Capa do livro: NARRATIVAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

NARRATIVAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Autores: Inês Ferreira de Souza Bragança - Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Douglas da Silva Tinti (Orgs.)

Os textos reunidos neste livro, escritos por professores/as pesquisadores/as brasileiros e estrangeiros de diversas instituições, que se articulam em uma rede de pesquisa, apresentam indícios de espaçostempos de mobilidades e refigurações identitárias contemporâneas e foram tecidos a partir da abordagem narrativa (auto)biográfica, indicando atravessamentos indissociáveis entre pesquisa e formação, na tematização da docência, do trabalho e da profissão.
Assim, a leitura de cada texto é um convite para perspectivar diferentes dispositivos de pesquisa e formação docente, entendida como movimento permanente ao longo da vida, incluindo memórias e experiências pessoais, formação inicial, continuada e a saberes produzidos nos cotidianos de trabalho docente na educação básica e superior. Esses temas se apresentam de diferentes modos e intensidades em cada um dos capítulos, organizamos, desse modo, alguns desses fios em eixos que aglutinam discussões, como: dispositivos de pesquisa e formação docente; abordagem narrativa e formação inicial docente; trabalho docente, profissionalidade e formação.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2585-5
DOI: 10.24824/978854442585.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 284
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NARRATIVAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA
Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal.  Faz parte da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (gestão 2016-2018).

BÁRBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutoranda em Psicologia da Educação na PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas “Narrativas, Formação e Trabalho Docente”.

DOUGLAS DA SILVA TINTI
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Sevilha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é Professor Colaborador do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores na área de Educação Matemática.

CÂNDICE MOURA LORENZONI
Mestre em Educação sob a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional pela UFSM (2007). Doutoranda em Educação sob a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional pela UFSM (2014). É professora assistente do Departamento de Artes Cênicas da UFSM. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário (GEPEIS).

CELIA MARIA FERNANDES NUNES
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na graduação e pós-graduação.

ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, lotada na unidade de Campo Grande na graduação em Pedagogia e no Programas de Pós-graduação Stricto Sensu  Mestrado Profissional em Educação, Unidade Universitária de Campo Grande. Líder do grupo de estudo e pesquisa em narrativas formativas – GEPENAF e membro do grupo de pesquisa GEPEC da UNICAMP. 

FÁBIO MARIANI
Mestre e Doutor em Educação pela UFMT. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc/PPGE/UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (GEFOR/IFMT), Campus Várzea Grande.

FABRÍCIO OLIVEIRA DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XVI. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO).

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso, Doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.  Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc-CNPq). Atualmente é editora da revista Educação Pública, da Universidade Federal de Mato Grosso.

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
Professor Livre-Docente na área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Com experiência na área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projetos educativos centrados na escola.

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP./) Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB). Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO).

JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA
Pesquisador do SNI-CONACyT. Doutor em pedagogia pela Universidad de Barcelona-España. Professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM, pós-doutor em educação pela UNEB. Membro do CAC-PICSE UPN, do COMIE, da Biograph. Responsável pelos projetos: da Rede SPECE; da pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do programa Entre pares-UPN.

JOSÉ APARECIDO CELORIO
Professor adjunto do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Coordeno o Laboratório de Educação e Complexidade (LAECO) e Editor-chefe da Revista Koan. Participo do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (UFPel) e do Grupo Academia Celeste – Estudos em Cosmologia e Ética (UFF).

JUAN MARIO RAMOS MORALES
Pesquisador do SNI-CONACyT, doutor em Ciências Administrativas pelo ITESM-CCM. Professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM. Responsável do programa de Mestrado em Desarrolho Educativo. Membro do CAC-PICSE UPN; da Rede Sujeitos e Práticas Educativas em Contextos Escolarizados (Red SPECE); do projeto de pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do COMIE.

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Anos Iniciais, no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Cidade do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Educação e República (LER), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LUCIANA MARTINS TEIXEIRA LINDNER
Doutora em Educação, pela UFPEL. Mestre em Educação, pela PUC-RS. Professora adjunta no Curso Matemática Licenciatura da UNIPAMPA, Campus Bagé. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM/UFPel/RS).

MARIA MERCEDES JIMÉNEZ NARVÁEZ
Doctora en Educación y Profesora de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia – Medellín, adscrita al Departamento de Enseñanza de las Ciencias y las Artes. Pertenece al  Grupo Perspectivas de Investigación en Educación en Ciencias – PiEnCias, desde el cual acompaña procesos de formación e investigación con profesores de ciencias naturales y educación ambiental, a nivel de pregrado y posgrado. En los últimos años las investigaciones se concentran en la inserción profesional docente, identidad profesional y conocimiento profesional del profesor.

LÚCIA MARIA VAZ PERES
Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado na universidade do Minho em Portugal, na área de estudos em Psicologia e Imaginário. Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de estudos e pesquisas sobre imaginário, educação e memória (GEPIEM).

RENATA PRENSTETTER GAMA
Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Doutorado em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-Graduação em Educação (PPGEd e PPGPE/UFSCar).

RICARDO ANTONIO CASTAÑO GAVIRIA
Magister en Motricidad y Desarrollo Humano. Universidad de Antioquia, Colombia. Doutor em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia- Brasil. Pós-doutor em Educação no PPGE-UFMT, Universidade Federal de Matogrosso -Brasil. Membro dos grupos de pesquisa: Antropologia Pedagógica e Histórica. Formaph, Universidade de Antioquia y del Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente, IE-UFMT. Profesor tiempo completo Tecnologico de Antioquia instituciòn universitária.

RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ). Pós-Doutoranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Sciences de l´Education pela Université René Descartes – Paris V – França. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed/FCC) e Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/PUC-SP).

RODRIGO MATOS DE SOUZA
Doutor em Educação e Contemporaneidade e mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia. Professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando como professor na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência  (REDEXP). Nos últimos anos tem atuado como professor visitante na Universidad Católica de Pereira (Colômbia) e na Universidad de Manizales (Colômbia), em seus programas de mestrado e doutorado.

ROSAURA SOLIGO
Mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura. Integra o Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita (GLEACE). Como formadora de professores desenvolve grupos de formação via cartas, que têm se consolidado como espaços potentes de reflexão sobre a experiência profissional e de fundamentação teórica.

SANDRA NOVAIS SOUSA
Doutora em Educação, pedagoga, especialista em Coordenação Pedagógica, Alfabetização e Gestão Escolar. Professora do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul (IFMS),Câmpus Coxim. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

VALDETE APARECIDA FERNANDES MOUTINHO GOMES
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI/UFOP). Pesquisa valorização docente a partir de narrativas de professoras. Atua como professora de educação infantil da rede municipal de Mariana, MG.

VALESKA FORTES DE OLIVEIRA
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.