Autores: Maria Helena Menna Barreto Abrahão - Jorge Luiz da Cunha - Lúcia Villas Bôas
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2578-7
DOI: 10.24824/978854442578.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:
MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO
Mestre em Educação, área de Planejamento (UFRGS) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (UFRGS). Pesquisadora 1A CNPq. Aposentada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, onde integrou o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e foi Diretora da Faculdade de Educação. Como pesquisadora convidada, integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade – Narrativas em Primeira Pessoa” – GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Participa como pesquisadora do GEPAAR, liderado na UFPel por Lourdes Maria Bragagnolo Frison e do PEAAR, liderado na Universidade de Lisboa por Ana Margarida da Veiga Simão. Tem publicações no país e no exterior. É associada de diversas associações científicas do país e do exterior, dentre elas da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph, da qual é Sócia Honorária. Foi idealizadora e presidente do I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – I CIPA, realizado na PUCRS, de 08 a 11 de setembro de 2004, iniciando importante movimento de articulação de pesquisadores e de Grupos de Pesquisa (Auto)biográfica, nacionais e internacionais. Em 2012 presidiu novamente o CIPA, V edição.
JORGE LUIZ DA CUNHA
Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do PPGE/UFSM, do PPGH/UFSM e do PROFHISTÓRIA/UFSM UFRJ. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO e Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa: Profissionalização Docente e Identidade – narrativas em primeira pessoa (GRUPRODOCI/CNPq/UFPel). Diretor do Centro de Educação – CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.
LÚCIA VILLAS BÔAS
Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França). Atualmente, é diretora-vice-presidente operacional da Fundação Carlos Chagas, Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC), Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. Participa ainda como membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção “La professionnalisation, entre travail et formation” da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.
ADELINA NOVAES
Adelina Novaes desenvolveu pós-doutorado no Department of Social Psychology da The London School of Economics and Political Science e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, da Unicid. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, coordenadora do CIERS-ed, pesquisadora permanente da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente e membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.
ALEJANDRA STEIN
Alejandra Stein es Lic. en Cs. de la Educación (UBA) y Dra. en Cs. del Lenguaje (UNC) (Argentina). Actualmente se desempeña como Investigadora asistente de CONICET y como docente auxiliar de la UBA. Participa en proyectos de investigación en torno al desarrollo del lenguaje infantil (Dir. Rosemberg) y a la educación de jóvenes y adultos (Dir. Sirvent, Co-dir. Llosa). Ha colaborado en el desarrollo de instancias de formación y elaboración de materiales educativos en ambas temáticas.
ANA SUELI TEIXEIRA DE PINHO
Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc – UNEB). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (CAPES) e na Universidade de Lisboa (CNPq). Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia à disposição da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando como pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral – (GRAFHO/UNEB/CNPq). Vice Coordenadora do Projeto “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem”, financiamento da FAPESB e do CNPq. E-mail: anasuelipinho@yahoo.com.br
CARMO THUM
Doutor em Educação (UNISINOS/2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2000). Graduado em Pedagogia (UFPEL/1997); Pesquisador do tema: Educação e Memória; Educação do Campo; Povos e Comunidades Tradicionais; Formação de Professores e Práticas Educativas, o Educativo e as Territorialidades das Culturas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-IE/FURG); Líder do grupo de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória - CNPq. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
CHRISTINE DELORY-MOMBERGER
Professora em Ciências da Educação da Universidade Paris 13, Sorbonne Paris Cité. Fundadora da Universidade Ouverte du Sujet dans la Cité (UOSC) e presidente do Colégio Internacional da Pesquisa Biográfica em Educação (CIRBE). Membro de vários organismos e redes de pesquisa internacionais (serviço franco-alemão para a juventude, Deutsche Gesellschaft für Erziehungsgesellschaft, Gesellschaft für Historische Anthropologie, BioGrafia (rede América Latina-Europa de pesquisa biográfica), CIPA (Congresso International de Pesquisa (Auto)biográfica), International Auto/Biography Association. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade – narrativas em primeira pessoa (GRUPRODOCI/CNPq/UFPel), coordenado por Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Diretora de várias coleções “L’écriture de la vie”, “(Auto)biographie ? Éducation” (em colaboração com Elizeu Clementino de Souza e Maria da Conceição Passeggi), “RéÉditions”, “Passage aux actes”, “Dialogues/Dialoge” (em colaboração com o serviço franco-alemão para a juventude [OFAJ]) nas edições Téraèdre. Diretora científica da revista “Le sujet dans la Cité. Revue internationale de recherche biographique” et codiretora (em colaboração com Alain Brossat e Michel Agier) das edições extras da revista “Actuels”.
