Capa do livro: UAB, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

UAB, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: Daniela de Oliveira Pereira - Cláudio Lúcio Mendes

Proposta que ganha cada vez mais espaço no Brasil, a Educação a Distância (EAD) não é temática nova, porém assumiu conotações diferenciadas no final do século XX e início do século XXI, com o advento da globalização e o avanço tecnológico, que transformaram o conhecimento em fator de produção. Dessa forma, considerando-se que a EAD vem ocupando lugar de destaque nas políticas educacionais, as discussões envolvendo o tema torna-se assunto urgente a ser analisado nas pesquisas em Educação, devendo ir além de aspectos operacionais e direcionar-se tanto para as dimensões sociais e histórico-culturais que permeiam os procedimentos de ensino-aprendizagem quanto para a compreensão dos usos dos artefatos tecnológicos na formação da subjetividade docente. Assim, a temática do estudo que resultou na publicação deste livro é a formação continuada de professores por meio da EAD e a apropriação cultural dos dispositivos tecnológicos correspondentes, tomando a UAB como objeto de estudo. Afinal, com base nas políticas públicas propostas, como vem ocorrendo a formação docente por meio da EAD, especialmente no que tange ao entendimento e ao domínio das ferramentas tecnológicas e ao tratamento da diversidade cultural, no contexto da UAB? Como a literatura educacional aborda a questão por meio de sua produção? Como a UAB, sendo uma ação decorrente de uma política pública, se efetiva em contextos culturais diversificados e transforma a EAD em modalidade de ensino massificadora? De que maneira os usos das ferramentas da EAD são compreendidos na formação da subjetividade docente? Essas são algumas das questões problematizadas ao longo desta obra.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2700-2
DOI: 10.24824/978854442700.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

UAB, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
DANIELA DE OLIVEIRA PEREIRA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017), especialização em Gestão Pública pela Faculdade do Noroeste de Minas (2008) e graduação em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Durante o mestrado, participou do Núcleo de Estudos Potentia, Educatio e Libertas (NEPEL), no qual, além da temática dos estudos foucaultianos, desenvolveu grande interesse pelas tecnologias digitais. Trabalhou com Educação a Distância no período de 2008 a 2012 e, atualmente, é Técnica Administrativa em Educação no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolve projetos educativos e atividades de extensão.

CLÁUDIO LÚCIO MENDES
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Em sua dissertação pesquisou questões relacionadas ao campo do currículo e a formação de professores, analisando as reformas curriculares e a importância das licenciaturas nas IFES. A partir do doutorado e no período que foi professor da UFOP (2008-2017), interessou-se pelas tecnologias digitais, problematizando temas sobre jogos eletrônicos e gamificação, EAD, sites educativos, tecnologias móveis, neurociências e educação. Coordenou o Núcleo de Estudos Potentia, Educatio e Libertas (NEPEL), onde desenvolveu uma série de estudos foucaultianos (2010-2014). Na UFLA (redistribuído em 2017/2) é coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia para a Inovação Pedagógica (GETIP), organizando e desenvolvendo o projeto guarda-chuva Hefesto: educação, tecnologia e inovação, com desdobramentos na pesquisa, no ensino e na extensão. Também é responsável pelo Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras (LPPI), ligado ao Departamento de Educação. É professor do Mestrado Profissional em Educação da UFLA, participando da linha Práticas e Inovações Pedagógicas. Atualmente, pesquisa e orienta trabalhos sobre educação, neurociências e tecnologias para inovação dos processos de ensino e aprendizagem. No ensino e na extensão vem desenvolvendo atividades relacionadas à educação e neurociências, sempre se pautando em tecnologias digitais para inovação.