ADRIANA BAUER
Professora da Educação Básica do Município de Mesquita. Diretora em uma das escolas da rede. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação da Baixada Fluminense (FEBEF/UERJ).
ADRIANA DO NASCIMENTO BARBOSA DOS SANTOS
Professora da Educação Básica do Município de Mesquita, município em que atualmente é diretora em uma das escolas da rede. É mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação da Baixada Fluminense (UERJ – FEBF) – 2016.
ADRIANA MANIQUE GUEDES DE SOUZA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação da Baixada Fluminense (FEBEF/UERJ). Especialista em Educação Física Escolar pela UERJ. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário ABEU (2006) e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário ABEU (2001). Professora regente I do Instituto de Educação Rangel Pestana e técnica do Programa Interativo – PDE da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: proposta curricular, plano Municipal, formação continuada, PDE ESCOLA e orientação técnica pedagógica.
ALINE MIRANDA FONSECA
Licenciada em Letras com especialização em literatura infanto-juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Professora de língua inglesa da Prefeitura do Rio de Janeiro.
ALINE REGINA GOMES
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Suas produções atuais se concentram nas temáticas que norteiam o estudo do cuidado à Infância e à Educação Integral.
ALINY CRISTINA SILVA ALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestrado no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica, turma 2016, NEB/UFPA. Atualmente é Especialista em Educação na rede estadual do Pará e professora de Séries Inicias e EJA na rede Municipal de Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Democracia, Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Financiamento da Educação, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio INTEGRAL, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, educação, democracia, organização do trabalho pedagógico, educação em direitos humanos, ensino e educação Integral (em) tempo integral, financiamento da educação básica (ensino Médio), Custo-Aluno-Qualidade, Qualidade Social da Educação.
ALZIRA BATALHA ALCÂNTARA
Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (1983). Mestre (1995) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) desde 2003. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, desde 2013, na linha de pesquisa “Políticas, Gestão e Formação de Educadores”. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudo do Espaço na Baixada Fluminense (NIESBF), atuando na linha de pesquisa “Política Pública, Trabalho, História e Educação” da UERJ.
AMANDA MOREIRA BORDE
Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO).
ANA CAROLINA CHRISTOVÃO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE). Bolsista Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-Doutora (Bolsista PDJ, CNPq), Doutora e Mestre em Educação pela PUC-Rio. Especialista em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp e Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou profissionalmente na Educação Básica por 17 anos, como professora, coordenadora pedagógica e na formação continuada para professores. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, aprendizagem e políticas públicas, tendo publicado artigos nesta área. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ), do PPGE da PUC-Rio e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO).
ANTÓNIO GOMES FERREIRA
Doutor em Ciências da Educação; Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenador científico do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC). Tem ocupado vários cargos de direção ou coordenação e sido coordenador de vários cursos, nomeadamente Coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional e do Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
BÁRBARA RAMALHO
Estudante de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e também professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Suas produções são reunidas sob as temáticas da educação (em tempo) integral e da relação entre escola / educação formal e as pessoas em situação de pobreza.
BRUNO ADRIANO RODRIGUES DA SILVA
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de subjetividade, cultura e História da Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de políticas e instituições educacionais. Interesses de pesquisa: educação integral em tempo integral; educação física no ensino fundamental; história da educação física e do esporte.
BRUNO MATTOS DA SILVA
Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer na Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação” (UNIRIO).
CARLA SANTOS CARDOSO
É professora da Educação Básica (ensino fundamental) da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB, 2018). Atua nos temas de Políticas Públicas educacionais, programas federais e educação integral e(m) tempo integral.
CARLOS ANTÔNIO DINIZ JÚNIOR
Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO. Bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral – NEEPHI/UNIRIO. Membro do Grupo de Pesquisa: Territórios, Educação Integral e Cidadania – TEIA, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO), GT – Desarrollo regional y actores sociales.
DANIELA PATTI DO AMARAL
Licenciada em Pedagogia e doutora em Educação com Pós-doutorado em Administração Pública e Pós-doutorado em Ciências da Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ – PPGE. Coordenadora e pesquisadora do GESED – Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais.
ELISANGELA DA SILVA BERNADO
Coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Professora Adjunta da Graduação em Pedagogia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) nas Linhas de Pesquisas “Políticas, História e Cultura em Educação (Mestrado) e “Políticas e Práticas em Educação” (Doutorado). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bolsista PNPD/CAPES. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pedagoga pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO). Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2015-2018).
