Capa do livro: BRASIL E ALEMANHA: <br>diálogos sobre educação

BRASIL E ALEMANHA:
diálogos sobre educação

Autores: Selma Venco - Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (Orgs./Aut.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro pretende-se provocativo na medida em que, a partir da experiência de um programa que une dois países – Brasil e Alemanha - e da recorrente demanda da agenda da política educacional por internacionalização no ensino superior, abrange temáticas contemporâneas na área da educação, destacando aspectos relevantes e audaciosos.
Assim, não se trata de comparações entre um país e outro, mas, de reflexões instigantes que emanam de experiências de internacionalização da educação, inseridas no cenário mais amplo da mundialização e da globalização. Nesse contexto encontra-se uma corajosa apreciação, em forma de prospecção do futuro, da relação entre trabalho e educação, considerando tanto uma experiência nacional de educação profissional como a análise de tal categoria em um contexto mais amplo de transformação social.
O livro ainda revela ousadia ao apresentar uma terceira parte com textos que buscam análise não usual sobre o Conhecimento, envolvendo tanto o diálogo subjetivo crítico-reflexivo consigo mesmo (pensar), como - e inevitavelmente nos dias atuais - a vida diante de uma plataforma de busca de informações e divulgação de dados pessoais (“googlar”). Nesse caminho, o desafio do processo educacional passa pela capacitação e profissionalismo dos profissionais da educação, no sentido de evidenciar a necessidade de uma relação dialógica (e não antinômica) entre tais processos, visando à formação de sujeitos. Soma-se a essa defesa, o convite para se pensar na educação inicial de professores por meio da externalização do conhecimento educacional, demarcando o contexto de internacionalização do ensino superior.
Profa. Dra. Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
Faculdade de Educação da Unicamp

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2642-5
DOI: 10.24824/978854442642.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

BRASIL E ALEMANHA: <br>diálogos sobre educação

Autores

MARIANA TEIXEIRA VASCONCELOS
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ ASSIS
Pedagoga, Jurista, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora da graduação e da pós-graduação na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), bem como da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

ANDRÉ ALBINO DE ALMEIDA
Doutor em Educação (FE-Unicamp), Mestre em Linguística (IEL-Unicamp), graduado em Filosofia (IFCH-Unicamp) e Letras (IEL-Unicamp). Professor de Filosofia do COTIL-Unicamp. Supervisor pedagógico do Programa UNIBRAL no acordo de cooperação entre a Faculdade de Educação da Unicamp e a Uni-Siegen (2014-2015).

ULRIKE BUCHMANN
Professora titular na Universidade de Siegen (Alemanha), no Departamento de educação, arquitetura e artes, autora de diversos livros e artigos voltados aos temas da educação profissional, inovação curricular, e políticas de desenvolvimento inclusivo.

ANNA ROSENDAHL
Professora na Universidade de Siegen (Alemanha), no Departamento de educação, arquitetura e artes. Dedica-se aos estudos voltados à Política, Direito, Financiamento da educação profissional na Alemanha e Comissão Europeia.

CÍNTIA MAGNO BRAZOROTTO
Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara (IFSP/ARQ). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP), linha de pesquisa Trabalho e Educação. Possui trabalhos e artigos publicados com ênfase na análise de políticas públicas para o ensino profissionalizante, com foco nas políticas elaboradas para os Institutos Federais e o ensino médio integrado ao técnico profissional.

SELMA VENCO
Socióloga, docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) e pesquisadora associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA).

MARTINA SCHRÖDER
Professora assistente na Universidade de Siegen (Alemanha), no Departamento de educação, arquitetura e artes. Dedica-se aos estudos relativos à profissão e educação profissional.

SONJA KÖHLER
Professor assistente na Universidade de Siegen (Alemanha), no Departamento de educação, arquitetura e artes. Dedica-se aos estudos relativos à educação profissional.

JAN BREUER
Professor assistente na Universidade de Siegen (Alemanha), no Departamento de educação, arquitetura e artes. A área de pesquisa envolve a constituição do sujeito na sociedade, a partir de categorias analíticas oriundas da sociologia, filosofia e psicologia.

ROGÉRIO ADOLFO DE MOURA
Professor na Universidade Estadual de Campinas e membro do grupo de pesquisa OLHO - Laboratório de Estudos Audio-Visuais. Foi coordenador de curso de graduação na Unicamp (2015-2017) e atualmente desenvolve pesquisas sobre o corpo, a tecnologia, internacionalização da educação superior, juventude e educação de professores. No período de fevereiro a agosto de 2017 foi professor associado convidado do Departamento de Estudos Educacionais na Universidade da Columbia Britânica, Confederação do Canadá.