INÊS ASSUNÇÃO DE CASTRO TEIXEIRA
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFMG), Mestre em Educação (UFMG) (1992) e Doutora em Educação UFMG); realizou Pós-Doutorado I na Universidade de Barcelona em 2005 e Pós-Doutorado II na Universidade Metropolitana Autônoma do México e na FE/USP em 2014. É Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da FaE/UFMG e do PROMESTRE/FaE/UFMG. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Membro da KINO – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Em seus estudos, pesquisas, na docência e na extensão tem analisado temáticas da condição docente e das vidas dos/as professores/as, dos tempos escolares e tempos docentes (experiência, uso e distribuição do tempo), bem como discussões relativas ao gênero e às mulheres, em especial. É pesquisadora do CNPq há vários anos, mediante bolsa de produtividade em pesquisa.
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA
Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Faz parte da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (gestão 2016-2018).
JACQUELINE DE FATIMA DOS SANTOS MORAIS
Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado na Universidad Pedagogica Nacional no México. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores. É pesquisadora do “Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo”. Coordena o Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita” (GPALE) e Rede de Docentes que Estudam e Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (Redeale). É Procientista da UERJ.
JEAN-MARIE BARBIER
Doutor Honoris causa pela Universitè Catholique de Louvain (Bélgica), é professor do Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam, Paris, França) onde ele forma profissionais e pesquisadores no domínio da formação de adultos. Diretor do Centre de Recherche sur la Formation (CRF/Cnam), funda, com Étienne Bourgeois, em 2009, o Institut Européen de Recherche sur la formación el l’Analyse des Activités (IERFA). Dirige ainda, em conjunto com outros pesquisadores, a coleção Action et Savoir da Editora L’Harmattan e a coleção Formation et pratiques Professionelles da Editora Presses Universitaries de France (PUF).
KARLA CUNHA PÁDUA
É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.
LIANA ARRAIS SERÓDIO
Doutora em Educação pela UNICAMP. Bacharel em Música pela UNICAMP. Pesquisadora-colaboradora do GEPEC/FE/UNICAMP. Coordena, com Guilherme Prado, o Grupo Bakhtiniano (GruBakh) do GEPEC/UNICAMP. Sua linha de pesquisa envolve os estudos e formação docente na filosofia da linguagem, semiótica e epistemologia a partir de metodologias narrativas de pesquisas do e com o cotidiano escolar. Profissionalmente aposentada como professora de música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e regente de Corais Infantil, Juvenil.
MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI
Pesquisadora de produtividade do CNPq. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Estágios pós-doutorais em Fundamentos da Educação (Université de Nantes, Université de Tours, Paris 13, PUCRS (BEX-CPAES). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografias, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). Comissão Editorial: Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPED); “Chemins de Formation” (L’Harmattan); Educação em Questão (UFRN); Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA-UFMG). Pesquisadora associada: Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8); Fundação Carlos Chagas – CIERS-Ed; FORMAPH (Universidad de Antióquia). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (2014-2016). Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de pesquisa-formação e focalizam a reflexividade autobiográfica como disposição humana, promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro.
MARÍA TERESA SIRVENT
Doctora (Ph.D.) Columbia University, New York, USA. Profesora Consulta Titular del Departamento de Ciencias de la Educación de la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA. Investigadora Principal del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Directora del Programa de Investigación “Desarrollo Sociocultural y Educación Permanente (IICE – UBA). Autora de libros y artículos sobre sus experiencias en investigación y participación social, educación y cultura popular en América Latina. Recibió la Beca John Simon Guggenheim Memorial Foundation (1996), el Premio Bernando Houssay de la SECyT a la Investigación Científica y Tecnológica (2006), el Premio INNOVEMOS de la UNESCO-OIE conjuntamente con su equipo de investigación (2009), el Premio Democracia de la Revista Caras y Caretas en el área de Educación 2011, el Premio UBA a la obtención de premios recibidos de instituciones fuera de la UBA, 2012, el Premio Trayectoria 2017 Universidad Nacional de Lanús en Investigación Social y Docencia. Designada Personalidad Destacada de la Facultad de Humanidades, Arte y Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Entre Ríos, Argentina.
NEURILENE MARTINS RIBEIRO
Doutora em Educação pela UNEB - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, com Doutorado sanduíche na USP; Mestre em Educação pelo mesmo Programa (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1993), e Especialização em Formação do professor alfabetizador: leitura e linguagem (2001). Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica na vertente do letramento, da gestão educacional e da inovação pedagógica. Atuou como coordenadora pedagógica da Educação Básica nos últimos quinze anos em redes públicas, e nos anos 2015 e 2016 atuou como coordenadora da Coordenadoria de Formação Pedagógica da rede municipal de Salvador. No âmbito da pesquisa, assume como ancoragem teórico-metodológica as histórias de vida e como temática o letramento emancipatório. Atualmente é Secretaria de Educação Municipal e professora do Ensino Superior.
PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS
Graduado em Psicologia pela PUC-Goiás (1988), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Psicologia Social pela Université de Provence (França, 1998), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA/RJ e colaborador no PPGSPI da PUC-Goiás. Ex-coordenador do GT de Representações Sociais da ANPEPP, Ex-secretário Geral da SBP, pesquisador associado ao CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas/SP. Temas de interesse: relações entre práticas sociais e representações, exclusão, violência, juventude.
PETER ALHEIT
Nasceu em Naumburg, Alemanha, em 1946. Realizou seus estudos de graduação em Teologia, Filosofia, Sociologia e Educação, entre os anos de 1966 e 1971, nas universidades de Bielefeld, Göttingen, Munique, Marburg, Toronto e Kassel. Em 1971 tornou-se doutor em Filosofia da Religião na Universidade de Marburg; de 1971 a 1974 foi pesquisador júnior no Comenius Institut, Muenster. Ente 1974 e 1976 foi pesquisador em Heisenberg, premiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (DFG). Em 1976, concluiu seu segundo doutorado, em Sociologia, na Universidade de Kassel. Neste mesmo ano tornou-se Professor Associado de Sociologia e Pedagogia na Universidade de Kassel; em 1978, Professor de Educação Não-institucional para Adultos na Universidade de Bremen. No ano de 1994, também na Universidade de Bremen, ascendeu a condição de Professor de Pesquisa Educacional Comparada Internacional. Entre 1994-95, como pesquisador do Institut Humboldt, foi Professor da Academia Dinamarquesa de Pesquisa, na Universidade de Roskilde. No ano de 1998 tornou-se profesor catedrático em Pedagogia Geral na Georg-August-Universidade de Göttingen e Diretor do Instituto de Pesquisa Biográfica e da Vida. Em 2010 foi nomeado ‘Senior Fellowship’ (conselheiro) do Instituto Internacional de Pesquisa de Ciências Culturais (IFK) em Viena (Áustria). A partir de 2011 passou à condição Professor Emérito. Além disso, em 2012 foi Professor Visitante em Santa Maria – RS, Brasil, na Universidade Federal Santa Maria; em 2013, Professor Visitante na Universidade de Viena (Áustria); em 2015 Professor Visitante na Universidade de Xiamen (China); em 2016 Professor Visitante na Chulalongkorn University (Tailândia). Possui mais de uma centena de produções bibliográficas relacionadas com o campo da ‘biograficidade’ e educação.
SANDRA MABEL LLOSA
Doctora de la Universidad de Buenos Aires UBA, área Ciencias de la Educación. Profesora Asociada en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires UBA. Investigadora del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación – UBA. Co-Directora de Proyecto de Investigación enfocado en las demandas educativas de los jóvenes y adultos de sectores populares (Directora: Dra. M.T. Sirvent); línea de investigación sobre procesos psicosociales que dan cuenta de la educación a lo largo de la vida, desde un abordaje metodológico biográfico.
ZEILA DE BRITO FABRI DEMARTINI
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Humanas – Sociologia pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente, é Pesquisadora 1C e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professora doutora da Universidade Metodista de São Paulo e diretora de pesquisa do Centro de Estudos Rurais e Urbanos, da Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Pesquisa em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: histórias de vida, imigração japonesa, portuguesa e africana, educação escolar e não-escolar, infância, estado de São Paulo. Autora de vários livros, entre eles: Por uma cultura da infância; Educação para o trabalho: Família e escola como agências educadoras; História Oral, Sociologia e Pesquisa: a abordagem do CERU; Estudos migratórios: perspectivas metodológicas; Education and culture: Brazil and Japan entre outros, e de vários artigos e capítulos de livro. E-mail: zeila@usp.br