Capa do livro: HUMANISMO EM CENA <br>comentários de filmes à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa <br>Volume 3

HUMANISMO EM CENA
comentários de filmes à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa
Volume 3

Autores: Bruno de Morais Cury

livro impresso
de R$ 53,90 por
livro digital
de R$ 53,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Bem vindos, caros leitores, às paginas do cinema revelado pelas lentes do olhar humanista centrado na pessoa. Terceiro da série, esse trabalho vem se configurando como registro continuado de resistência da sensibilidade humana frente à racionalidade intelectualizada, tão vigente em tempos hodiernos. A consolidação que essa coleção vem alcançando parece justificar-se, entre outros motivos, pelo fato de cada capítulo ter sido escrito por quem tem um compromisso tatuado na alma: “Tornar-se Pessoa”. Ao longo desse atual Humanismo em Cena os autores apontam diversos conceitos rogerianos associados aos personagens, relações e histórias apresentados nos filmes.  
Ao “dar um zoom” na relação cinema/humanismo algumas analogias parecem pertinentes. A maneira como as retinas humanistas e as lentes cinematográficas percebem a vida e o mundo podem se assemelhar. E, ao mesmo tempo, ambas se diferenciam das lentes fotogáficas. As lentes da fotografia capturam a beleza da vida e muitas vezes até mesmo os sentimentos das pessoas. Porém, logo em seguida, enquadram a cena e torna estático o que estava em movimento. Diferentemente, as lentes humanistas e cinematográficas captam a vida em movimento. Buscam enfatizar a face fenomenológica do mundo. Não são lentes que só registram. Vão além. Inventam ficções, recriam realidades, encorajam o autoconhecimento e novos destinos, percorrem todas as épocas e ainda desvela o lado de dentro do ser humano.
Bruno Cury merecia um capítulo à parte. Da psicologia, amante. Como professor, contagiante. Como gestor, eficiente. Dos amigos, irmão. Como filho, presente. Como pessoa, Mestre da alegria de viver buscando o título de ser Doutor de si mesmo.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2567-1
DOI: 10.24824/978854442567.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HUMANISMO EM CENA <br>comentários de filmes à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa <br>Volume 3

Autores

BRUNO DE MORAIS CURY
Gestor (Coordenador), professor e supervisor de estágio do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa (FAVIÇOSA). Doutorando, Mestre (Intervenções clínicas e sociais), Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Especialista em Psicologia clínica pelo Instituto Humanista de Psicoterapia. Atuou por dez anos como Psicoterapeuta de adultos e casais. Facilitador de grupos. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia da personalidade, Ética profissional, Teorias e técnicas psicoterápicas, Psicologia clínica.

Autor dos livros “Absorto em devaneios”, “Humanismo em cena: comentários de filmes à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa – Volumes 1 e 2” (Editora CRV), “Reflexões sobre a formação do psicólogo no Brasil: A importância dos estágios curriculares” (Novas Edições Acadêmicas), “Curso Orientação Sexual – Tema transversal – Fundamental I e Treinamentos de babás – Curso 1 – Saúde” e “Alimentação e higiene da criança” (CPT – Centro de Produções Técnicas).

VIVALDI VICTOR MOREIRA SALOMON
Psicoterapeuta de Crianças, Adultos e Casais. Pós-Graduado em Psicologia Clínica. Expert Trainer em Mapas de Conversação em Diabetes com Larga Experiência em Treinamento de Educadores em Diabetes. Participante de Congressos Nacionais e Internacionais. Artigos Publicados em Jornais de Circulação Nacional. Psicólogo do Programa Educacional Diabetes Weekend.

DANIEL TÁRSIS FERREIRA DE LIMA
Graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Psicologia – Formação do Psicólogo – Bacharelado. Foi bolsista de Iniciação Científica, trabalhando com violência de gênero na Unidade Básica de Saúde do Marco. Tem experiência como bolsista de apoio de atividade acadêmica junto com equipe multidisciplinar na Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST – Proex/UFPA). Fez Aprimoramento na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas na Abordagem Centrada na Pessoa (NEPPSI – ACP). Atualmente está em andamento com especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública (ESP) de Florianópolis. Possui interesse nas áreas de Saúde da População Negra, Saúde Mental e Psicoterapia Individual e Familiar orientadas pelo referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719165136498807.

FRANCO FARIAS DA CRUZ
Professor Substituto da Universidade Federal do Pará (2016). Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (2012), doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (ingresso-2015). Compõe o grupo de pesquisa e extensão Transversalizando. Compõe Grupo de Trabalho: Psicologia, Educação e Formação, do Conselho Regional de Psicologia 10° Região (CRP-10). Compõe o núcleo Belém da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO, Linha de pesquisa: Psicologia do Desenvolvimento e Autismo; Psicologia Critica e Social. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4038431857477362.

UÉRIKA MASSAMBANI SCUDELLER
Formada em Psicologia pela Universidade do Norte do Paraná (2015) e especializanda em neuropsicologia pela CDN Centro de Diagnostico em Neuropsicologia (2018). Psicoterapeuta orientada pela Abordagem Centrada na Pessoa.

