Capa do livro: CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE: <br>questões candentes

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE:
questões candentes

Autores: Andréia Nunes Militão - Lucélia Tavares Guimarães - Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Orgs.)

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

“Este livro cumpre ainda uma outra tarefa: transpassar os muros da universidade e levar o que nela foi produzido para o contexto social que ele, de certa forma, relata. A pesquisa e o conhecimento gerado na universidade deve contribuir para a formação de sujeito autônomos, capazes de compreender a realidade que os cerca e de agir sobre ela, mas para isto tal conhecimento precisa chegar às pessoas, a universidade não deve se contentar em falar apenas para os seus pares, ela precisa socializar o saber advindo de suas pesquisas, trata-se de um compromisso social.
Outra conquista das pesquisas que serviram de base para este livro foi conseguir abordar temas atuais articulando teoria e prática, o que foi feito através de uma linguagem objetiva e direta, tornando este material uma leitura enriquecedora tanto para o profissional que ainda está em formação como para aquele que atua na educação há anos, não há mudança que possa ocorrer na área educacional que não passe pelos docentes, por isso este livro é dedicado a eles, que têm a difícil tarefa de agir com justiça numa sociedade injusta, ser tolerante numa sociedade preconceituosa, questionar a ideologia hegemônica e contrapondo a uma visão de mundo que interesse a maioria das pessoas, mesmo que estas não estejam conscientes disso”.

[Do prefácio de Andréia da Cunha Malheiros Santana]

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2546-6
DOI: 10.24824/978854442546.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE: <br>questões candentes

Autores

ANNY OCORÓ LOANGO
Doctora en Ciencias Sociales de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO – Argentina). Docente e Investigadora CONICET - UNTREF. Integrante del equipo de investigación del Programa Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (ESIAL) de la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Presidenta de la Asociación de Investigadores Afrolatinoamericanos y del Caribe (AINALC).

HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

RENATA NUNES VASCONCELOS
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

MARIANA PADOVAN FARAH SOARES
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Mestrado em Educação; Agência Financiadora – CAPES.

ÉRIKA PORCELI ALANIZ
Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL
Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente no Curso de Pedagogia (Presencial/Distância)/Programas de Pós-Graduação: em Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, vinculados à Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT (UNOESTE) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC (UNINOVE/SP).

RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY
Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT (UNOESTE).

FERNANDA SUTKUS DE OLIVEIRA MELLO
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfica pela Universidade Norte do Paraná (1999), especialista em Desenvolvimento de Software para Internet (2003) e especialista em Design Instrucional para cursos virtuais. Docente da UNOESTE/FIPP no curso de Sistemas para Internet e nos cursos de Publicidade, Jornalismo e Design Gráfico. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT (UNOESTE).

ADIMARA APARECIDA MARTINS DE SOUZA
Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora da Rede Pública de Ensino de São Paulo.

LUCÉLIA GUIMARÃES TAVARES
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

ADRIANA BARBOSA OLIVEIRA MARREGA
Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bolsista PIBAP/UEMS. Professora da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.

MARIA SILVIA ROSA SANTANA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba

ANDRE PREVITAL DE SOUZA
Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba.

MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UEMS/Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS). Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS).

CRISLEINE DA SILVA CRISPIN
Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bolsista CAPES.

MARIA SILVIA ROSA SANTANA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba.

DANIELA FERREIRA DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016) e Professora PEB1 concursada no município de Aparecida do Taboado/MS(2016) e mestranda pelo Programa de Pós Graduação-UEMS (2016) e bolsista PIBAP/UEMS.

LUCÉLIA GUIMARÃES TAVARES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2002), mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutora em Educação: Currículo pela PUCSP (2010). Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia, conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Políticas Educacionais e Currículo.

EDIMILSON CARDOSO DA CRUZ
Pedagogo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas/MS. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade de Paranaíba/MS.

MARIA JOSÉ JESUS ALVES CORDEIRO
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UEMS/Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS). Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS).

PATRÍCIA FÉBOLI
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Unidade de Paranaíba. Bolsista CAPES.

ANDRÉIA NUNES MILITÃO
Professora Adjunta Doutora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF).

WELCIANNE IRIS DE QUEIROZ
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Paranaíba – MS. Professora da Rede Pública de Ensino de Goiás.