Capa do livro: RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS CURRICULARES: <br>reflexões em contextos educacionais e de formação de professores

RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS CURRICULARES:
reflexões em contextos educacionais e de formação de professores

Autores: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (Org.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A docência nos diferentes níveis de ensino tem suas especificidades apontadas por inúmeros estudos e a necessidade de formação profissional para o magistério se constituiu um tema já assumido pelas Instituições de Ensino Superior. Da mesma forma, há uma demanda cada vez maior quanto à implementação de inovações curriculares que respondam às solicitações atuais da educação. Nas práticas educativas vivenciadas até então e socializadas em diferentes espaços pelos protagonistas das licenciaturas da UFSCar Campus Sorocaba, as concepções e experiências mostram-se suficientemente ricas para fomentar um aprofundamento das discussões sobre as necessidades comuns e as alternativas encontradas por cada curso no tocante ao processo de iniciação dos graduandos na prática docente, especificamente nos estágios curriculares, nas atividades relacionadas ao PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e às possibilidades de estreitamento entre universidade e escola de Educação Básica. As vivências que aproximam os estudantes dos professores em serviço e viabilizam um trabalho integrado tem evidenciado demandas formativas e, sobretudo, explicitado o potencial da troca de saberes para a constituição da profissionalidade docente e nessa perspectiva a criação de um laboratório interdisciplinar se apresentou como uma proposta significativa para a formação de professores da Educação Básica e como uma oportunidade de investimento no conhecimento do conteúdo e reflexão sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a ser ensinado. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores e tem como foco os recursos didáticos e materiais curriculares na interface com a pesquisa e a formação de professores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições teóricas e metodológicas, assim como relatar experiências vivenciadas por alunos dos cursos de graduação desencadeadas em virtude da disciplina Tópicos em Recursos Didáticos oferecida aos cursos de Licenciatura na interface com o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2271-7
DOI: 10.24824/978854442271.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS CURRICULARES: <br>reflexões em contextos educacionais e de formação de professores

Autores

ANA LUCIA DE CASTRO OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Atualmente, mestranda do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba (PPGEd-So), na linha de pesquisa Educação, comunidades e movimentos sociais. Atua na área de pesquisa em Educação e comunidades tradicionais, Educação e Cultura Popular, Educação Ambiental, Ecologia, Ecopedagogia, Conservação de Agrobiodiversidade e Agroecologia.

BÁRBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA
Pós-doutoranda – bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas, Formação de Professores e trabalho Docente, Estágio e Docência, Pesquisa e Ensino e Educação Matemática. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Mestrado Acadêmico em Educação. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE UFSCar e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas Narrativas, Formação e Trabalho Docente.                E-mail: barbara.sicardi@gmail.com

BEATRIZ PEREIRA FRANZIN

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.            

BIANCA ARACI DE FIGUEIREDO
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cursa Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisa sobre percepções dos papéis sociais de gênero. Trabalhos de Iniciação Científica e Treinamento Técnico em biologia molecular desenvolvidos com biogeografia de cactáceas no grupo de pesquisa do Laboratório de Diversidade Genética e Evolução (LaGEvol) da UFSCar. Experiência em taxonomia de aranhas através de estágio voluntário no Laboratório de Aracnologia do Instituto Butantan. Possui grande interesse no desenvolvimento de trabalhos sobre gênero e sexualidade.

CAIO ISOLA D’ ALLEVO DO AMARAL GOMES
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

CARINA APARECIDA DE SOUZA SILVA
Cursou Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2013), mestrado em Agricultura e Ambiente também pela UFSCar (2014), onde desenvolveu pesquisas na área de Ecotoxicologia de abelhas, analisando os efeitos deletérios de pesticidas no desenvolvimento ontogenético (larva, pupa e emergência) em abelhas A. mellifera. Atualmente é doutoranda pelo Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP, onde desenvolve pesquisas que avalia a influência da cobertura vegetal de Mata Atlântica e o uso e ocupação do solo nos serviços de polinização feito pelos insetos no cultivo de girassol. Se interessa e atua na área de polinização, ecologia de paisagem, modelagem estatística e valoração de serviços ecossistêmicos em cultivos agrícolas.               

