Capa do livro: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: <br>20 anos do curso de licenciatura em matemática da UNIOESTE/Foz do Iguaçu

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA:
20 anos do curso de licenciatura em matemática da UNIOESTE/Foz do Iguaçu

Autores: Kelly Roberta Mazzutti Lübeck (Org.)

livro impresso
de R$ 36,90 por
livro digital
de R$ 36,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “História, Educação e Docência: 20 anos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE/Foz do Iguaçu” foi idealizado como resultado de um projeto coletivo dos membros do Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação Matemática (UNIOESTE/FOZ) que viram nesta data comemorativa a possibilidade de discutir e reavaliar as concepções sobre a primeira formação do professor de Matemática. Assim, com um olhar voltado para a história, que rememora desde o período da implantação do curso até os dias atuais, expomos os desafios enfrentados e as consequentes alterações desencadeadas nos Projetos Curriculares do Curso (PCC), refletindo sobre as ações de ontem para planejarmos um amanhã. Para estas discussões buscamos, também, através de uma pesquisa junto aos egressos, subsídios que indicassem a atual situação dos nossos ex-alunos a fim de avaliarmos se o perfil contido no PCC foi alcançado. Deste modo, investigamos, por meio de um questionário, aspectos ligados a sua formação acadêmica e formação continuada, a sua colocação e satisfação com relação ao mercado de trabalho e contribuições relativas à qualidade do curso. Tais elementos constituíram um importante rol de informações e contribuíram para melhor retratar estes profissionais. Ainda, a presente licenciatura foi debatida e expressivas considerações para ações futuras foram apresentadas. Portanto, acreditamos que esta leitura, além de mostrar esta rica história do trabalho coletivo de muitos docentes e acadêmicos nestes 20 anos, permitirá reflexões sobre os rumos e desafios das licenciaturas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2651-7
DOI: 10.24824/978854442651.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: <br>20 anos do curso de licenciatura em matemática da UNIOESTE/Foz do Iguaçu

Autores

ELMHA COELHO MARTINS MOURA
Doutora pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro/SP no Programa de Educação Matemática-
PPEGEM, linha de pesquisa Relações entre História e Educação
Matemática, doutorado sanduíche em Portugal pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado pela UNESP Rio Claro no mesmo Programa e linha de pesquisa citados. Membro do grupo de
pesquisa História e Filosofia em Educação Matemática (HIFEM),
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade
Federal de Mato Grosso. Professora da Universidade Federal da
Integração Latino-Americana (UNILA).

JOSÉ RICARDO SOUZA
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), mestrado em Educação Matemática pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação – linha de pesquisa Educação Matemática – pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, formação de professores, fracasso escolar e interdisciplinaridade.

KELLY ROBERTA MAZZUTTI LÜBECK
Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Hoje é professora Associada do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia e Geometria Diferencial, e atualmente trabalha com a formação Matemática do Professor.

LUCIANA DEL CASTANHEL PERON
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – 2001), Campus de Foz do Iguaçu, Especialista em Psicopedagogia Institucional (2003), Especialista em Docência do Ensino Superior (2012). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM – 2007/2009). Docente no Ensino Superior na UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu. Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, nível de Doutorado, na UNIOESTE/Cascavel (Ingresso ano 2017). Dedica-se ao estudo das áreas da Matemática e da Educação Matemática.

MARCOS LÜBECK
Possui Graduação em Matemática pela Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria/RS. Mestrado
e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Rio Claro/SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Foz do Iguaçu/PR – no
Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação
em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura
e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação
Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Etnomatemática; História das Matemáticas de Diferentes
Culturas; Formação de Professores de Matemática.

PRISCILA GLEDEN NOVAES DA SILVA
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). É especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2009) e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Docente do magistério superior na Universidade da Integração Latino Americana, dedica-se ao estudo das áreas da Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente no ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores e tendências em Educação Matemática. Membro do grupo de pesquisa Matemática e Educação Matemática (Unioeste campus de Foz do Iguaçu) e do grupo de pesquisa em Educação em
Ciências e Matemática (IFPR – campus Foz do Iguaçu).

RENATA CAMACHO BEZERRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) Campus de Presidente Prudente/SP, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Campus de Rio Claro/SP e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu/PR. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade – nível de mestrado profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguinte temas: Lesson Study, Educação Matemática, Formação de Professores, Didática, Prática de Ensino, Metodologias Alternativas de Ensino, Metodologia de Pesquisa, Tecnologias para o Ensino e Estágio Supervisionado.

VANESSA LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS
Pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui graduação em Licenciatura em Matemática (2005), especialização em Estatística (2007) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2009). Atualmente, é docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus Foz do Iguaçu – Pr. Trabalha com Educação e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores, análise da produção escrita em matemática. Pertence aos grupos de pesquisas Matemática e Educação Matemática (Unioeste campus de Foz do Iguaçu), e Educação, Diversidade e inclusão no contexto de fronteira/linha estudos e pesquisas sobre pessoas com necessidades educacionais especiais (Unioeste campus de Foz do Iguaçu), neste
dedica-se os estudos na perspectiva da Educação Inclusiva.