO
Cursando Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

TÂNIA OLINDA LIMA
Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2014), Campus de Presidente Médici – Rondônia. Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Área de concentração: Ambiente e Território na Pan-Amazônia – Linha de Pesquisa: Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental – PMG.

TATIANA REGINA ARAUJO XIMENES
Licenciatura em Biologia pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FINCA. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

UEVERTON HENRIQUE DE CASTRO XIMENES
Bacharelando em Engenharia civil (2014-) pelo Instituto de ensino superior do Acre – IESACRE. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar; do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI
Mestranda em Ciências Da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.

VANESSA RODRIGUES DO PRADO MORAES
Possuo Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC – RO com registro no CORECON – 709/RO e Especialização em Didática do Ensino Superior, pela Faculdade de Ciências Biológicas de Cacoal – RO – FACIMED.

VERA LÚCIA KOCHEN
Especialista em: Língua Portuguesa, Linguagem e Arte pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA; Supervisão, Orientação e Gestão escolar pela Faculdade Santo André; Linguística e Literatura pela Faculdades de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO; Mídias na Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Licenciatura em Letras/Português pela UNIR.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.