DAIANE OLIVEIRA DA SILVA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).     

DEIMISON RODRIGUES NEVES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Tem experiência nas áreas de Biologia Evolutiva, Bioquímica, Zoologia e Ensino de Ciências. Atualmente trabalha com projetos de divulgação científica e comportamento de cães domésticos.

DIANE LELIS
Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar. Tem experiência na área de Controle de Qualidade, trabalhando com intervenções alimentícias do tipo química, física e microbiológica, na área da educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e também Ambiental, com ênfase em monitoria e acompanhamento de visitas técnicas.

ERICA AMADIO IERIC
Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Atuou como colaboradora do GIBIOzine. Tem experiência em elaboração e edição de material de divulgação científico-cultural e Fotografia da natureza.

FELIPE GUAPO DE MELO
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba com especialização em graduação sanduíche pela Maynooth University – National University of Ireland, na área de Biotecnologia (Bolsa Capes Ciência sem Fronteiras 2013-2014 Processo CSF 88888.021512/2013-00). Atualmente é estudante de Doutorado pelo Applied Proteomics Laboratory na Maynooth University – NUIM através do programa Ciência sem Fronteiras (Bolsa CNPq processo 202103/2015-3), atuando principalmente na área de Proteomica baseada em Espectometria de massa, Bioquímica, Biologia Celular e Entomologia.

FERNANDA CHINAQUE
estra em Sustentabilidade na Gestão ambiental pela Universidade Federal de São Carlos e Bióloga também pela UFSCar (2014). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de bacias hidrográficas, recursos hídricos, área de proteção ambiental e educação ambiental. Atualmente é professora da rede particular e pública do ensino fundamental II. Já trabalhou como educadora ambiental e social em uma Organização não Governamental para crianças com TDAH e vulnerabilidade social.

FERNANDA CRISTINA DOS SANTOS FRANCISCO
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (2013-2016). Possui experiência nas áreas de Mastzoologia (morfologia de marsupiais e roedores) e Entomologia (morfologia da Ordem Diptera). Atualmente desenvolve trabalho em Educação e Pediatria.

FERNANDO ANTONIO COLOGNEZE GOMES PINHEIRO
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, atua como professor de Ciências da Natureza e Biologia no Estado de São Paulo nas redes de ensino pública e privada. Durante a graduação foi bolsista monitor nas disciplinas de Biologia Celular e Histologia, área na qual atuou durante sua Iniciação Científica (Análise Histoquímica) como bolsista CNPq. Como projeto de Extenção Universitária (bolsista ProEx UFSCar), participou do grupo de pesquisa Imagens em Ação e colaborou, como editor e desenhista, na produção do periódico GIBIOzine – um fanzine destinado à divulgação científica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ABREU
Estudante de Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Instituição Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Realizou trabalhos na área da Educação em escolas de Sorocaba e Salto de Pirapora e atividades relacionadas à Biologia, Microbiologia e Saúde Para Estudantes do Ensino Fundamental I.

FLÁVIA HIDALGO VIEGAS
estranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atua como Professora Efetiva no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio na Rede Pública Estadual de São Paulo. Tem experiência e atua como pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Currículo e Práticas Curriculares.

GABRIEL RIBEIRO DEMARTINI
Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba – SP, na linha de pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação. Como área de pesquisa, investiga a perspectiva de construção curricular sobre sexualidade humana no ensino de ciências e biologia ancorado aos pressupostos da pedagogia crítica. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba – SP e Licenciado em Pedagogia pela UNINTER. Professor da Educação Básica da Rede do Estado do Maranhão.   

GABRIELA APARECIDA RODRIGUES
Cursando Ciências Biológicas – Licenciatura, com ênfase em conservação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Participou do grupo de pesquisa Imagem e Ação, na produção do GIBIO. Atuou como monitora na ACIEPE Fotografia na Natureza (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) e como estagiária no Laboratório de Ecologia e Conservação (LECO).

