Capa do livro: CARTAS PEDAGÓGICAS: <br>estratégias didáticas revisitadas para novos tempos

CARTAS PEDAGÓGICAS:
estratégias didáticas revisitadas para novos tempos

Autores: Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (org.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Escrever cartas à mão tem sido uma experiência esquecida nos últimos tempos em função dos avanços da tecnologia e outras formas de comunicação. A proposta da disciplina “Formação de Educadores e Ação Docente” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá possibilitou a docentes, discentes da  pós-graduação e alunos destes estudantes, a produção da escrita de cartas como recursos didáticos de avaliação da disciplina. As cartas como instrumentos didáticos avaliativos possibilitaram aos alunos expressarem seus sentimentos, subjetividades e reflexões sobre o papel do professor na atualidade. O livro abrange professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior e Instituições Públicas e Organizações Não Governamentais que atendem crianças que realizam tratamento de saúde e participam de projetos educacionais.  Os textos apresentam diferentes pesquisas de campo e múltiplas estratégias produzidas nas cartas e desenhos sobre o que é ser professor.  Os livros-cartas de Paulo Freire e de Zigmunt Bauman contribuíram para reflexões sobre os processos didáticos de educar através de ações humanizadas, amorosas, políticas e reflexivas na atualidade. As ideias do livro, os artigos e as pesquisas foram discutidas e compartilhadas, ao longo da disciplina, em processos conjuntos de construção de conhecimentos e saberes. As cartas pedagógicas mostraram-se recursos didáticos expressivos para avaliação do conhecimento e reflexões sobre educação.     

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2482-7
DOI: 10.24824/978854442482.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CARTAS PEDAGÓGICAS: <br>estratégias didáticas revisitadas para novos tempos

Autores

ERCÍLIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE PAULA
Professora Adjunta do quadro efetivo do Departamento de Teoria e Prática da Educação e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Membro do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e Adolescente – PCA – UEM. Maringá-Paraná.

UARA ALEXANDRE DOS SANTOS
Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Aluna do curso de Pós Graduação em Especialização em Educação Infantil, pela UEM; Formada em Pedagogia pela UEM; Participante dos grupos de estudos: GENTEE/OPM e GEFOPEEI. Participante do Fórum GT PIRAPÓ/FEIPAR/MIEIB; Professora no Ensino Fundamental I, na Escola Municipal na rede pública da cidade de Paranavaí.

EDIVANA GOMES SEVERINO ANTUNES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Maringá e Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

SILVIA MARA DA SILVA
Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Maringá e Pedagoga da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Maringá.

MONIQUE DE OLIVEIRA DA SILVA RODRIGUES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR e professora da prefeitura de Maringá.

FERNANDA CRISTINA BASSETTO MONTEIRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá- UEMPR e Professora da Rede Pública de Ensino do Paraná.

TANIA DOS SANTOS ALVAREZ DA SILVA
Professora Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR.

ELIANE DA SILVA JATOBÁ
Mestranda do Mestrado Profissional de História da Universidade Estadual de Maringá e Professora de História da Rede Pública do Paraná.

DELI VIEIRA SILVEIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Formada em Pedagogia, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná – FAINSEP/PR. Bacharel em Administração pela Faculdade Unissa de Sarandi-UNISSA/PR. Pedagoga e Professora da Educação Profissional nos cursos técnicos em Administração e Recursos Humanos (subsequentes) na Rede Pública Estadual do Paraná.

JOÃO LUIZ GASPARIN
Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM – PR.

FÁBIO DE OLIVEIRA CARDOSO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR e Professor de História da rede pública do Estado do Paraná.

GIOVANI GIROTO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e Professor de Filosofia da Rede Particular de Ensino de Maringá.

VIVIANE MARTINS DE SOUZA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e Professora de Geografia do Instituto Federal do Paraná – Campus Goierê.

LAÍS BASTOS MARCHESONI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR e Professora da Rede Pública do Estado do Paraná.

ELSA MIDORI SHIMAZAKI
Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR.

ROSA MARIA RODRIGUES BARROS
Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Adventista Paranaense (IAP); Especialização em Educação a Distância e as novas tecnologias educacionais pela UNICESUMAR; Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Consultoria em Formação Continuada de Professores e Pedagogia a Distância. Supervisora de Estágio no curso de Pedagogia na Faculdade Adventista Paranaense.