Capa do livro: INTERDISCIPLINARIDADE EM PSICOLOGIA NA AMAZÔNIA: <br> saúde, educação e sociedade

INTERDISCIPLINARIDADE EM PSICOLOGIA NA AMAZÔNIA:
saúde, educação e sociedade

Autores: Eraldo Carlos Batista - Zeno Germano de Souza Neto (Orgs.)

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Sinopse

Esta obra, fruto dos encontros presenciais de um grupo de docentes de diversas instituições de ensino superior da região norte, nasceu dos diálogos e trocas entre diferentes áreas do conhecimento em que se inserem os profissionais. Constituídos como espaço de integração de saberes, os encontros evidenciaram a importância do conhecimento e do contato com a diversidade de outros campos de atuação, em uma perspectiva interdisciplinar de prática profissional.
A multiplicidade de saberes e as particularidades de cada área do conhecimento presentes nas discussões possibilitaram a reflexão sobre as práticas de diferentes disciplinas no fazer profissional cotidiano de cada docente na sua prática profissional em interface com a psicologia na região Amazônica. Por essa ótica, este livro apresenta um conjunto de estudos que pressupõe uma concepção de intersubjetividade em substituição à concepção fragmentária e unitária do ser humano.
Considerando o entrelaçamento disciplinar no fazer psicológico como um campo de força necessário à compreensão da natureza biopsicossocial dos fenômenos que constituem o sujeito em sua trajetória sócio-histórico-cultural, esta obra possibilita novos olhares sobre as práticas em psicologia, e suas contradições, na região Amazônica. Para isso, partimos do pressuposto de que o avanço na área do conhecimento, bem como as mudanças no fazer psicológico a partir de uma atuação profissional como práxis social, requer um entendimento de um trabalho interdisciplinar profícuo.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2588-6
DOI: 10.24824/978854442588.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INTERDISCIPLINARIDADE EM PSICOLOGIA NA AMAZÔNIA: <br> saúde, educação e sociedade

Autores

ERALDO CARLOS BATISTA

Possui Graduação em Psicologia (Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, 2013), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, 2013) e Saúde Mental (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande – MS), Mestrado em Psicologia (Universidade Federal de Rondônia – UNIR), Doutorando em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica – PUCRS/Faculdade Católica de Rondônia – FCR). É Professor substituto da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR no Departamento de Educação do Campus de Rolim de Moura – RO.

JOSÉ CARLOS BARBOZA DA SILVA

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1988), especialização pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Rondônia com doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2010). Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicopatologia e Técnicas Psicoterápicas; de Educação, com ênfase em Formação Profissional, Políticas Públicas Educacionais e Currículo. Atuou como psicólogo em hospital psiquiátrico e consultório particular, além de atualmente supervisionar estágio curricular em Saúde Mental no Departamento de Psicologia da UNIR/RO. É conferencista nas áreas de Psicologia e Educação. Foi membro Permanente do Comitê de Ética na Pesquisa do Núcleo de Saúde da UNIR/RO e membro e Presidente de Banca de comissões julgadoras em concursos públicos para Professor em Psicologia. Autor do livro: As Políticas Educacionais e a Formação do Profissional da Psicologia: suas implicações para a atuação profissional. Professor ex-colaborador do Mestrado Acadêmico em Psicologia (MAPSI), na Linha de Saúde e Processos Psicossociais do Departamento de Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/RO).

DAYANE FERNANDES FERREIRA

Mestranda em Educação (Universidade Federal de Rondônia – UNIR), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdade da Lapa – FAEL, 2016), graduação em Psicologia (Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, 2014). Psicóloga escolar com experiência em Psicologia da Educação, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Pesquisadora nas áreas de: Educação Integral, Educação e Politecnia, Desenvolvimento Humano. Aporte teórico: Psicologia Histórico-Cultural.

LUANA KAROLINE DA SILVA BATISTA

É Graduanda em Direito pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). Tem interesse em Filosofia do Direito, Direito Civil e Direito Processual Civil. Estagiária Voluntária do Ministério Público do Estado de Rondônia, comarca de Rolim de Moura.

