Capa do livro: ATOS DE BIOGR@FAR: <br> NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES

ATOS DE BIOGR@FAR:
NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES

Autores: Ana Chrystina Mignot - Dislane Zerbinatti Moraes - Raimundo Martins (Orgs.)

Estruturado em quatro eixos temáticos, Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes o livro é uma publicação que sugere ao leitor modos de produção de conhecimento, ativados pelas intuições, indícios e vestígios emergentes nos atos investigativos.
Nesse livro, portanto, se estende a ideia de “paradigma indiciário” ao campo da pesquisa (auto)biográfica. As identidades de cada um dos investigadores, que partem de objetivos, temas, objetos e teorias diversos, são a riqueza metodológica, ressaltando-se que todos estão atentos às relações entre sujeitos, ações e convicções. Além de assinalar que a prospecção intelectual das linguagens das artes dá margem a férteis reflexões sobre memória, história e formação.
Assinala-se ainda que esse livro resulta de um esforço contínuo de criação e fortalecimento de redes de investigação compostas por grupos de pesquisa localizados em diferentes regiões do país e do exterior. A natureza da produção científica nesse contexto de interlocução e abordagens vem se ampliando e se transformando. De maneira sem precedentes, as implicações e o alcance decorrentes das constantes transformações culturais que estamos experienciando nos confrontam com uma abrangente gama de materiais que passam a ser utilizados nos processos de criação artística e pedagógica. Também estamos vivenciando processos de criação que nos parecem estranhos ou bastante incomuns, assim como formas de representação e mediação inusitadas que conectam e miscigenam culturas, práticas pedagógicas, pesquisa e de ensino, turvando fronteiras entre áreas de conhecimento e abrindo clareiras para trabalhos e ações participativas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2580-0
DOI: 10.24824/978854442580.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:

ATOS DE BIOGR@FAR: <br> NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES
ANA CHRYSTINA MIGNOT
Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atuação na graduação e na pós-graduação em Educação. Concluiu o Doutorado em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestrado em Educação na mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de várias coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, na Argentina, em Portugal, na Itália, na França e na Espanha, especialmente sobre instituições e experiências pedagógicas inovadoras, a presença das mulheres nas mudanças educacionais e práticas de escrita autobiográfica. Foi curadora de exposições sobre a escrita ordinária em importantes espaços culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Natal. Presidiu a Comissão Organizadora Local do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana (2009) e a Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (2014). Atualmente, integra o Conselho Editorial de Cadernos de História da Educação, da Revista Educação em Questão e da Revista Educação e Contemporaneidade, de editoras e de coleções publicadas no país e no exterior. Pesquisadora do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).

DISLANE ZERBINATTI MORAES
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, doutora em Literatura Brasileira, mestre em Didática, Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e História, todos pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação da USP; coordena desde 2007 o grupo de pesquisa LIHED/FEUSP Literatura, História e Educação: faces do ensino e da pesquisa sobre formação e profissão docente. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve e orienta pesquisas, privilegiando as fontes autobiográficas, ficcionais, memórias e História Oral. Publicou, entre outros, como organizadora e autora, os livros: Docência, Pesquisa e aprendizagem: (Auto)biografias como espaços de formação/investigação (2010) e Narrativas Digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica. (2016).

RAIMUNDO MARTINS
Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA). Pós-doutor pela University of London (1992) e pela Universidade de Barcelona (2005-2006) onde no ano letivo 2013/2014 foi professor visitante. É professor titular da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e docente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura e Visual. Coordena (com Irene Tourinho) a Coleção Cultura Visual e Educação, publicada pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria e tem inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (PPGE/UFSM), Cultura Visual e Educação (PPGACV/UFG) e do Laboratório Educação e Imagem (PPGE/UERJ).

ANA REGINA DA SILVA DIAS
Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona (ES); Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ); Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional (Portugal); Mestre em Didática, Formação e Avaliação Educativa pela Universidade de Barcelona (ES). Professora Assistente do Componente Curricular Estágio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do grupo de pesquisa GRAFHO. Pesquisadora do tema Formação de Professores e Pesquisa Autobiográfica.

CAROLA SEPÚLVEDA
Doutora em Educação pela UNICAMP – área de concentração em Ciências Sociais na Educação, Mestra em Estudos de Gênero e Cultura pela Universidad de Chile – menção em Humanidades – e Bacharel e Licenciada em História e Geografia pela Universidad de Santiago de Chile. Membro da Sociedad Chilena de Historia de la Educación – SChHE. Membro do Comité Científico Nacional de Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación. É Professora Associada do Departamento de Formación Pedagógica da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile). Áreas de interesse: História da Educação e Gênero, Mulheres na Educação, Trajetória Intelectual de Gabriela Mistral, História e Literatura.

DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Mestra em Estudos de Linguagem pela UFMT (2006). Atua como docente nos cursos de licenciatura em música presencial e a distância e no programa de pós-graduação “Música em Contextos” da Universidade de Brasília. Coordena o grupo de pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas:educação musical escolar, historia de vida e educadores musicais. Atualmente é pós-doutoranda em Educação na linha de pesquisa: cultura escrita, linguagens e aprendizagens na Universidade Federal de Pelotas/RS, sob a supervisão de Maria Helena Menna Barreto Abrahão.