FRANCISCA CARNEIRO DE SOUSA KLÖCKNER
Graduada em psicologia e mestre em psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Pósgraduada em psicoterapia de casal e familia pelo INTERCEF. Professora e supervisora de estágio em psicologia clínica (individual e de grupo) no enfoque da Abordagem Centrada na Pessoa. Psicoterapeuta de adultos, casais e famílias. Autora de livros e artigos científicos, conferencista e palestrante.

CARLOS ROGER SALES DA PONTE
sicólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Filosofia (UFC) e Mestre em Psicologia (UFC) e doutorando em Filosofia. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Psicologia da UFC/Campus Sobral. Estuda os fundamentos epistemológicos e históricos das Psicologias Existenciais-Humanistas, com atenção à Psicologia Existencial de Rollo May; e dimensões do homem e da clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. No campo filosófico, detêm-se nas Filosofias da Existência; no pensamento de Friedrich Nietzsche; e nas concepções de arte e narrativa em Walter Benjamin.

DEYSEANE DE ARAÚJO LIMA
Psicóloga e Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Especialista em Educação à Distância (Senac). Especialista em Educação Inclusiva (UECE). Mestre em Psicologia (UFC). Doutora em Educação (UFC). Professora da graduação e pós-graduação em psicologia. Supervisora em Psicologia Clínica. Diretora da Vincular: Centro de Estudos, Pesquisa e Psicoterapia.

ROSA ANGELA CORTEZ DE BRITO
Psicóloga e Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro fundador do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHE-CE). Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Supervisora em Psicologia Clínica.

JULIANA BATISTA FITARONI
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro Catarinense de Psicologia Humanista. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora do Serviço Integrado de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande-MT (UNIVAG), atuando também como professora do curso de Psicologia e supervisora de estágios básicos e específicos em Clínica – Abordagem Centrada na Pessoa. Psicoterapeuta de adultos e adolescentes.

LARISSA LÉIA DA COSTA
Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande-MT (UNIVAG). Monitora da disciplina Psicologia Social I.

THAMIRES AUXILIADORA DE ARRUDA MIRANDA
Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande-MT (UNIVAG). Cursando o nono semestre do curso.

 

FERNANDA CÂNDIDO MAGALHÃES
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 2011. Doutorado em Psicologia Social, pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Social – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013), Formação de Psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, pelo Centro de Psicologia da Pessoa (2011), Mestrado em Educação – Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e Graduação em Psicologia – Universidade de Cuiabá (2005). Atua no ensino, pesquisa e extensão com o referencial da Abordagem Centrada na Pessoa, proposta por Carl Ransom Rogers, sendo a Humanização do Parto o tema de interesse nas investigações.

Annelice Dantas Rodrigues da Silva; Barbara Vital Bittencourt; Débora Marques Costa Souza Guimarães; Gabriel William Lopes; Isabella Moimaz Ferraz; Júlia Maria Florentino da Mota;

NATHALIA DE MATOS OLIVEIRA
Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. Vinculada às disciplinas Psicologia Humanista, Existencial e Fenomenológica e Psicologia Clínica: Abordagem Humanista Existencial, facilitadas pela professora Fernanda Cândido Magalhães, produziram belas reflexões que nesta obra se traduzem em três capítulos.

MARISA GONÇALVES
Psicóloga Clínica, formada pela UNIVIÇOSA em 2013. Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduada em Supervisão Pedagógica pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá em 2007. Pedagoga formada pela Universidade Federal de Viçosa em 2006. Supervisora Pedagógica, Especialista em Educação, pela Secretaria Estadual de Educação/MG, desde 2006. Palestrante e Consultora na área de Educação, Desenvolvimento Humano e Psicopedagogia.

EMANUEL MEIRELES VIEIRA
Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse nas relações entre ética e Abordagem Centrada na Pessoa.

CARLOS DA SILVA MARTINS FILHO
Graduando do curso de Psicologia da UNIFIL.

MAXWELL DOS SANTOS PAVIONE
sicólogo. Pós Graduado em Terapia Cognitivo-Comportamental – NEISME/JF. Pós Graduando em Investigação Criminal e Psicologia Forense- Faculdade Integrada- DF. Professor na Faculdade de Direito do Leste de minas – Fadileste.

ANDRÉ FEITOSA DE SOUSA
Artista visual, performer e pesquisador independente, com interesses cruzados entre as práticas de ancestralidade e o teatro-dança do Butô. Brasileiro, 36 anos, com formação original em Psicologia e Psicoterapia Humanistas, atualmente realiza Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, membro do Esfinge Coletivo Ancestral (com Lia Krucken – Alemanha) e do Corno de Rinoceronte Ensemble da Criação Teatral (com Edicleison Freitas – Brasil), residindo entre Cascavel (Ceará, Brasil) e Coimbra (Portugal). Integrou a equipe multi-artística do Coletivo Soul (Brasil) durante o projeto “Drácula or the undead” – projeto selecionado no Rumos 2015/16 Itaú Cultural, com residência artística internacional na Romênia, Alemanha, França e Portugal.

RODRIGO OTÁVIO DE LIMA REZENDE
Psicoterapeuta. Psicólogo pela PUC MG. Graduação em Ciências Econômicas – PUCMG. Pós-graduação em Psicologia Médica, Departamento de Saúde Mental Faculdade de Medicina – UFMG. Formação em Psicologia Humanista pelo Instituto Humanista de Psicoterapia em Belo Horizonte. Formação em Psicologia Humanista pelo Centro de Psicologia Humanista de Belo Horizonte.