
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores: Rosa Cristina Porcaro (org.)
Sinopse
Neste livro, foram reunidos alguns artigos que resultaram de estudos desenvolvidos sobre a Educação de Jovens e Adultos nas escolas do município de Viçosa e no Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa. Para uma melhor organização do estudo, o livro foi dividido em tres partes:
- A Parte 1 - A EJA nas escolas de Viçosa, que traz três artigos: o primeiro aborda uma análise comparativa entre os currículos das escolas e o que estabelecem as leis de ensino para esta modalidade. O segundo artigo trata das metodologias de ensino desenvolvidas nas turmas de EJA das escolas de Viçosa. O terceiro artigo discute a realidade dos educandos com deficiência ou necessidades especiais na educação de jovens e adultos do município.
- A Parte 2 - A EJA no Sistema Prisional, que traz quatro artigos: o primeiro faz uma reflexão sobre o papel da escola no Sistema Prisional, as implicações da reclusão na vida do estudante preso e os motivos destes buscarem ou abandonarem os estudos. O segundo artigo apresenta os projetos de ressocialização da Escola Prisional de Viçosa, identificando desafios e contribuições destes para o processo de ensino. O terceiro artigo discute a formação do educador da EJA Prisional, apontando desafios desta. O quarto artigo traz um estudo sobre EJA e Diversidade, propondo uma visão mais humanista sobre a EJA Prisional.
- A Parte 3 - A EJA no Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa, que traz três artigos: o primeiro resgata os trinta anos do Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa. O segundo discute o processo de evasão neste Núcleo. O terceiro aborda anseios, motivações e realidade de vida dos educandos deste.
- A Parte 1 - A EJA nas escolas de Viçosa, que traz três artigos: o primeiro aborda uma análise comparativa entre os currículos das escolas e o que estabelecem as leis de ensino para esta modalidade. O segundo artigo trata das metodologias de ensino desenvolvidas nas turmas de EJA das escolas de Viçosa. O terceiro artigo discute a realidade dos educandos com deficiência ou necessidades especiais na educação de jovens e adultos do município.
- A Parte 2 - A EJA no Sistema Prisional, que traz quatro artigos: o primeiro faz uma reflexão sobre o papel da escola no Sistema Prisional, as implicações da reclusão na vida do estudante preso e os motivos destes buscarem ou abandonarem os estudos. O segundo artigo apresenta os projetos de ressocialização da Escola Prisional de Viçosa, identificando desafios e contribuições destes para o processo de ensino. O terceiro artigo discute a formação do educador da EJA Prisional, apontando desafios desta. O quarto artigo traz um estudo sobre EJA e Diversidade, propondo uma visão mais humanista sobre a EJA Prisional.
- A Parte 3 - A EJA no Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa, que traz três artigos: o primeiro resgata os trinta anos do Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa. O segundo discute o processo de evasão neste Núcleo. O terceiro aborda anseios, motivações e realidade de vida dos educandos deste.
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2427-8
DOI: 10.24824/978854442427.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
ROSA CRISTINA PORCARO
Licenciada em Pedagogia pela UFV. Mestra em Extensão Rural pela mesma instituição. Possui especialização em Supervisão Pedagógica pela PUC-MG. Doutora em Educação pela UFMG. É professora da UFV nas áreas de Gestão Escolar e de EJA. Areas de interesse: Gestão Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Formação de educadores de jovens e adultos. Coordena o Núcleo de Educação de Adultos da UFV. Membro do Conselho Municipal de Educação de Viçosa-MG e da Comissão de Construção de uma Proposta Pedagógica para a EJA da Rede Municipal de Viçosa. Parceira na alfabetização de idosos do Programa Municipal da Terceira Idade e na Inclusão Digital de jovens do Programa Jovem de Futuro do município. Coordena o Projeto de Letramento da aluna com deficiência auditiva do curso de Educação do Campo da UFV.
Licenciada em Pedagogia pela UFV. Mestra em Extensão Rural pela mesma instituição. Possui especialização em Supervisão Pedagógica pela PUC-MG. Doutora em Educação pela UFMG. É professora da UFV nas áreas de Gestão Escolar e de EJA. Areas de interesse: Gestão Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Formação de educadores de jovens e adultos. Coordena o Núcleo de Educação de Adultos da UFV. Membro do Conselho Municipal de Educação de Viçosa-MG e da Comissão de Construção de uma Proposta Pedagógica para a EJA da Rede Municipal de Viçosa. Parceira na alfabetização de idosos do Programa Municipal da Terceira Idade e na Inclusão Digital de jovens do Programa Jovem de Futuro do município. Coordena o Projeto de Letramento da aluna com deficiência auditiva do curso de Educação do Campo da UFV.
THAÍS DE SOUSA E SOUZA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Atuou como bolsista e voluntária no Programa de Extensão “Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência - Programa Casa das Mulheres”; como monitora no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), com alfabetização de jovens, adultos e idosos, e como bolsista e voluntária em Projeto de acompanhamento pedagógico e letramento de uma aluna surda da UFV. Membro fundadora da Cátedra Paulo Freire da UFV. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Currículo Escolar; Cotidiano Escolar; Educação Especial; Formação Humana; Políticas e Práxis Sociais.
ANDRÉIA ANDRADE MORAES MASSENSSINI
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como monitora voluntária no Projeto de Extensão: “Clicando na tela, acessando a aprendizagem” - APAE de Viçosa. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Supervisão Escolar e Cotidiano Escolar.
REGIANE R. PEREIRA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como monitora no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) da UFV, com alfabetização de jovens, adultos e idosos. . Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Supervisão Escolar.
EDUARDA FERREIRA RAMOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Durante a graduação, atuou como bolsista no PIBID. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Supervisão Escolar.
KARINA DOS ANJOS MACEDO COSTA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Pós graduanda em Ciências da Religião e Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em deficiência intelectual e múltipla, pela Prominas. Durante a graduação, atuou como estagiária de apoio a um aluno autista. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Supervisão Escolar.
LIDIANE APARECIDA INÁCIO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Durante a graduação, atuou como monitora no Núcleo de Educação de Adultos (NEAD), com alfabetização de jovens, adultos e idosos. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Supervisão Escolar.
ALICE BATISTA PROFETA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Supervisão Escolar.
EDILENE PEREIRA GUIMARÃES
Mestra em Economia Doméstica pela UFV. Bacharel em Economia Doméstica e Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Especialização em Gestão de Políticas Públicas, com foco em Gênero e Raça, pela UFV. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto “O Cotidiano dos Familiares das Vítimas de Violência na cidade de Viçosa”. Participou do Grupo de Pesquisa GERAR: Grupo de Estudos Rurais - Agriculturas e Ruralidades, no Departamento de Economia Rural, na UFV. Atuou como monitora no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) da UFV, com alfabetização de jovens, adultos e idosos.
JÉSSICA DE FREITAS LOPES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra em Educação pela mesma instituição. Atuou como voluntária e bolsista no NEAd (Núcleo de Educação de Adultos) com alfabetização de jovens, adultos e idosos; atuou com oficinas artístico-pedagógicas e metodologias voltadas ao contexto da arte. Atualmente, é professora de Artes no Centro Educacional Pró-Efeito (Viçosa-MG).
APARECIDA DAS GRAÇAS SILVA FELÍCIO OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa. Durante a graduação, atuou como monitora no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), com alfabetização de jovens, adultos e idosos. Atuou como educadora da EJA no Instituto Vida de Viçosa. Atualmente, é Professora da Educação Básica na rede estadual. . Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Supervisão Escolar.