DIEGO LEANDRO MARÍN OSSA
Investigador predoctoral en la Universidad Autónoma de Barcelona con el Gabinete de Comunicación y Educación dirigido por José Manuel Pérez Tornero, con su tesis El relato autobiográfico como método para introducir a los estudiantes en el desarrollo de habilidades reflexivas y expresivas de la competencia mediática, Magister en Comunicación Educativa con su tesis laureada titulada Videoexpresión, una invención de sí mismo dirigida por Omar Rincón, docente investigador del área de medios y educación de la Escuela de Español y Comunicación Audiovisual de la Universidad Tecnológica de Pereira, director de Edumedia-3. Ha sido profesor invitado en universidades de España y Latinoamérica, su trabajo investigativo se ha publicado en Brasil y Argentina.

GABRIEL JAIME MURILLO-ARANGO
Doctorado en Educación: estudios históricos en educación, didáctica y pedagogía; Maestría en Historia de Colombia por universidad de Antioquia. Profesor de Facultad de Educación de universidad de Antioquia. Integrante del grupo de investigación FORMAPH: Formación de Maestros y Antropología Histórico-Pedagógica. Coordinador del Simposio Internacional de Narrativas en Educación de Medellín (Colombia). Cofundador de International Autobiography Association (IABA), chapter America. Sus principales áreas de interés: Filosofía e historia de la educación, historias de maestros, investigación biográfico-narrativa en educación, pedagogía de la memoria.

LEONOR ARFUCH
Profesora titular e investigadora de la Facultad de Ciencias Sociales e Instituto Gino Germani (Universidad de Buenos Aires). Ha sido profesora invitada de la Universidad de Essex; Stanford; UNAM e Iberoamericana (México); U. Católica y Diego Portales (Chile); UERJ y UFRJ, entre otras. En 1998 obtuvo la Beca Thalmann (UBA), en 2004 el British Academy Professorship Award y en 2007 La Beca Guggenheim. Es autora de La entrevista, una invención dialógica (1995, 2010); El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea (2002, 2005); O Espaço Biográfico – Dilemas da Subjetividade Contemporânea, Trad. de Paloma Vidal, (2010); Crítica cultural entre política y poética (2008), Memoria y autobiografía. Exploraciones en los límites (2013) y La vida narrada. Memoria, subjetividad y política (2018). Ha compilado además varios volúmenes, algunos en colaboración.

LUCIANA ESMERALDA OSTETTO
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Doutora em Educação (Unicamp), mestre em Educação (UFSCar) e Pedagoga (UFSC), é Líder do FIAR – Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte. Desenvolve pesquisa, extensão e ensino na interface entre os campos da Educação e da Arte, articulando temas que aproximam educação infantil, arte e infância, formação estética docente, narrativas autobiográficas.

MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO
Professora Adjunta e Pesquisadora na Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa: Linguagem – Experiência – Memória – Formação. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (CNPq). Coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP. Editora da Revista Educação: Teoria e Prática.

NÁDIA CUIABANO KUNZE
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação, na linha de pesquisa da História da Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Educação na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia, pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora e coordenadora da Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá. É membro do Comitê Editorial e Científico da Revista Profiscientia – Periódico Multidisciplinar e do Núcleo de Pesquisa em Geoprocessamento Ambiental (NPGA) do IFMT e membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM) do Instituto de Educação da UFMT.

PATRÍCIA APARECIDA DO AMPARO
Mestre em Educação (2012) pela FEUSP. Doutorado em Educação (2017), também pela Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio doutoral na Universidade Lumière Lyon 2, na França, na École Doctorale EPIC (Education, Psychologie, Information et communication) em 2015. Participa do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Educação: faces do ensino e da pesquisa sobre formação docente (LIHED). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré.

RODRIGO MATOS DE SOUZA
Professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando como professor na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência(REDEXP). Mestrado em Estudo de Linguagens e doutorado em Educação e contemporameidade pela Universidade do Estado da Bahia. Editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, editor-adjunto da revista Linhas Críticas e editor-assistente da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Nos últimos anos tem atuado como professor visitante na Universidad Católica de Pereira (Colômbia) e na Universidad de Manizales (Colômbia), em seus programas de mestrado e doutorado.

ROSARIA DE FÁTIMA BOLDARINE
Doutora e Mestre em Educação pela Unesp/Marília. Professorado curso de especialização em Língua Portuguesa e Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de professores (GEPLENP) da UNESP/Assis.

ROSVITA KOLB BERNARDES
Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora na graduação do curso de Licenciatura em Artes Visuais e no mestrado profissional em Artes. Tem atuado como professora convidada na Hochschule Musik und Theater Rostock/ Alemanha, em seu programa de mestrado de teatro e educação.

SILVIO PEREIRA DA SILVA
Doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André. Professor de Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Direito. Atualmente também exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.

SIMONE BIBIAN
Escritora, pesquisadora, vinculada ao grupo de estudos FIAR – Circulo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte. Possui graduação em Pedagogia (1988) pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Educação (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil e em Psicopedagogia. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, sendo responsável pelo Setor de Educação.