FABRÍCIO AARÃO FREIRE CARVALHO
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2003), foi bolsista de Iniciação Científica (2000 a 2003). Possui Mestrado em Educação pela UFPA (2006) e Doutorado em Educação pela USP (2012). Atualmente é Professor Adjunto IV do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA). Vem desenvolvendo atividades de ensino em cursos de Graduação (Licenciaturas) e Pós-Graduação. É professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e Vice Coordenador do mesmo Programa (2017-2019). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica (GEPPEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Superior e em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Financiamento da Educação e Políticas de Valorização Docente da Educação Básica.
JANAÍNA SPECHT DA SILVA MENEZES
Professora associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO).
JOÃO CARLOS DE SOUZA ANHAIA GINO
Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO).
JORGE NASSIM VIEIRA NAJJAR
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE), da UFF; Diretor Estadual da ANPAE/RJ; Diretor Regional Sudeste da ANFOPE, Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Educação; e Membro do Conselho Municipal de Educação de Niterói. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional, formação de professores e direitos humanos e educação.
KARINE VICHIETT MORGAN
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE). Especialista em Administração e Supervisão Educacional. Professora Assistente na Universidade Iguaçu e nas Faculdades Integradas Maria Thereza. Professora no Município de Duque de Caxias e Supervisora Educacional no Município de São João de Meriti. Tem como temáticas centrais de investigação as relações entre o público e o privado na educação brasileira, Educação (em tempo) Integral, Políticas Públicas em Educação e Gestão Educacional.
LEONARDO MEIRELLES CERQUEIRA
Doutorando em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO).
LEVINDO DINIZ CARVALHO
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiências como pesquisador, docente e orienta trabalhos nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação e Institucionalização da Infância; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância.
LÍGIA MARTHA COIMBRA DA COSTA COELHO
Professora coordenadora de disciplina da graduação em Pedagogia a Distância, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, nas Linhas de Pesquisa “Políticas, História e Cultura em Educação (Mestrado) e “Políticas e Práticas em Educação” (Doutorado). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduada em Letras e Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula (USU). Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral” (NEEPHI).
LUANA LEAL RIBEIRO
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2015); Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2017). Atualmente participa do projeto de extensão “Formação Continuada de professores que atuam na educação especial em São João da Barra/RJ: práticas pedagógicas voltadas para a inclusão escolar” e atua como educadora socioambiental na Coordenação Pedagógica de dois Projetos de Educação Ambiental na Bacia de Campos.
LUCÍLIA AUGUSTA LINO
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Educação pela UERJ, é licenciada em Filosofia (UERJ), Bacharel (UFRJ) e licenciada (UERJ) em Letras. Professora aposentada da UFRRJ, foi professora da rede pública municipal por 19 anos. É presidente nacional da ANFOPE, membro da Coordenação colegiada do Fórum Estadual de Educação (FEE-RJ). Foi coordenadora do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada de Conselheiros Escolares, ministrado pela UFRRJ, e integrou a Coordenação Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, no RJ.
MALVINA TANIA TUTTMAN
Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instituição da qual foi Diretora da Escola de Educação, Pró-Reitora de Extensão e REITORA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Em janeiro de 2011, assumiu a Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2012 é Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE e Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro – CEE/RJ. Desde de 2017 é Presidente do CEE/RJ. Possui ampla experiência na docência e na gestão, desenvolvendo pesquisas, trabalhos de extensão e demais produções acadêmicas nas áreas de currículo, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas, planejamento e avaliação. Exerceu outros cargos de assessoramento, coordenação e direção junto a entidades representativas da educação básica e superior, nos âmbitos nacional e internacional. Iniciou sua carreira como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro.
MARCIO BERNARDINO SIRINO
Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Mestre em Educação (PPGEdu/UNIRIO); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Pesquisador Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo (UERJ-FFP/São Gonçalo).
MARCIO DA COSTA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia, desde 2004. Atualmente, é Diretor da Escola de Formação Paulo Freire, dedicada à formação de professores regentes na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, política educacional, teoria sociológica, avaliação de políticas públicas e avaliação educacional.
MARIA ALICE DE MOURA RAMOS
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB), Especialização em Educação Especial: Deficiência Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ, Mestrado em Educação pela UNIRIO. Doutorado em Educação pela Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Experiência na área de Educação, com ênfase em Necessidades Educacionais de Crianças Hospitalizadas e Formação de Professores para atendimento a alunos com Deficiência Visual, envolvimento com estudos, projetos de extensão e pesquisas sobre atendimento escolar hospitalar e necessidades especiais no âmbito da educação básica. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação”.
MARIA DA CONCEIÇÃO CALMON ARRUDA
Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Tecnologista em Saúde Pública da FIOCRUZ/ICICT. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ. Foi coordenadora pedagógica do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação ofertado pela UFRRJ/Campus Seropédica. Atualmente é membro do Fórum Estadual Permanente de Formação de Professores (FEPAD-RJ) e integra a coordenação estadual da ANFOPE.
MARIA DEUCENY DA SILVA LOPES BRAVO PINHEIRO
Pós-Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutora em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadora do GRUPOEDE/CEIS20 da Universidade de Coimbra.Licenciada em Ciências Sociais, com Mestrado em Geografia. Professora do Ensino Superior e nos cursos de pós-graduação latu sensu na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, onde ocupou o cargo de Dirigente Municipal de Educação no período de 2009-2012.
MARCELO SIQUEIRA MAIA VINAGRE MOCARZEL
Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor adjunto do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ). É Diretor Pedagógico do Instituto Maia Vinagre (Niterói, RJ) e Diretor Geral da Creche Escola Icaraí (Niterói, RJ). É graduado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e em Pedagogia pelo Unilasalle-RJ. É pesquisador do NUGEPPE (UFF/CNPq) – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação e do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RIO/FAPERJ). Atualmente, é Conselheiro do CEE/RJ – Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEE-RJ).
MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA
Professora Substituta do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Castelo Branco, Mestra e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), integra o Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ), do PPGE da PUC-Rio. Foi professora e diretora de escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).
MARINA MEIRA DE OLIVEIRA
Professora do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Licenciada em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ), do PPGE da PUC-Rio. Interessa-se pelos temas de democratização da educação, políticas educacionais e gestão educacional e escolar.
NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica (NEB/UFPA). Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Planejamento da Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão e administração da educação, sistema municipal de educação e democratização da gestão educacional, programas e projetos federais e seus impactos na escola básica.
PATRICIA MANESCHY DUARTE
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (2014). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), em Docência do Ensino Superior (1999) e Orientação Educacional (2000) pela Universidade Candido Mendes (UCM). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) atuando no Campus Nilópolis como docente dos cursos de Graduação- Licenciatura e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Ensino de Ciências (PROPEC/ Nilópolis). Dedica-se as pesquisas nas áreas Política do Ensino Superior, Extensão Universitária; Currículos, Formação docente/discente.
RENATA MALDONADO DA SILVA
Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente, é Professora Associada no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e no Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e coordenadora do projeto de extensão “Formação Continuada de professores que atuam na educação especial em São João da Barra/RJ: práticas pedagógicas voltadas para a inclusão escolar”.
REGIS ARGÜELLES DA COSTA
Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador do Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ), do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e desenvolvimento (GPETED/UFF) e do Núcleo de Estudos – Escola Pública de Horário Integral (NEEPHI/Unirio). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e pós-graduação em Patrimônio Histórico (2006) pelo COPEDOC/IPHAN/UNESCO. Tem experiência de pesquisa na área de História Contemporânea e Sociologia, com ênfase na Sociologia Política da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, tempos e espaços escolares, políticas públicas, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente.
SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-Doutorado na USP (2011). Atualmente é professor associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, atuando nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, Cultura e comunicação das Periferias Urbanas. Na Universidade Unigranrio ocupa o cargo de Pró-Reitoria Comunitária e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências da Educação Básica. Participa como avaliadora de cursos e de instituições de educação superior pelo INEP. Dedica-se a pesquisas nas áreas de formação de professores e extensão universitária. Atualmente, ocupa a presidência do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) com mandato até 2018.
VALÉRIA FERNANDES DE ABREU
Professora do Ensino Superior e da Educação Básica do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento (UNIRIO).
WANIA REGINA COUTINHO GONZALEZ
Professora Adjunta da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação da Baixada Fluminense (FEBF) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura nas Periferias Urbanas. Professora Adjunta do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Estácio. Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas e Educação”.