Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2456-8
DOI: 10.24824/978854442456.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CLAUDIA TOMÉ
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Currículo e formação de professores. Coordena o Grupo de Pesquisa Ensino, Literatura e Linguagem (GELIN-UERN). É membro do Grupo de pesquisa Formação, Currículo e Ensino (FORMACE-UERN).
ELIZABETH MACEDO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com pós-doutorado na University of British Columbia e na Columbia University. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Procientista/UERJ, atuando na área de currículo, com ênfase nas discussões sobre cultura em matriz pós-colonial e pós-estrutural. É coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.
GISLENE RANGEL EVANGELISTA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Currículos, Culturas e diferença. É pedagoga com experiência docente na educação básica, ensino superior e formação de professores/as. Atualmente, participa de orientações em pesquisas envolvendo a tríade juventudes, tecnologias digitais e educação.
GUILHERME A. R. LEMOS
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem formação em Filosofia moderna e contemporânea. É professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua nas áreas de Didática e Currículo e desenvolve o projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ. É vice-coordenador do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.
IRIS VERENA OLIVEIRA
Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV. É também professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/ UNEB, Bolsista e Membro do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq).
JOÃO M. PARASKEVA
Professor Catedrático de Educação no Departamento de Liderança Educacional na Universidade de Massachussets Dartmouth, Estados Unidos. É autor de diferentes obras, dentre as quais destacam-se, mais recentemente: Curriculum: De-Canonizing the Field; Curriculum: Whose Internationalization? e Curriculum Epistimicides. Towards an Itinerant Curriculum Theory, este último melhor livro de currículo (Divisão B) da American Education Research Association em 2017.
JOSÉ LICÍNIO BACKES
Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com pós-doutorado na Universidade do Minho. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Católica Som Bosco. É bolsista de produtividade do CNPq.
MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Suas pesquisas têm como foco a formação de professores e as políticas curriculares. Coordena o grupo de pesquisa Currículo e Ensino da UERN.
RICARDO SCOFANO MEDEIROS
Graduado em Geografia/Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro-pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC/FE/UFRJ).
RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora na mesma instituição. É Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Procientista/UERJ e Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pesquisa políticas curriculares e formação de professores para educação infantil, alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental.
ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/UFBA, professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV e professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/ UNEB. É líder do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq).
SHIRLEI REZENDE SALES
Doutora em educação pela Universidade Federal de Minhas Gerais e professora Adjunta da mesma Universidade. É membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e do Observatório da Juventude e do EMPesquisa.
THIAGO RANNIERY
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorando na mesma Universidade. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (e do Departamento de Didática) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro-pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC/FE/UFRJ) e do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença (PROPED/UERJ).
WILLIAM GÓES RBEIRO
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa no campo do curriculo em uma perspectiva discursiva, pós-colonial e pós-estrutural.