Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS: <br>a formação de intelectuais transformadores

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS:
a formação de intelectuais transformadores

Autores: Fabiano Bossle - Cibele Biehl Bossle - Leandro Oliveira Rocha - Tiago Nunes Medeiros - Rita de Cássia Lindner Kaefer - Victor Julierme Santos da Conceição - Denise Grosso da Fonseca - Francisco Goldschmidt Filho - Gabriel Gules Goularte - Samuel Nascimento de Araújo - Jacqueline Zilberstein - Marcio Cardoso Coelho - Luciana de Oliveira Nunes - Lucas Lopez da Cruz - Mauren Lúcia de Araújo Bergmann - Carlos Eduardo Berwanger - Eduardo Batista Von Borowski - Karine de Almeida Müller - Lucas Silva Skolaude - Gabriel Ziel Boldori

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Educação Física Escolar, Etnografias e Autoetnografias: a formação de intelectuais transformadores” representa, para nós, organizadoras/es, autoras/es, pesquisadoras/es e professoras/es, o desafio de produzir conhecimentos a partir das interpretações sobre nossas próprias experiências científicas e culturais, reconhecendo-as nas possibilidades de reposicionamento de nossas identidades de intelectuais transformadores. Compartilhamos dez ensaios que tematizam a reflexividade e o reposicionamento das/dos pesquisadoras/es no cotidiano de professoras/es de Educação Física Escolar. Os temas aprofundados são a vulnerabilidade social, a Educação de Jovens e Adultos, o PIBID, as violências, a monocultura esportiva nas aulas de Educação Física, as juventudes, os projetos de trabalho, o planejamento de ensino, a identidade docente e o professor de Educação Física iniciante. A perspectiva teórico-metodológica da etnografia e da autoetnografia, o marco teórico-epistemológico da Teoria Crítica e da Educação e Pedagogia Críticas produzem o reconhecimento da formação de intelectuais transformadores, convergente com o que sugere Carlos Rodrigues Brandão (2003), “[...] acredita que deva haver alguma diferença entre: 'como se pensa o fazer da pesquisa científica' e 'como se faz a pesquisa científica que se pensa'. Deve haver uma outra, bastante próxima, entre: 'como se faz uma pesquisa' e 'como nós vivemos a pesquisa que fizemos”.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2543-5
DOI: 10.24824/978854442543.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS: <br>a formação de intelectuais transformadores

Autores

FABIANO BOSSLE
Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado (2011), Doutorado (2008) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Especialização em Ciências do Esporte pela UFRGS (1995); Graduado em Educação Física - Licenciatura plena - pelo IPA (1991). Líder do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT ESCOLA) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) para o biênio 2017-2019.

CIBELE BIEHL BOSSLE
Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano da ESEFID/UFRGS, Doutorado e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH da ESEFID/UFRGS, Especialização em Psicologia do Exercício Físico e do Esporte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Metodista IPA. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Feliz. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde - POLIFES - da ESEFID/UFRGS. Vice-líder e pesquisadora do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física - DIMEEF, da ESEFID/UFRGS.

DENISE GROSSO DA FONSECA
Professora da ESEFID/UFRGS. É coordenadora do GEDAEF: Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante dos grupos F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF - Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (ESEFID/UFRGS). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

VICTOR JULIERME SANTOS DA CONCEIÇÃO:
Professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É Diretor Financeiro da Direção Nacional do CBCE.

LEANDRO OLIVEIRA ROCHA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (ESEFID/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014). Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011). Licenciado em Educação Física pela UNIVATES (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Professor de Graduação em Educação Física do Centro Universitário Univates (Lajeado/RS); professor de Educação Física da Rede de Ensino Pública (Teutônia/RS); professor de capoeira do Projeto Capoeira da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Estrela/RS).

TIAGO NUNES MEDEIROS
Doutorando em Ciências do Movimento Humano do PPGCMH/UFRGS. Graduado em Educação Física, Especialista em Pedagogia do Esporte e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atualmente é professor de Ensino Superior do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Osório. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF) da UFRGS.

MAUREN LÚCIA DE ARAÚJO BERGMANN
Doutoranda no PPGCMH/UFRGS. Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil. Possui especialização em Musculação e Treinamento de Força pela universidade Gama Filho- RJ e especialização e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil. Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora coordenadora do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (NEPEF) e Coordenadora de Área do PIBID - Educação Física da UNIPAMPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física da ESEFID/UFRGS.

CARLOS EDUARDO BERWANGER
Doutorando no PPGCMH/UFRGS. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima em Porto Alegre, Coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Israelita Brasileiro e professor da Faculdade de Educação Física e Desporto da PUC RS (FEFID - PUCRS).

EDUARDO BATISTA VON BOROWSKI
Doutorando no PPGCMH/UFRGS. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Cenecista de Osório (2004) e mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Garopaba. Pesquisador dos Grupos de pesquisa em desenvolvimento docente e prática educativa - GPOM e DIMEEF - Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física.

SAMUEL NASCIMENTO DE ARAÚJO
Doutorando no PPGCMH/UFRGS. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, membro do Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física - DIMEEF. Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Guarani das Missões, professor de Educação Física do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor/treinador da Associação Guaraniense Pró Esporte e Cultura.

FRANCISCO GOLDSCHMIDT FILHO
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (2017). Licenciado em Educação Física pela UFRGS (2010). Bacharel em Educação Física pela UFRGS (2013). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário SENAC (2016). Professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre desde 2014. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

RITA DE CÁSSIA LINDNER KAEFER
Mestre em Ciências do Movimento Humano no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na ESEF/UFRGS (2014). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, desde 2014 na EMEF Professora Ana Íris do Amaral. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física Escolar e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/UFRGS).

GABRIEL GULES GOULARTE
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Especialização em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Colaborador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olimpícos (GPEO/PUCRS). Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). É professor de Educação Física no Colégio Marista Champagnat.

JACQUELINE ZILBERSTEIN
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estudante de graduação do curso de Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

LUCAS LOPEZ DA CRUZ
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Especialista em Jornalismo Esportivo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS. Professor de Ensino Fundamental no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF).

LUCIANA DE OLIVEIRA NUNES
Mestre em Ciências do Movimento Humano UFRGS. Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), especialização em Educação Física Escolar pelo Instituto Porto Alegre (2002). É pesquisadora do grupo Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física na ESEFID- UFRGS e atua como professora de Educação Física na Rede Municipal de Municipal de Porto Alegre.

MARCIO CARDOSO COELHO
Mestre em Ciências do Movimento Humano UFRGS. Graduado em Educação Física-Licenciatura plena, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS)-2003. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) 2005 e em cinesiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008. Professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal (Porto Alegre RS). É pesquisador do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

KARINE DE ALMEIDA MÜLLER
Mestranda em Ciências do Movimento Humano na UFRGS. Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena pelo IPA. Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora concursada na Prefeitura Municipal de Alvorada. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Gravataí. Foi Coordenadora de Núcleo do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física DIMEEF/UFRGS.

LUCAS SILVA SKOLAUDE
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduação Lato Sensu em Personal Trainer e Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

GABRIEL ZIEL BOLDORI
Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e pesquisador de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF).