Capa do livro: GESTÃO AMBIENTAL E O ENSINO NA AMAZÔNIA

GESTÃO AMBIENTAL E O ENSINO NA AMAZÔNIA

Autores: Jean Dalmo de Oliveira Marques - Elizalane Moura de Araújo Marques (Orgs.)

A preocupação com as questões ambientais se torna a cada dia um requisito essencial a ser considerado pelas organizações como forma de alcançar a melhoria contínua do desempenho ambiental. Nos últimos anos, uma condição para que isso acontecesse foi à cobrança pela sociedade na busca de ações, processos e produtos ambientalmente corretos, conduzindo a uma consciência ecológica com a adoção de práticas sustentáveis. Essa realidade originou uma mudança na maneira de agir das organizações, conduzindo-as à adoção de um sistema de gestão.
A gestão é essencial para a existência e a consolidação de qualquer atividade que tenha a pretensão de existir. Dessa forma, não se traduz apenas numa opção de escolha, mas na necessidade de obtenção de resultados satisfatórios. Quando consideramos a organização de uma sociedade como um todo, a gestão não pode ser ignorada, pois é uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento. O sistema de gestão ideal é aquele que atende à necessidade, traz resultados conforme as metas e objetivos propostos. Além disso, é específico de cada organização, portanto, não existe um modelo padrão, pronto, único que pode ser utilizado em qualquer situação.
Esta obra, com abordagem multidisciplinar, contém estudos desenvolvidos como forma de possibilitar estratégias para alcançar uma gestão ambiental participativa, integradora, motivadora e descentralizada. Extrapola-se aqui a epistemologia conceitual de gestão ambiental e considera-se qualquer ação que busque estudar alternativas sustentáveis para desenvolver atividades sobre o meio ambiente, indissociável da educação ambiental. Neste sentido, espera-se que as investigações aqui apresentadas possam incentivar os leitores a divulgar suas vivências e experiências ambientais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2480-3
DOI: 10.24824/978854442480.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 356
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO AMBIENTAL E O ENSINO NA AMAZÔNIA
ADRIANO TEIXEIRA DE OLIVEIRA
É graduado em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando no Campus Manaus Centro. Atua na linha de pesquisa de Ecofisiologia Comparada, onde desenvolve pesquisas na área de hematologia, citoquímica e ultraestrutura, associada aos ambientes naturais em peixes ornamentais, peixes comestíveis, jacarés, testudineos e com especial ênfase nas arraias de água doce. Também vem atuando na linha de pesquisa de etnoictiologia de peixes ornamentais, peixes empregados na pesca esportiva e comestível.

AFONSO SANTOS DE SOUZA
Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Nilton Lins – UNL. Atualmente é professor de Biologia pela rede pública e privada de ensino e aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. É membro do grupo de pesquisa, Utilização de recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem (URNAEA).

ÁLEFE LOPES VIANA
Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), MBA em Lean Manufacturing pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (2016) e Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais (2014). Atualmente é Professor/Pesquisador na área de Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Campus Manaus Centro). Atua no ensino técnico e superior com experiência na área de Recursos Florestais e Ciências Ambientais.

ALEXANDRE NICOLETTE SODRÉ OLIVEIRA
Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2017). Graduado em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2007) e Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2011). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2013). Professor formador na Gerência de Tecnologia Educacional da Secretária Municipal de Educação de Manaus - SEMED, atuando principalmente em projetos com uso do Ensino Híbrido na EJA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem (URNAEA), vinculado ao MPET-IFAM.

ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES SILVA
Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Doutorado em TERRITÓRIO E AMBIENTE, na área de História do Urbanismo, pela Universidade do Porto – Portugal (2013). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, foi coordenador de planejamento urbano do Instituto de Planejamento Urbano – IMPLURB (Prefeitura Municipal 2006-2009). Exerceu a função de coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Manaus – ULBRA (1993 - 2006), foi professor no curso de arquitetura da FAMETRO (2006-2008), foi professor do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (1992 -2017).

ARQUIMAR BARBOSA DE OLIVEIRA
Licenciado em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Tecnologias Aplicadas no Ensino de Biologia e em Mídias na Educação, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Mestrando em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor efetivo de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM atuando ainda como Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFAM Campus Lábrea.

AUXILIADORA CRISTINA CORRÊA BARATA LOPES
Possui graduação em Química Licenciatura (UEMA) e Tecnologia em Alimentos (IFMA), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER) e Mestrado em Ensino Tecnológico (IFAM). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Atua no ensino básico, técnico, tecnológico e superior. Investiga sobre metodologias e recursos tecnológicos para o ensino da química, além de temáticas na área de alimentos.

CARLOS ALBERTO FONSECA DO NASCIMENTO
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia (2011). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atua nas linhas de pesquisa em produção vegetal, fitotecnia, infraestrutura rural, irrigação e drenagem.

CILENE MARIA MELADO ALVIM RIBEIRO
Graduada em Licenciatura Plena Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Especialista em Educação Física Escolar. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Desenvolve trabalhos voltados a projeto escolares interdisciplinares.

CIRLANDE CABRAL DA SILVA
Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014). Mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), É professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) – Rede Nacional. É professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação em Ensino de Ciências da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM (2010). Foi Chefe de Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores (DAEF) do IFAM (2015-2016). Desenvolve trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Genética, Processo Ensino Aprendizagem, Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia, Espaços Não Formais Amazônicos, produtos e processos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

DANIELLE CRISTINA OLIVEIRA FERREIRA
Mestre em Ensino Tecnológico pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo IFAM CMC. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2013) e graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2014). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Manaus – Centro.

EDSON VALENTE CHAVES
Químico pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1995), Mestre em Química pela UFAM (2001) e Doutor em Biotecnologia pela UFAM (2008). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) atuando em cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Recursos Naturais, desenvolvendo pesquisas relacionadas à fitorremediação, estudo das águas, meio ambiente, metais pesados, química ambiental e área contaminada.

ELIZALANE MOURA DE ARAÚJO MARQUES
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), Campus Manaus Zona Leste (2000), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2004), Centro Universitário do Norte (UNINORTE) (2009). Atualmente é professora do IFAM, Campus Manaus Centro, atuando em cursos técnicos e tecnológicos. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, desenvolvendo pesquisas relacionadas a processos agroindustriais, análise de alimentos, controle de qualidade e tecnologia em alimentos.

EMILY SILVA GOMES DOS SANTOS
Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Atua na área química e ambiental com ênfase em atividades referentes à emissão atmosférica, higiene ocupacional, análises de água e efluente, instalação de estações de tratamento de efluentes industriais e sanitários, análise de solo e resíduos sólidos, trabalhando com equipamentos para análises de cromatografia gasosa, espectrofotometria de absorção atômica, fotometria, entre outros.

GISELI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

HENRIQUE OLIVEIRA LIMA
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFAM (2016). Tem experiência na área de educação ambiental, botânica e em educação técnico e tecnológica. Atualmente, é aluno de Mestrado no Instituto Federal de educação, ciências e tecnologia do Amazonas, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico e realiza projetos nas de áreas botânica, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico.

HILTON BRUNO BELO DE SOUSA
Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Especialista em Docência do Ensino Superior – IDAAM. Perito Ambiental. Atualmente é professor de ensino técnico na rede privada de ensino, palestrante e consultor em projetos de viabilidade econômica.

JANARI RUI NEGREIROS DA SILVA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é docente vinculado ao Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, onde ministra disciplinas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática. Atua também no curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, nos cursos técnicos em Meio Ambiente, Edificações e Segurança do Trabalho. É coordenador do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais, pelo campus IFAM Manaus Centro.

JAQUELINE DO ESPÍRITO SANTO SOARES DOS SANTOS
Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Transportes, Meio Ambiente e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Cidades e Bairros, Transportes, Meio Ambiente e Educação.

JEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1996), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG (2013), Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) (2000) e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando em cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Recursos Naturais, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Manejo dos Recursos Naturais e Educação em solos e ecológica.

JEAN DINELLY LEÃO
Graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário do Norte – Laurete International Universities (2014). Engenheiro Ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, SOKA/CEPEAM.

JOICE DE JESUS MACHADO
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte (2005) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência em Gestão de Projetos, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atua na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Construção Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, bioconstrução, sustentabilidade, gestão ambiental, design.

JOSÉ DE LIMA DANTAS
Graduado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro. Formação Técnica em Maio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Campus Manaus Centro, com estágio no INPA. Possui experiência profissional na área executando trabalhos em ambientes de Selva Amazônica. Formação Técnica em Segurança do Trabalho pela Escola Liceu de Ensino Contemporâneo, Manaus-AM. Formação Técnica em Administração de Empresa pelo Colégio Moisés Santana – Goiânia-GO. Trabalhou em empresas de grandes portes no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus-AM.

JOSÉ GALÚCIO CAMPOS
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professor adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. É doutorando do programa da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática, polo UEA. Tem experiência na área de Física atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite noturna, micrometeorologia, ensino de ciências, modelagem e simulação computacional. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, da Física em particular, com ênfase em metodologias de ensino-aprendizagem inseridas teoricamente no Ensino de Ciências por Investigação, assim como, na formação de professores para atuarem nos níveis Fundamental e Médio.

JOSÉ RIBAMAR DE ABREU CARDOSO
Graduado em Física pela UFAM (1983) e em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO (2014). Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFP (2010). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

JOSÉ ROSELITO CARMELO DA SILVA
Graduado em Geografia, Especialista em Geografia da Amazônia Brasileira e Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professor de carreira no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, com experiência docente em programas de graduação e de pós-graduação lato sensu. Experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Física (Geomorfologia, Biogeografia, Hidrologia e Pedologia), Ciências Ambientais com ênfase na avaliação e gestão ambiental, Educação Ambiental, planejamento ambiental em recuperação de área degradada, avaliação de impactos ambientais e gestão de resíduos sólidos e Geociências com ênfase em Geologia Ambiental. Autor do livro Impactos Ambientais da Exploração de Areia na Microbacia do Igarapé do Mariano no Município de Manaus-AM.

LAÍS CÁSSIA MONTEIRO DE SOUZA BARRETO
Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e mestranda do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Têm experiência em pesquisas sobre conservação e manejo de crocodilianos e quelônios amazônicos, técnica laboratorial e docência em Ciências. Atua como professora de Ciências pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas – SEDUC.

LANA BARROS DE MATOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Docência do Ensino Superior (CIESA). Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, tem interesse e investiga a área de formação docente, gestão escolar, recursos e processos educa­tivos no ensino de Botânica.

LIZANDRA VIEIRA MARTINS
Possui graduação em Licenciatura Em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2005) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA pela Universidade do Estado do Amazonas (2013). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação e Ensino Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pedagogia projetos.

LUCILENE DA SILVA PAES
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011). É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas atuando na graduação no ensino de botânica em Fundamentos de Biologia. Na pós-graduação atua no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico na linha II a qual desenvolve recursos didáticos para o ensino tecnológico na região amazônica.

MANOEL GALDINO DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (2007-2013).  Especialista em Metodologia do Ensino das Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015-2016). Cursando Pós-Graduação em Supervisão e Administração Escolar pelo Instituto Prominas (2016). Atualmente é professor/pesquisador efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Coordenador do Núcleo de Políticas Etnoeducacionais Afrobrasileira e Indígenas – NUPEAI.

MÁRCIO RODRIGUES MIRANDA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Realizou o mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Traçadores Radioativos e Estáveis. Em Ciências Ambientais, atua principalmente nos seguintes temas: especiação do mercúrio em sistemas aquáticos, com ênfase no papel dos micro-organismos na metilação do mercúrio na Região Amazônica, estudo da biogeoquímica dos corpos aquáticos utilizando isótopos estáveis e radioativos. Na área de Educação atua principalmente na popularização da ciência e no incentivo de novos talentos para a ciência.

MÁRCIO SILVEIRA NASCIMENTO
Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Possui Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Membro do Grupo de Pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no processo de ensino e aprendizagem – URNAEA. Atualmente é aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM.

MARCO ANTÔNIO VAZ DE LIMA
É funcionário público municipal da Prefeitura Municipal de Manaus, vinculado a Secretaria de Meio Ambiente. Já foi gestor do Parque Municipal do Mindu, do Parque Nacional do Jaú, do Parque Municipal das Nascentes do Mindu. Trabalhou como Coordenador de Projetos do IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas, na região do Baixo Rio Negro, onde teve a oportunidade de coordenar o Fórum de Turismo de Base Comunitária, um espaço aberto de discussões sobre a temática do Turismo Comunitário na região Metropolitana de Manaus. No inicio dos anos 2000, assumiu a Gestão da RDS do Tupé, onde teve a oportunidade de coordenar a criação do Conselho Deliberativo e a elaboração do Plano de Uso Público dessa unidade.  Em julho de 2016, retornou para a Gestão da RDS do Tupé e coordenou a elaboração da revisão do Plano de Gestão da referida unidade, documento aprovado e publicado no dia 25/setembro de 2017. Em junho de 2017 assumiu a presidência do Conselho Consultivo do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro.

MARIA AMÁLIA CASTELO BRANCO AFFONSO
Docente Adjunto IV de Letras da Universidade Federal do Amazonas (aposentada), Graduada em Direito em 1999 pelo CIESA, com três Especializações em Direito, a saber Direito Penal, Direito Tributário e Direito Processual Civil, um Mestrado em Ciências do Meio Ambiente/ 2006, um Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina/1982. Atuou como Docente do curso de Direito nas Faculdades Cathedral de Ensino Superior/RR, de 2007 a 2009. Foi Docente do curso de administração na UNINORTE/2012/2013, também foi Coordenadora Jurídica do Núcleo de Práticas Jurídicas e Docente do curso de Direito da UFAM 2011 a 2013. Atualmente, atua como Advogada (nas áreas de Direito de Família, Direito Civil, Direito Trabalhista, Criminal, Ambiental e Tributário) e é aluna especial do curso de Doutorado em Ciências do Meio Ambiente/CCA/UFAM/2016.

MARIA MATILDE DA SILVA CARVALHO
Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2016).

MARISTELA LIMA DE FARIAS
Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007), Graduação em Ciências naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1993) e plenificação em 2003 (UFAM). Tem experiência em docência pela Universidade Federal do Amazonas nas disciplinas de Ecologia, Pesquisa Aplicada e metodologia científica (UFAM, 1997-1998), Histologia humana (UFAM, 2003), Fisiologia Humana (UNIP, 2009-2010) e Botânica-morfologia, anatomia, fisiologia e sistemática; Biomédicas – Histologia humana, embriologia, fisiologia humana (2010-216) pela Universidade Niltonlins. Já atuou em laboratórios de microbiologia (Empresa de laticínios) e Petróleo – no controle de qualidade da REMAN – Petrobrás. Na área de pesquisa tem experiência em biologia geral e aplicada, com ênfase em Ecofisiologia vegetal de áreas alagáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: botânica geral e ecofisiologia de espécies arbóreas e herbáceas de ambientes sujeitos à inundação sazonal.

NELSON FELIPE DE ALBUQUERQUE LINS NETO
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Mestre em Agronomia Tropical (UFAM). Tem experiência em consultorias, prestação de serviços na área florestal e ambiental, docência no ensino técnico pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e Pronatec. Atualmente, atua como professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) no curso de Gestão Ambiental. É membro integrante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Tarumã Açu (CBHT) e integrante do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Amazônia (GEDAI).

NÍVEA CONSUELO CARVALHO DOS SANTOS
Graduada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e Organização de Serviços Judiciários pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. Especialista em Docência do Ensino Superior – IDAAM. Atualmente é professora de ensino técnico na rede privada de ensino. Aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico e membra do grupo de pesquisa, Utilização de recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem (URNAEA).

PAULINO PINHEIRO GAIA
Possui Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA-CE (2007). Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Integradas de Patos – FIP-PB (2007). Mestrado em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2016). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus Quixadá. Tem interesse e investiga o uso das trilhas ecológicas como recurso didático para educação ambiental.

RAFAELA DE ARAUJO SAMPAIO LIMA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo CEULM – ULBRA/Manaus (2001), especialização em Arquitetura de Interiores pelo Centro Universitário do Norte (2011) e Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2017). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e atua nas áreas de paisagismo e ensino tecnológico.

RAFAELA DOURADO ALVES DA SILVA
Técnica em Química com habilitação em Química Industrial (2003). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM) (2018). Atualmente, é laboratorista do IFAM, responsável pelo laboratório de Microbiologia. Têm experiências em analises de água, parâmetros físico-químicos e microbiológicos.

ROBERTA MONIQUE DA SILVA SANTOS
Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Amazonas e Bacharel em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas. Possui especialização em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais (UFAM) a atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Tem experiência como consultora nas áreas de administração e gestão ambiental e como professora de nível superior. Atualmente integra o corpo docente da Faculdade Salesiana Dom Bosco, onde atua como coordenadora dos cursos de Administração e Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Trabalha ainda, com Educação à distância, no Polo Manaus, da Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande - MS).

ROGETE BATISTA E SILVA MENDONÇA
Graduada em Licenciatura e Bacharel em Química pela UFAM (1995), especialista em Formação de Recursos Humanos para Educação Ambiental pela UFAM (1997), mestrado em Química pela UFAM (2004) e doutorado em Química pela UFBA (2013). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos, parâmetros físico-químicos das águas e metais em material particulado atmosférico.

RONALDO ALAGOAS DA SILVA
Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) (2018). Técnico em Meio Ambiente (IFAM) (2014). Especialista em Gestão de Impactos de áreas urbanas (CETAM) (2015). Tem experiência em consultoria ambiental, desenvolveu atividades de resgate e reabilitação de animais silvestres em área urbana pelo IPAAM.

RONILSON DE SOUSA LOPES
Licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, em Belo horizonte – MG; Tecnologia em Gestão Pública, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em Lábrea – AM. Pós-Graduação em Educação Ambiental, pela Universidade cidade de São Paulo – UNICID; Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Língua portuguesa e literatura brasileira, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Atualmente estuda Pós-Graduação em Gestão Pública, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Lábrea. É poeta, contista e escritor. Tem vários trabalhos publicados, entre elas o conto Maria, na Antologia Basta, da Editora PVB, o qual está sendo divulgado pela Amazon.

ROSA OLIVEIRA MARINS AZEVEDO
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do IFAM nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e nos cursos de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e mestrado em Ensino Tecnológico.

ROSECLEIA MORAES SIMONATO
Licenciada em Química pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) e Atualmente é Mestranda em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

TAIS TIYOTO TOKUSATO
Acadêmica do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora Ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, SOKA/CEPEAM.

TEREZINHA DE JESUS REIS VILAS BOAS
Doutoranda em Educação Ciências e Matemática/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – UEA– REAMEC, Mestre em Ensino Tecnológico pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo IFAM -CMC. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Nilton Lins (2008) Especialista em Supervisão pela Universidade Nilton Lins, (2008) especialista em Meio Ambiente pela Universidade da Serra (2009). Especialista em Metodologia do Ensino superior. (Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM (2005)). Atua como Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Presidente Figueiredo/Amazonas.

THAYANY JACOB PINHEIRO
Possui em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Experiência com estágios no Ensino Fundamental e Médio. Já atuou em diversos projetos acadêmicos como Projetos de Extensão, Programas Integrais e PIBID. Já atuou como Secretária e Presidente do Centro Acadêmico de Licenciatura em Física. Já realizou pesquisas educacionais no ensino fundamental e médio com ênfase em aprendizagem significativa.