ZENO GERMANO DE SOUZA NETO

É Doutorando em psicologia DINTER FCR/PUC RS. Professor de psicologia jurídica na Faculdade Católica de Rondonia. Doutorando em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre RS e pela Universidade de ciencias empresariales y sociales de Buenos Aires UCES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1999) é Psicólogo das Varas de Família do Tribunal de Justiça de Rondônia e Psicoterapeuta psicanalítico. Professor de Psicologia Psicanalítica e Psicologia Jurídica do curso de graduação em Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA). Membro da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia-ABEP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ e membro do Instituto brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Direito de Família pela Faculdade Católica de Rondônia e em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. Mediador de Conflitos pela CLIP Clinica de Psicologia e Instituto de Mediação de Porto Alegre/RS. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Áreas e temas de interesse: Psicanálise. Psicologia Jurídica e Forense. Mediação de conflitos. Direito de Família. Psicopatologia psicanalítica. Literatura comparada. Teoria e Crítica literária. Estudos pós-coloniais em Literatura.

MORGANA MORAES D’AVILA

É Graduada em Psicologia pela Faculdade ILES-ULBRA no ano de 2018. Estagiária concursada do Tribunal de Justiça de Rondônia, atuou nos anos de 2016 e 2017 no Núcleo de Perícia Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher e Varas de Família do Fórum Sandra Nascimento. Em sua formação deu ênfase aos estudos em Psicologia Jurídica, Gestalt-Terapia e Psicologia Social Comunitária. 

BRUNO GOMES HONORATO

É Graduando em Psicologia pela faculdade ILES/ULBRA foi estagiário na área pelo Tribunal de Justiça de Porto Velho, nas Varas de Família do Fórum Sandra. É membro-fundador do Grupo de Estudos Linha de Fuga, destinado a encontros e pesquisa sobre Esquizoánalise e Psicologia Social Crítica.  
       

MARIA LETICIA MARCONDES COELHO DE OLIVEIRA

É Doutoranda em Psicologia pelo DINTER Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC­RS) / Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Possui Mestrado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) 2003.  Especialização em Psicoterapia Breve pela FUNORTE (2013). Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela FUNORTE (2016) e Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em intervenções aplicadas às disfunções cognitivas no Centro Psicológico do Controle do Stress (2004). Psicóloga Clínica. Orientadora Profissional. Possui experiência em Docência do Ensino Superior, atualmente leciona e supervisiona a clínica de Psicologia da UNIP – Santos.

ISABELLA ZUARDI MARQUES

É Graduanda em Psicologia pela PUC-RS. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Violência: Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais da PUCRS.

NATÁLIA COIMBRA RIBEIRO

É Graduanda de Psicologia na UNINTER. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/ FAPERGS no Grupo de Pesquisa   Relações Interpessoais e Violência: Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais da PUCRS.

CAROLINA FREITAS DE LIMA

É Graduanda em Psicologia pela PUC-RS. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Violência: Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais da PUCRS.

VERA ALICE PEREIRA DA SILVA

É Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUCRS; Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ; Especialista em Psicopegadogia pelo IVE; Epecialista em Saúde Pública pela UNIMEP. Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Barão do Rio Branco (FAB/Uninorte Acre); Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em AEE da Uninorte/Acre; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Avaliação em Psicologia Clínica da Uninorte/Acre; Coordenadora da Pós-Graduação em Neuropsicologia da Uninorte/Acre.

KARY JEAN FALCÃO

É Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – DINTER PUCRS/FCR. Mestre em Ciência da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia UNIR. Desenvolveu pesquisa Etnolinguística Africana com o tema “As contribuições linguísticas dos povos de religião de matrizes africanas na formação da linguagem de homossexuais em Rondônia”. Pedagogo desde 1999 e Especialista em Educação na Secretaria de Estado da Educação – SEDUC na Diretoria Geral de Educação. Professor do Curso de Pedagogia da FATEC/RO nas disciplinas de Educação e Transversalidade, Educação e Povos Tradicionais e História da Educação. Professor de Cursos de Pós-graduação. Membro do Grupo de Pesquisa “Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais – PVPP” da PUC/RS.

DULCILENE SARAIVA REIS

É Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (DINTER PUCRS/FCR), com pesquisa na área de Cognição Humana e CODAs (Crianças Ouvintes filhas de Pais Surdos), sob Orientação da Profa. Dra. Adriane Xavier Arteche. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva (Uniron). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2000). Professora no Ensino Superior na Faculdade de Rondônia (FARO), e na Faculdade Católica de Rondônia – FCR, Professora da Sala de Recursos Multifuncionais no Governo do Estado de Rondônia. Pesquisadora na área de Educação de Surdos, Currículo, Formação Docente e desenvolvimento cognitivo das crianças Codas. Coordenadora do Projeto Açaí com Libras.

CLÁUDIA ELIZÂNGELA BARBOSA DOS SANTOS ALMEIDA

É Doutoranda em Psicologia pelo DINTER PUCRS/FCR. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (2012). Pós-graduada em EJA na Diversidade e Cidadania pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO (2017), em Gestão Escolar pela UNIR/SEDUC (2003) através do Progestão e em Psicopedagogia pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON (2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2000). Cursando graduação em Psicologia pela ULBRA. Formação inicial (Ensino Médio) em Magistério. Atuação como professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e EJA de 1997 a 2000, como Coordenadora Pedagógica Escolar e de Projetos de 2001 a 2009. Enquanto técnica da SEDUC/RO, atuação na Coordenação de Projetos MEC/SEDUC, Coordenação Estadual da EJA e Diversidade – CEJADI, da Formação Continuada e Supervisora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Experiência em docência no Ensino Superior nos cursos de Pedagogia (Porto/FGV) e Letras (Metropolitana) e coordenação de Projetos de Extensão com acadêmicos de Pedagogia. Atualmente coordeno Programa Educacional de Desenvolvimento de Competência em Língua Portuguesa na SEDUC/RO e exerço atividade docente no curso de Pedagogia (Metropolitana).

ANA PAULA BALDEZ SANTOS

É Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Funcionária concursada do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, atualmente nas Varas de Execuções Penais e Penas e Medidas Alternativas com a temática da Saúde Mental Prisional. Funcionária celetista da Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Paralelo a esta função, exerce a docência como professor visitante nas faculdades de Serviço Social do estado de Rondônia, com ênfase na elaboração de laudos e pareceres técnicos. Presta, eventualmente, assessoria e consultoria em Serviço Social na Comunidade Terapêutica Porto da Esperança. Doutoranda em Psicologia pela Faculdade Católica de Porto Velho.

VINICIUS VALENTIN RADUAN MIGUEL

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (2007), graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e mestrado no Departamento de Política pela Universidade de Glasgow (2009). Habilitado para o exercício da advocacia (OAB/RO 4150) desde 2008.1. Tem especialização em Administração Pública (FGV) e em Filosofia e Ética (FCR). Foi Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (entre agosto de 2010 e setembro de 2011). Foi Professor Temporário/Substituto no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (de 2011.2-2012.2) e Professor no Departamento de Ciências Jurídicas da Faculdade Católica de Rondônia (igual período). Desde 06/09/2012, é Professor efetivo do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia. Foi aluno do curso de verão de “Política Internacional” do Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento (Genebra, Suíça, 2009) e de “Direito Internacional” da Academia de Haia de Direito Internacional (Haia, Holanda, 2010 e 2011). Em novembro de 2013, foi o mais votado dentre as onze vagas para professor junto ao Conselho Superior Acadêmico (Consea), da Unir, figurando como eleito para o mandato de 02 anos. Entre julho de 2014-2017, foi integrante do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

CARLA ROSSANA DE ARAUJO TORRES NOGUEIRA

É Doutoranda em Psicologia Organizacional, pela PUCRS – FCR. Mestre em Administração pela UNIR – RO, Pós-Graduada em Administração e Marketing pela ESAB. Graduada em Administração – ULBRA. Graduada em Gestão Executiva de Negócios pela Faculdade Cambury – GO. Professora. Coordenadora da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – COOPEX. Coordenadora da CPA. Coordenadora do NADI. Coordenadora da Revista Ciência Amazônida (ULBRA, Porto Velho). Dez anos de experiência em Gestão Executiva com foco em Planejamento Estratégico, Resultado e Gerenciamento da rotina do dia a dia para grandes equipes. Resultados expressivos de crescimento de share e gestão de equipes de empresa multinacional e empresas familiares, com liderança voltada para resultados.

FRANCISCA VALDA GONÇALVES

É Graduada em Letras/Português-Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (2003); Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Doutoranda em Psicologia em DINTER pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Faculdade Católica de Rondônia – FCR), com bolsa da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), instituição da qual é servidora – na função de professora nível III.

IRANI IRACEMA DE LIMA ARGIMON

É Psicóloga. Especialista em Toxicologia Aplicada pela PUCRS. Mestre em Educação e Doutora em Psicologia pela PUCRS. Professora pesquisadora do Curso de Psicologia da PUCRS. Bolsista produtividade do CNPq.