GABRIELA CACHONI BRITO
Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo programa de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL (2018), Especialista em Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2015) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013).     

GABRIELA GODINHO DE ALMEIDA
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (2013) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Federal de São Carlos (2017). Tem experiência na área de Ecologia e Conservação da Biodiversidade, tendo atuado com o tema invasões biológicas, avaliando especificamente os efeitos da invasão por plantas exóticas sobre a nidificação de aves. Também tem experiência na área de Educação, tendo atuado com os seguintes temas: Educação Ambiental, Educação Sanitária e Saneamento Básico, incluindo Educação Ambiental em Unidades de Conservação, Educação como Promotora de Saúde, e Saneamento Básico em Comunidades Rurais. Tem interesse nas áreas de Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Educação Ambiental.

GERALDO SACCONI FILHO
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil (2013). Atualmente é professor efetivo de Biologia na Secretaria da Educação de São Paulo.

JAQUELINE DE SOUZA FELIPE
Graduada no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba (2017). Atualmente é mestranda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de Imunoinflação com ênfase em imunolofia de mucosas.

JENIFER FRAGA CUBAS
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

JÉSSICA VIEIRA
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

JOÃO FELIPE BOTTAN DE TOLEDO REZENDE 
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

JULIA RODRIGUES SALMAZO
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba (2017). Tem experiência nas áreas de conservação animal ex-situ, Biologia Marinha e Educação Ambiental.

LAIS RIBEIRO DA SILVA
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012) e mestre em Diversidade Biológica e Conservação pela UFSCar (2015), atuando na área de Ecologia de Aves. Além disso, graduanda em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – Minas).

LARISSA RODRIGUES RIBEIRO
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estagiária e bolsista (PIBIC – CNPQ), experiência na área de Zoologia Aplicada, Fisiologia Animal Comparada e Fisiologia Cardiaca, com ênfase em Ecotoxicologia.

LAURA ALVES DE OLIVEIRA
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua principalmente na área da Educação e Pesquisa no Ensino de Biologia.

LETÍCIA SALVIONI ANSALONI
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba (2017). Atualmente é aluna de mestrado em Ciências Biológicas, na área de Biologia Animal, com ênfase em Parasitologia e Relações Antrópicas, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atua na área de terapia larval com ênfase em leishmaniose cutânea.

LILIANE FREITAS BALDUSSI
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba.               

LUIZA MARIA LOPES DE MELO ALVES
Estudante de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, experiência na área de Fisiologia Animal Comparada, com ênfase em Ecotoxicologia, estagiária e bolsista (PIBIC – CNPQ).

MÁRCIA  AMARAL COLOMBARI
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba.

MARIA ANGÉLICA NAZÁRIO SANT’ANNA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos.          

MARIANA GONÇALVES FELIPPE
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Exercita a docência há 4 anos, tendo experiência em escolas estaduais e municipais, com a realização de projetos, como palestras e teatro dentro da escola. Pesquisa na área de educação e sempre busca conhecimento e inovação metodológica, procurando aprimorar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem tanto sala de aula quanto fora dela. Além de ser professora e pesquisar na área da Educação, também é atriz e pesquisadora teatral. Iniciou seus estudos no teatro em 2001 tendo se apresentado em vários festivais estudantis. Em seu curriculo somam-se cerca de quinze espetáculos entre comédia e drama. A pesquisa teatral inclui seu Mestrado em Educação, que busca o teatro como metodologia no ensino de ciências numa perspectiva crítica, com o objetivo de enraizar novas práticas no currículo escolar.

MÍRIAM BORSI FRANCHINI
Atualmente é formado pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: maquete, transcrição e biologia celular.

NAIARA FALCÃO CURY
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Participou da organização da III Semana da Biologia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Participou como membro da diretoria no Programa Futuro Cientista, desenvolvido como projeto de extensão na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

NATÁLIA SAYURI WASSANO
Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Possui experiência na área de Microbiologia Ambiental. Atualmente, estagia no Laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular (LEBIMO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

NATHALI FERREIRA DA SILVA
Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

PAMELA OMENA PETRAVICIUS
Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2018). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (2013).

PEDRO RODRIGUES BUSANA
Pedro Rodrigues Busana se graduou em Ciências Biológicas no ano de 2015 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do Campus Sorocaba, tendo cursado um ano na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba em 2009. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Conservação de Fauna da UFSCar em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e membro do grupo de pesquisa Biota Bioluminescente (BIOTA-BIOLUM), do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Sistemas Bioluminescentes, da UFSCar – Campus Sorocaba e pelo Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) de 2011 até 2014. Possui interesse e experiência nas áreas de Zoologia de Invertebrados e Vertebrados, Biologia Marinha, Manejo de Fauna, Ecologia Comportamental e Paleontologia. Trabalha com ilustração biológica, didática e artística com ênfase em zoológica e paleoarte, tendo experiência também em trabalhos gráficos de divulgação, caricatura e história em quadrinho.

RAÍSA CAROLINA CARVALHO DO AMARAL
Cursando licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase em Educação, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus Sorocaba – SP. Participa do Núcleo de Estudo de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no Subprojeto de Biologia: Sexualidade e Gênero e atualmente participa do grupo PIBID de Educação para as Relações Étnicos Raciais e no Projeto Adeola – Princesas e Guerreiras, trabalhando a cultura Africana e Afro-brasileira pautado nas questões de Gênero e Relações Raciais.     

SARA LIBARDI CARVALHO
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2017), campus Sorocaba, com experiência em laboratório, na área de genética da conservação (2015 – 2017) e com conservação ex situ (2016).

SARAH SANTOS FERREIRA
Possui  Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou o Projeto de Iniciação Científica “Os sentidos da sustentabilidade: Reflexões sobre o discurso dos universitários da UFSCar – Campus Sorocaba”  na área de linguística aplicada, através do Programa de bolsas PIBIC, sob orientação da Professora Doutora Monica Caron. Possui experiência como professora de Biologia, Inglês e Italiano. Atualmente atua na área de ensino de línguas estrangeiras para crianças e adultos.

SÍLVIO YUJI ONARY ALVES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de morfologia, anatomia e sistemática filogenética de Squamata, com ênfase em Serpentes.

SUELEN CAMARGO
Possui formação em Ciências Biológicas, com trabalhos na área de ensino de bioquímica em geral, com pós-graduação em andamento na área de Física Aplicada Biomolecular. Atualmente trabalha com caracterização de proteínas, incluindo técnicas de clonagem, expressão e purificação de enzimas para a quebra de matéria lignocelulósica. Além de caracterização funcional dessas enzimas termoestáveis, também inclui a caracterização estrutural como técnicas de cristalografia de macromoléculas.          

THAIS BRISQUE
Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (2017) e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2011). Atua nas áreas de conservação de fauna, reabilitação e reintrodução de animais silvestres, ecologia e educação ambiental. Atualmente é coordenadora ex-situ no Instituto Espaço Silvestre, atuando pelo projeto de Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias/SC.

THAÍSA FERNANDES BERGAMO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2015).         

VICTORIA BARRETO CARDOSO
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

VINICIUS BENATTO RATTO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlo.            

VINICIUS MORAES RODRIGUES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e mestrado pelo Programa de Pós – Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Atualmente é professor de Ciências e Biologia no Colégio Análise, São Paulo – SP. Tem experiência na área de Ecologia e Monitoramento Ambiental, com ênfase em Biodiversidade de comunidades macrobentônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, análise estatística e biodiversidade e ecologia de comunidades de macroinvertebrados bentônicos.

VIVIANE CRISTINA DIAS
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Trabalho atualmente como Professora de Educação Básica II nas disciplinas de Ciências e Biologia na Rede Pública Estadual de Ensino Paulista.

WINIS ANDRADE
Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Estuda atualmente as concepções da Teoria Evolutiva da comunidade local e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica.