Capa do livro: FORMAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: <br>práticas pedagógicas inovadoras

FORMAÇÃO ENSINO-SERVIÇO:
práticas pedagógicas inovadoras

Autores: Ana Amélia de Fonseca Pinheiro de Sá - Adriene Jacinto Pereira - Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa - Kassandra Batista Marques de Albuquerque (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Formação Ensino-Serviço: Práticas Pedagógicas Inovadoras, faz parte de um momento de uma grande conquista da Região de Cajazeiras, cidade Sertaneja do interior da Paraíba. Esse momento ocorre quando um grupo de gestores, trabalhadores e educadores do Sistema Único de Saúde- SUS. Adentram em um processo de formação que ocorre no período 2016-7, em articulação aos nove cursos de especialização que foram desenvolvidos em 2017 e compõem os Projetos de Apoio ao SUS do triênio 2015-7, fortalece o compromisso da equipe do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês com a consolidação do Sistema Único de Saúde, reforçando a importância da formação de profissionais de saúde em todo país.
Dentre o que se pretende apresentar no transcorrer desses escritos, o que se aborda de relevância e destaque é o modo como se deu o processo de formação em saúde e como esses profissionais viveram e experimentaram diferentes modos de aprender para mudar conceitos e quebrar paradigmas sobre as ferramentas pedagógicas, tidas como inovadoras e capaz de transformar práticas de trabalho no processo de saúde. As referidas práticas são parte de estratégias educacionais ancoradas nas Metodologias Ativas Inovadoras, que apoiam modos diferentes de ensinar e aprender.
Toda formação girou em torno de iniciativas pedagógicas com abordagem construtivista, desse modo são apresentadas aos participantes estratégias que apoiam o desenvolvimento individual e em equipe. A escolha por apresentar a estratégia da Viagem Educacional ocorre de maneira involuntária, quando ao final do curso um grupo de especializandos decide por narrar sobre os momentos vividos durante as sessões de Viagem: atividade social e artística dentro de um contexto pedagógico que contribui para a aprendizagem de forma ampliada e diversificada. Pode ainda ser organizada de maneira articulada com uma oficina de trabalho.
Creio que a partir daqui ofereço um olhar desta experiência para dialogar com os textos que virão a seguir permitindo que os leitores percebam a importância da vivência em torno das ações dos participantes, trabalhadores, gestores, e outros que tenham se vinculado a cada relato refletido e a cada produção conceitual trazida.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2649-4
DOI: 10.24824/978854442649.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: <br>práticas pedagógicas inovadoras

Autores

NATHALIA MINELLI MEDEIROS DE SOUSA
Graduada em Farmácia – FSM. Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica – IPOG. Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – UFRN. Especialista em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior (UFCG).

ANKILMA DO NASCIMENTO ANDRADE FEITOSA
Graduada em Enfermagem – FAZER. Licenciada em Enfermagem – UFPB. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde – FACISA. Mestre em enfermagem – UFPB. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. Docente da Faculdade Santa Maria. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês. Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

ADRIENE JACINTO PEREIRA
Enfermeira. Especialista em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde. Especialista em Políticas e Gestão do Cuidado; Mestre em Gestão e Tecnologia e Inovação em Saúde. Doutoranda do Programa de Doutorado da Escola de Medicina do FMABC. Atua nos projetos de Pós-Graduação do Hospital Sírio Libanês. Colaboradora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba.

ANA AMÉLIA DA FONSECA PINHEIRO DE SÁ
Graduada em Enfermagem pela FSM (Cajazeiras).Especialista em Saúde Coletiva e em PSF pela FSM. Especialista em Gestão do cuidado com ênfase no apoio matricial pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês. Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

KASSANDRA BATISTA MARQUES ALBUQUERQUE
Graduada em Medicina Veterinária – UFCG. Graduada em Direito – FAFIC (Cajazeiras). Mestre em Zootecnia pela UFCG. Especialista em Direito Sanitário pela FIOCRUZ. Especialista em Gestão do cuidado com ênfase no apoio matricial pela UFPB. Tutora do curso de Especialista em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

ARETHA ALINY SANTOS RAMOS DE OLIVEIRA
Graduada em ODONTOLOGIA-UFPB. Mestre em Odontologia Preventiva e Infantil-UFPB. Odontóloga da Estratégia de Saúde da Família – Bonito de Santa Fé-PB. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.

CRISTIANA PAULA ARAÚJO ROLIM
Graduada em Enfermagem – FSM. Especialista em Saúde da família – FSM. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde-FIP. Especialista em Gestão das Clínicas nas regiões de Saúde –  Sírio Libanês. Enfermeira Secretaria de Saúde do município de Cachoeira dos Índios/PB.

DANIEL TAVARES DA SILVA
Graduado em enfermagem – FSM. Especialista em implantação de linhas de cuidado com ênfase na ESF – UFPB. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio-Libanês. Socorrista APH- Resgate das Dunas. Mestrando em saúde coletiva – UNISANTOS. Secretário de saúde, Carrapateira-PB.

DÉBORA RANGEL ARRUDA
Graduada em Enfermagem – FACENE. Especialista em Saúde da Família – FIP. Especialista em Saúde Coletiva – FIP. Especialista em Saúde Pública – FASP. Mestre em Saúde Pública – UTI. Docente da São Francisco da Paraíba – FASP. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libânes.

EDJANE DANTAS MARTINS
Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

FLÁVIA IUÇARA LOURENÇO DE OLIVEIRA
Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela UFF. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Atuou na gestão do SUS, como Apoiadora Matricial da 9ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba.
JOSÉ ANDSON BARBOSA OLIVEIRA
Enfermeiro. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

MARIA ISABEL CAVALCANTI
Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Funcionária pública na Área de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, no município de São José de Piranhas.

RENATA EMANUELA DE QUEIROZ RÊGO
Graduada em Enfermagem – FSM. Especialista em SAÚDE da Família e Saúde Coletiva – FSM. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

ROGÉRIA MÁXIMO DE LAVÔR
Graduada em Enfermagem – UFCG. Especialista em Estratégia de Saúde da Família – FASP. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Especializanda em Gestão Pública em Saúde – UECE, Mestre em Saúde Pública – UEPB, Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família.

ROGÉRIA GOMES DA SILVA
Graduada em Enfermagem – UFCG. Pós-Graduada em Gestão em Saúde – UEPB. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior – UFCG. Docente da Universidade Regional do Cariri – URCA.

SEVERINA ALVES DE ANDRADE
Graduada em Enfermagem – Faculdade Santa Maria. Especialista em Pediatria e Neonatologia – CEFAP/FACESF. Enfermeira na Estratégia de Saúde da Família no munícipio de Bernardino Batista/ Paraíba. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês.

SIMONY SOUSA SOBREIRA SALDANHA
Graduada em Serviço Social – FSM. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde – Sírio Libanês. Especializanda em Micropolítica da Gestão e do Trabalho no Saúde – UFF. Apoiadora Regional na 9° Gerência Regional de Saúde.