Capa do livro: DIVERSIDADES, REDES DE SOCIABILIDADE E HISTÓRIAS DE VIDA: <BR>OUTROS MODOS DE NARRAR

DIVERSIDADES, REDES DE SOCIABILIDADE E HISTÓRIAS DE VIDA:
OUTROS MODOS DE NARRAR

Autores: Filomena Maria de Arruda Monteiro - Rodrigo Matos de Souza - Margaréte May Berkenbrock-Rosito (Orgs.)

livro impresso
de R$ 59,90 por
livro digital
de R$ 59,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro trata de uma peculiariedade da sociedade contemporânea: a questão da diferença, que no âmbito educacional se traduz por diversidade, uma questão cara a diversos campos das Ciências Humanas e Sociais, que transitam na interseção entre a cultura, a história e a política, no sentido de compreender como essas trajetórias podem ofertar ao horizonte da grande narrativa histórica um genuíno questionamento do que viemos compreendendo por Humano nas últimas décadas. Nesse sentido, as histórias de vida operam provocação significativa, ao ir de encontro a várias representações do fazer humano e da história ao interessar-se por trajetórias menores, marginais, desumanizadas e esquecidas nos discursos oficiais, mas que encontraram nessa existência menor formas de conexão, produzindo redes de sociaciabilidades, existência e resistência que lhes permitisse afirmarem-se enquanto pertencentes à sociedade que os recusa.
Nesta obra, os textos organizados em três eixos, tratam de abordagens teórico-metodológicas de escuta dos sujeitos por meio de modos de narrar, que abraçam o visível, o inusitado, as provocações e os encontros que tornam possível humanizar as relações. Esperamos que com essa contribuição à pesquisa (auto)biográfica outros espaços se abram às diferenças, à diversidade e aos outros modos de narrar a trajetória humana, inserindo outras vozes, gritos e gestos que apontem algumas possibilidades de interlocução entre os campos interessados pelo que tem a dizer os sujeitos da subalternidade em sua relação com o autobiográfico, as histórias de vida e a educação. Nesse sentido, esperamos que esse livro sirva de provocação aos que aqui chegarem por curiosidade, por interesse ou por ventura, a tomá-lo como um ponto de partida para investigar esses outros modos narrativos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2583-1
DOI: 10.24824/978854442583.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIVERSIDADES, REDES DE SOCIABILIDADE E HISTÓRIAS DE VIDA: <BR>OUTROS MODOS DE NARRAR

Autores

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Atualmente é editora da revista Educação Pública, da Universidade Federal de Mato Grosso.

RODRIGO MATOS DE SOUZA
Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando como professor na graduação e na pós-graduação; líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDEXP). Mestre em Estudo de Linguagens e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. É Editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, editor-adjunto da revista Linhas Críticas e editor-assistente da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Nos últimos anos tem atuado como professor vistante na Universidad Católica de Pereira (Colômbia) e na Universidad de Manizales (Colômbia), em seus programas de mestrado e doutorado.

MARGARÉTE MAY BERKENBROCK-ROSITO
Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Formação e Narrativas, cadastrado no CNPq. Possui Pós-doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), pela PUCSP. É editora da Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo.

ANTONIO ROBERTO XAVIER
Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD-CAPES); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação – NHIME da UFC/CNPq.

AUREA DA SILVA PEREIRA
Professora Adjunta do Colegiado de Letras, Departamento de Educação - UNEB Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, Mestre em Educação e Doutora em Educação Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro dos grupos de pesquisa: GRAFHO – Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral; GEREL – Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens; e GEPHEG – Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero.

DORA PIÑERES DE LA OSSA
Profesora Titular da Universidad de Cartagena e Par Evaluador de CONACES do Ministerio de Educación Nacional. Mestrado em docencia universitaria pela Universidad Pedagogica Nacional e doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (2004).

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
Professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do conselho editorial da Revista Expressão Católica. Faz parte dos grupos de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (UFC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELLOSS – Educação e Cooperação Sul-Sul (UNILAB).

ELNI ELISA WILLMS
Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis – UFMT/Ro. Mestrado em Educação pela UFMT. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Vinculada aos grupos de Pesquisa Estigma e Diferenças na Educação e GEIFEC e Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura FE-USP.

JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA
Pesquisador do SNI-CONACyT, doutor em pedagogia pela Universidad de Barcelona-España, professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM, pós-doutor em educação pela UNEB. Membro do CAC-PICSE UPN, do COMIE, da Biograph. Responsável pelos projetos: da Rede SPECE; da pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do programa Entre pares-UPN.

JUAN MARIO RAMOS MORALES
Pesquisador do SNI-CONACyT, doutor em Ciências Administrativas pelo ITESM-CCM. Professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM. Responsável do programa de Mestrado em Desarrolho Educativo. Membro do CAC-PICSE UPN; da Rede Sujeitos e Práticas Educativas em Contextos Escolarizados (Red SPECE); do projeto de pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do COMIE.

JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993), mestrado (2005) e doutorado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Conceito 5), Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente está realizando estágio pós-doutoral em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (Conceito 4). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XI. Professora do ensino fundamental (Geografia) - Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana - Bahia. Professora colaboradora no Núcleo de Pós-graduação Gastão Guimarães. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem; praticas avaliativas, concepções de avaliação; práticas discursivas; formação docente; docência, avaliação da aprendizagem e formação docente.

LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
Professora associada da graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV. Doutora em Educação (UFRJ). Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa e em Ciência Política pelo IUPERJ. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ.

MARION KÜSTER
É atriz e professora de teatro na Universidade de Rostock-Alemanha. Trabalha desde 2005 com o tema transculturalidade em parceria com o Brasil e África. Traz para suas pesquisas narrativas biográficas que dialogam com o corpo e o teatro.

NEIL FRANCO
Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD).

NILCE VIEIRA CAMPOS FERREIRA
Professora na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG), com estágio no Programa Intercalar de Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Instituições e Gênero e do Centro Memória Viva do Instituto de Educação/CMVIE/Cuiabá/MT. Coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFMT.

RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA
Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação UFMT – Campus Cuiabá. Professora do Programa de Doutorado em Ciências e Matemática – REAMEC.

SANDRA PAVOEIRO TAVARES CARVALHO
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia – Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior – GEPForDoc.