Capa do livro: CURRÍCULO E DIFERENÇA: <BR> afetações em movimento

CURRÍCULO E DIFERENÇA:
afetações em movimento

Autores: Claudia Tomé - Elizabeth Macedo (Orgs.)

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Sinopse

A busca de resposta para questões como: O que é currículo? O que é diferença? evocam um significado único que se reduz a uma marca – currículo que atenda a juventude, os indígenas, os quilombolas, etc –. quiçá, um conceito, como se houvesse uma definição para tal. O movimento em torno de políticas inclusivas e curriculares é uma amostra dessa busca quando traz em seu bojo questões em torno da identidade, da igualdade e da justiça social como significantes que marcam diretrizes curriculares que se alinham a marcos políticos nacionais e internacionais como exigindo uma resposta. Sob uma lógica conjuntiva e ao mesmo tempo disjuntiva, Currículo e Diferença se constitui como um livro que se por um lado trata de relações em que a ideia de diferença é efeito pelo qual se formaliza uma ética política vista como diversidade, por outro, refuta uma dada resposta, uma fixidez que supostamente estaria aqui, ali ou em outro lugar. Embora não deixe de considerar o marco de uma política de identidade pelo reconhecimento da diferença, traz à luz seu transboradamento pela diferença como tal, subvertendo, qualquer telos regulador e fundador do currículo. Está obra é, pois, resultado de um conjunto de produções de pesquisadores de diversas universidades do país e do exterior que acreditam na trama de significados produzida pela própria diferencilidade. Reúne diversos grupos de pesquisas, cujas produções tem atentado para um enfoque crítico e/ou desconstrucionista em torno de produções curriculares como prática discursiva. Convida o leitor a uma conversa que concebe currículo como o que não tem previsibilidade. De sorte que o chamamento é para encontros irrepetíveis dos autores e dos leitores.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2456-8
DOI: 10.24824/978854442456.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO E DIFERENÇA: <BR> afetações em movimento

Autores

CLAUDIA TOMÉ
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Currículo e formação de professores. Coordena o Grupo de Pesquisa Ensino, Literatura e Linguagem (GELIN-UERN). É membro do Grupo de pesquisa Formação, Currículo e Ensino (FORMACE-UERN).

ELIZABETH MACEDO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com pós-doutorado na University of British Columbia e na Columbia University. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Procientista/UERJ, atuando na área de currículo, com ênfase nas discussões sobre cultura em matriz pós-colonial e pós-estrutural. É coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

GISLENE RANGEL EVANGELISTA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Currículos, Culturas e diferença. É pedagoga com experiência docente na educação básica, ensino superior e formação de professores/as. Atualmente, participa de orientações em pesquisas envolvendo a tríade juventudes, tecnologias digitais e educação.

GUILHERME A. R. LEMOS
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem formação em Filosofia moderna e contemporânea. É professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua nas áreas de Didática e Currículo e desenvolve o projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ. É vice-coordenador do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

IRIS VERENA OLIVEIRA
Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV. É também professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/ UNEB, Bolsista e Membro do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq).

JOÃO M. PARASKEVA
Professor Catedrático de Educação no Departamento de Liderança Educacional na Universidade de Massachussets Dartmouth, Estados Unidos. É autor de diferentes obras, dentre as quais destacam-se, mais recentemente: Curriculum: De-Canonizing the Field; Curriculum: Whose Internationalization? e Curriculum Epistimicides. Towards an Itinerant Curriculum Theory, este último melhor livro de currículo (Divisão B) da American Education Research Association em 2017.

JOSÉ LICÍNIO BACKES
Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com pós-doutorado na Universidade do Minho. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Católica Som Bosco. É bolsista de produtividade do CNPq.

MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Suas pesquisas têm como foco a formação de professores e as políticas curriculares. Coordena o grupo de pesquisa Currículo e Ensino da UERN.

RICARDO SCOFANO MEDEIROS
Graduado em Geografia/Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro-pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC/FE/UFRJ).

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora na mesma instituição. É Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Procientista/UERJ e Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pesquisa políticas curriculares e formação de professores para educação infantil, alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental.

ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/UFBA, professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV e professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/ UNEB. É líder do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq).

SHIRLEI REZENDE SALES
Doutora em educação pela Universidade Federal de Minhas Gerais e professora Adjunta da mesma Universidade. É membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e do Observatório da Juventude e do EMPesquisa.

THIAGO RANNIERY
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorando na mesma Universidade. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (e do Departamento de Didática) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro-pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC/FE/UFRJ) e do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença (PROPED/UERJ).

WILLIAM GÓES RBEIRO

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC da Universidade  Federal Fluminense. Pesquisa no campo do curriculo em uma perspectiva discursiva, pós-colonial e pós-estrutural.