Autores: Nilce Fátima Scheffer, Eliziane Comachio, Danuza Cenci (orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2402-5
DOI: 10.24824/978854442402.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUCIA MENONCINI
Mestre em Matemática e Computação Científica. Atualmente é Professora titular da Universidade Federal da Fronteira Sul e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul.
MÉRICLES MORETTI
Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Doutor em Educação Matemática - Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo I (1992)). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2008-2009). Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp (1979). Licenciado em Matemática - UFSC (1977). Pesquisador na área de Educação Matemática com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática. Editor da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa - GPEEM. Professor Pesquisador do CNPq.
DANUZA CENCI
Graduada em Ciências Econômicas, com experiência na área de Economia. Está cursando licenciatura em matemática pela universidade federal da fronteira Sul, membro do Grupo de pesquisa Tecnologias da informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática, e atualmente é bolsista FAPESC.
NILCE FATIMA SCHEFFER
Mestre e Doutora em Educação Matemática. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul. É membro da Comissão de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC, além de participar de Comitês Editoriais de algumas revistas especializadas da área. É Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da UFFS e Coordenadora do GT 6 da SBEM - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância.
ELIZIANE COMACHIO
Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática, membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, matemática e Educação Matemática da UFFS, e atualmente é bolsista da FAPESC.
ANGÉLICA ELIS HEINECK
Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática e membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, matemática e Educação Matemática da UFFS.
TARCÍSIO KUMMER
Pós doutor pelo PPGECT e doutor em Ciências Pedagógicas e em Educação Científica e Tecnológica. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul.
PEDRO AUGUSTO PEREIRA BORGES
Pós-doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo PPGECT/UFSC, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela UNICAMP e mestre em Matemática pela UNIJUI, licenciado em Matemática pela UNIJUI. Trabalhou por vários anos na UNIJUI e atualmente, atua como professor e pesquisador na gradação e no PROFMAT da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó além de ser membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem interesse e experiência na investigação de processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
VITOR JOSÉ PETRY
Doutor em Matemática Aplicada e mestre em Modelagem Matemática. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul.
ROSANE ROSSATO BINOTTO
Doutora e mestre em Matemática. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul e membro do grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul.
RENATA CARDOSO BARBOSA
Acadêmica de Licenciatura Plena em Matemática, é Bolsista CAPES do Programa de Iniciação a Docência (Pibid) e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática.
MARCELO ALMEIDA BAIRRAL
Pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey (EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012), doutor em Educação matemática (Universidade de Barcelona). Atualmente é professor do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT/UFRRJ). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas das TIC em Educação Matemática (Gepeticem).
MARIA ARLITA DA SILVEIRA SOARES
Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem de Matemática.
DIENIFER DA LUZ FERNER
Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Pesquisa matE² - Educação e Educação Matemática.
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.
TANISE PAULA NOVELLO
Doutora em Educação Ambiental e mestre em Educação Ambiental. Atualmente é professora da FURG vinculada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), professora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e membro da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).
DANIEL DA SILVA SILVEIRA
Doutor e mestre em Educação em Ciências. Atualmente é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências EaD, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Socias (CEP-CHS) e também do Comitê de Extensão da FURG. Integra o Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) da FURG, bem como a Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, vinculada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
DÉBORA PEREIRA LAURINO
Doutora em Informática na Educação e mestre em Ciências da Computação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG).
IZABEL GIOVELI
Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática e formação de professores.
DANUSA DE LARA BONOTTO
Doutora em Educação em Ciências Matemática, na Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente dos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua como professora no ensino superior, na Universidade Federal da fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior e formação inicial e continuada de professores.
RÚBIA BARCELOS AMARAL-SCHIO
Rúbia Barcelos Amaral-Schio e? licenciada em Matema?tica, mestre e doutora em Educação Matemática pela Unesp (Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro). É pós-doutora pela NCSU - North Carolina State University. No momento é professora do Departamento de Educação Matemática e do PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp. Atua como colaboradora junto ao PECIM - Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Há 20 anos pesquisa na área de Geometria e tecnologia, relacionando-as com relevantes temáticas como a formação de professores, Educação a Distância e, nos últimos anos, com foco nos livros didáticos. Tem participado de vários congressos nacionais e internacionais, bem como publicado livros, capítulos de livros, artigos e trabalhos em anais de eventos, além de compor o corpo editorial de revistas e comitês científicos.
MIGUEL RIBEIRO
Miguel Ribeiro e? licenciado em Matema?tica (ensino de) pela universidade da Beira Interior e Mestre em Matema?tica pela Universidade de Coimbra (Portugal). E? Mestre e Doutor em Educac?a?o Matema?tica pela Universidade de Huelva (Espanha). Atualmente e? professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E? atualmente membro do Comite? Internacional (IC) do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) em representac?a?o do Brasil e Co-Chair do IPC do Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 11). É coordenador do grupo de pesquisa e formação CIEspMat e tem como principais interesses de pesquisa o Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matema?tica desde a Educac?a?o Infantil, incluindo o formador de professores e tarefas para a formac?a?o de professores.