Capa do livro: SIMILITUDES E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:<br> um estudo comparado

SIMILITUDES E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
um estudo comparado

Autores: Antonio Carlos Frasson - Marcus William Hauser - Damaris Beraldi Godoy Leite (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Neste livro, um grupo de professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e outros renomados pesquisadores convidados e vinculados a várias instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, interessados em provocar reflexões diversas sobre a educação comparada entre países, expõem situações e experiências diversas nessa área.
Considerando particularidades legais e educacionais de diversos países da América Latina, tendo o Brasil como primeiro elemento de comparação, a Educação a Distância (EaD) é o elemento protagonista da obra e, sua diversidade entre os países, o foco principal dos textos apresentados. Centrando as diversidades existentes e as naturais semelhanças com abordagens de textos diversificadas, tentando promover nos leitores, além da aquisição do conhecimento, a instigação pelo estudo deste fascinante assunto.
As naturais diversidades de escrita e de textos complementam-se, as diferenças dos países delineiam uma paisagem na perspectiva da busca do conhecimento sobre a Educação a Distância entre vários países e suas similitudes com o Brasil. Desnecessário dizer do fascínio que esse tema desperta, quer seja pela natural curiosidade do conhecimento, quer seja pelo ineditismo da obra.
Que o livro cumpra seu objetivo da instigação e busca constante pelo conhecimento, se tornando um material profícuo para colegas pesquisadores na área do ensino da ciência e da tecnologia e da educação de forma geral.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2647-0
DOI: 10.24824/978854442647.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SIMILITUDES E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:<br> um estudo comparado

Autores

ALTAIR FAVERO
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012).

ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA
Doutora, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC), Coaching e Mentora Acadêmica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA
Pedagoga, Mestre em Engenharia de Produção(UTFPR) e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia(UTFPR). Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação-PR. Atualmente é professora no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos “Professor Odair Pasqualini” que atende alunos em situação de privação de liberdade na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa-PR. Editora Chefe da Atena Editora.

ANTONIO CARLOS FRASSON
Mestre e Doutor em Educação (UNIMEP-SP). Licenciado em Educação Física. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), nível mestrado e doutorado. Pesquisa na área de formação de professores, educação à distância e, inclusão.

DAMARIS BERALDI GODOY LEITE
Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Graduada em Nutrição (UNIFIL) Licenciatura em Biologia (Claretiano). Docente do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

EDEVALDO RODRIGUES CARNEIRO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Especialista em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação (UTFPR). Graduação, Tecnólogo em Gestão Pública (IFPR e UFPR).

FERNANDO JOSÉ SPANHOL
Doutor, Professor da Graduação e Pós-Graduação em TICs (GTICs) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina, campos Araranguá e Florianópolis, Brasil.

GISLAINE KAZEKER DE SIQUEIRA
Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Ead e as novas tecnologias. Mestre em Teoria Literária. Professora do curso de Pedagogia da FAEL- Faculdade Educacional da Lapa.

JAIME MORELES VÁZQUEZ
Doctor en Educación por la Universidad de Guadalajara, México. Profesor-Investigador de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Colima. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel 1. Perfil Deseable que otorga el Programa para el de Desarrollo del Personal Docente para el tipo Superior de la Secretaría de Educación Pública. Integrante del Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior. Países participantes: Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Españaa, México, Portugal, Venezuela y Uruguay. Líder del Grupo de Estudios y Pesquisas en Educación Superior, México, que participa en la Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educaçâo Superior, RIEPES. Responsable del Cuerpo Académico UCOL-CA-104: Culturas, políticas y procesos educativos.

JOÃO HENRIQUE BERSSANETTE
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2016). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba.

JULIO CESAR GODOY BERTOLIN
Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) e Bacharel em Ciência da Computação (UPF). Professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo.

LUCIMARA GLAP
Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior Sant’ana (IESSA). Coordenadora do Polo de Educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Ponta Grossa/Pr.

MARCUS WILLIAM HAUSER
Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR) e Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR-Ponta Grossa. Graduado em Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Educação Física. Professor Assistente da UEPG e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física/EaD.

MARIA LUISA FURLAN COSTA
Doutora em Educação (Unesp/Araraquara). Mestre em Educação (UEM). Licenciada em História (UEM). Docente da Universidade Estadual de Maringá, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Fundamentos da Educação. Maringá, Paraná, Brasil.

PAULINE BALABUCH
Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR) e Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR-Ponta Grossa. Especialista em Comportamento Organizacional pela Faculdade União, bacharel em Administração pela UEPG e ensino técnico profissionalizante. Magistério pelo Colégio Sagrada Família. Professora formadora do curso de Administração Pública da UEPG/EaD - UAB.

PRISCILA BAHENA DA SILVA E SILVA
Especialista em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Metodologia do Ensino Superior e mestranda em Ensino Ciência e Tecnologia da UTFPR- Ponta Grossa. Graduada em Pedagogia. Coordenadora dos Cursos de Educação à distância da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba e Coordenadora dos Cursos de Pós- Graduação da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba.
 
ROGÉRIO RANTHUM
Mestre em Engenharia da Produção, Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR-Ponta Grossa, Bacharel em Processamento de Dados, pela UEPG, Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenador de Tecnologia do Ensino.

SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON
Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (PUC-PR). Graduada em Pedagogia (UNCENTRO). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati (UNICENTRO/I).

TAISSA VIEIRA LOZANO BURCI
Doutoranda em Educação (UEM). Mestre em Educação, especialista em Educação Especial e licenciada em Pedagogia (UEM). Bolsista da Capes. Maringá, Paraná, Brasil.