Autores: Filomena Maria de Arruda Monteiro - Rodrigo Matos de Souza - Margaréte May Berkenbrock-Rosito (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2583-1
DOI: 10.24824/978854442583.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Atualmente é editora da revista Educação Pública, da Universidade Federal de Mato Grosso.
RODRIGO MATOS DE SOUZA
Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando como professor na graduação e na pós-graduação; líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDEXP). Mestre em Estudo de Linguagens e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. É Editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, editor-adjunto da revista Linhas Críticas e editor-assistente da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Nos últimos anos tem atuado como professor vistante na Universidad Católica de Pereira (Colômbia) e na Universidad de Manizales (Colômbia), em seus programas de mestrado e doutorado.
MARGARÉTE MAY BERKENBROCK-ROSITO
Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Formação e Narrativas, cadastrado no CNPq. Possui Pós-doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), pela PUCSP. É editora da Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo.
ANTONIO ROBERTO XAVIER
Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD-CAPES); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação – NHIME da UFC/CNPq.
AUREA DA SILVA PEREIRA
Professora Adjunta do Colegiado de Letras, Departamento de Educação - UNEB Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, Mestre em Educação e Doutora em Educação Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro dos grupos de pesquisa: GRAFHO – Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral; GEREL – Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens; e GEPHEG – Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero.
DORA PIÑERES DE LA OSSA
Profesora Titular da Universidad de Cartagena e Par Evaluador de CONACES do Ministerio de Educación Nacional. Mestrado em docencia universitaria pela Universidad Pedagogica Nacional e doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (2004).
ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
Professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do conselho editorial da Revista Expressão Católica. Faz parte dos grupos de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (UFC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELLOSS – Educação e Cooperação Sul-Sul (UNILAB).
ELNI ELISA WILLMS
Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis – UFMT/Ro. Mestrado em Educação pela UFMT. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Vinculada aos grupos de Pesquisa Estigma e Diferenças na Educação e GEIFEC e Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura FE-USP.
JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA
Pesquisador do SNI-CONACyT, doutor em pedagogia pela Universidad de Barcelona-España, professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM, pós-doutor em educação pela UNEB. Membro do CAC-PICSE UPN, do COMIE, da Biograph. Responsável pelos projetos: da Rede SPECE; da pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do programa Entre pares-UPN.
JUAN MARIO RAMOS MORALES
Pesquisador do SNI-CONACyT, doutor em Ciências Administrativas pelo ITESM-CCM. Professor titular da Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), professor da UNAM. Responsável do programa de Mestrado em Desarrolho Educativo. Membro do CAC-PICSE UPN; da Rede Sujeitos e Práticas Educativas em Contextos Escolarizados (Red SPECE); do projeto de pesquisa Processos Curriculares e Práticas de Acompanhamento (PI PCyPA); do COMIE.
JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993), mestrado (2005) e doutorado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Conceito 5), Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente está realizando estágio pós-doutoral em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (Conceito 4). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XI. Professora do ensino fundamental (Geografia) - Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana - Bahia. Professora colaboradora no Núcleo de Pós-graduação Gastão Guimarães. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem; praticas avaliativas, concepções de avaliação; práticas discursivas; formação docente; docência, avaliação da aprendizagem e formação docente.
LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
Professora associada da graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV. Doutora em Educação (UFRJ). Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa e em Ciência Política pelo IUPERJ. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ.
MARION KÜSTER
É atriz e professora de teatro na Universidade de Rostock-Alemanha. Trabalha desde 2005 com o tema transculturalidade em parceria com o Brasil e África. Traz para suas pesquisas narrativas biográficas que dialogam com o corpo e o teatro.
NEIL FRANCO
Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD).
NILCE VIEIRA CAMPOS FERREIRA
Professora na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG), com estágio no Programa Intercalar de Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Instituições e Gênero e do Centro Memória Viva do Instituto de Educação/CMVIE/Cuiabá/MT. Coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFMT.
RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA
Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação UFMT – Campus Cuiabá. Professora do Programa de Doutorado em Ciências e Matemática – REAMEC.
SANDRA PAVOEIRO TAVARES CARVALHO
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia – Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Formação Docente: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior – GEPForDoc.