Capa do livro: ENSINO DE HISTÓRIA I:<br> estudos e experiências <br>Coleção: Ensino de História Volume 1

ENSINO DE HISTÓRIA I:
estudos e experiências
Coleção: Ensino de História Volume 1

Autores: Vânia de Fátima Martino - Alessandra David (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Ensino de História I: estudos e experiências apresenta o ensino da História a partir da perspectiva de diferentes pesquisadores e docentes de História, cuja vivência no ensino superior, na pós-graduação, na escola básica e no museu fundamentaram o conhecimento apresentado na obra. Os capítulos foram constituídos a partir de distintos olhares, resgatando experiências múltiplas, prática de ensino, análise de currículos, diálogos com as políticas públicas educacionais, oferecendo ao  leitor temas abrangentes e interdisciplinares da ciência histórica.  Unindo a paixão e a preocupação de todos os autores com o ensino de História nos diferentes níveis, o  livro vem ressaltar a importância da História na formação das novas gerações, quer  abordando novas metodologias e novas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula,  quer questionando os limites, indicando possibilidades para a prática docente chegando ou até a análise das políticas educacionais que restringem, e, ao mesmo tempo, recomendando conteúdos que o professor deve ou não ensinar.  Na perspectiva do saber histórico escolar, os autores preocuparam-se em despertar nos alunos o interesse e a importância de se estudar História; como o patrimônio histórico, o cinema e jogos interativos. Assim, a obra pode ser referência a programas de formação de professores inicial ou continuada.   
Por fim, gostaríamos de lembrar que a obra se trata de uma coletânea, sendo este o primeiro número. Esperamos, assim, que os profissionais dessa área do ensino possam formar sua biblioteca a partir de situações partilhadas e compartilhadas, cotidianamente, nas salas de aula, ao ensinar História.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2552-7
DOI: 10.24824/978854442552.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO DE HISTÓRIA I:<br> estudos e experiências <br>Coleção: Ensino de História Volume 1

Autores

ORGANIZADORAS
VÂNIA DE FÁTIMA MARTINO
Docente da FCHS- UNESP com graduação, mestrado e doutorado pelo UNESP. É vice- coordenadora e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da FCHS- UNESP de Franca. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social.  Foi orientadora de programas de formação de professores como PEC, Pedagogia Cidadã e UNIVESP. Tem experiência de ensino na área de Educação desenvolvendo pesquisas e orientações no campo de Políticas Públicas Educacionais, Ensino de História e Formação de Professores.

ALESSANDRA DAVID
Possui graduação em História pela FCHS- UNESP, mestrado e doutorado em Educação Escolar pela FFCL- UNESP. É docente e orientadora da graduação e mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: História da educação, política educacional, currículo e políticas curriculares. Pesquisadora vinculada ao CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas (FCC) e à Cátedra UNESP de Profissionalização Docente.


AUTORES
MARINA NOVAES DE SENNE
Docente da Universidade Estácio. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Coordenadora Pedagógica e Professora de História do Colégio Miró de Ribeirão Preto/SP

LEONARDO TEIXEIRA GOMES
Doutorando do Programa de Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Professor do Colégio Miró de Ribeirão Preto/SP.

SÉRGIO C. FONSECA
Docente da USP. Possui pós-doutorado pela UFMG e doutorado em Educação pela Unesp. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP.

FELIPE ZIOTTI NARITA
Pesquisador de pós-doutorado da USP, com doutorado em História pela Unesp. Conferencista convidado na inauguração do Forschungskreis Gregor Girard (FK2G) da Universidade de Fribourg (Suíça), editor-associado de ciências sociais do grupo polonês Theoretical Practice (Universidade Adam Mickiewicz) e um dos coordenadores do seminário Cartografias do contemporâneo no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Professor da pós-graduação na Unesp e da graduação no Centro Universitário Barão de Mauá. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP e membro do grupo Historiar: narrativas identitárias, conceitos, linguagens (CNPq). Membro do conselho consultivo internacional da coletânea “Teorie del conflitto e filosofie della pace” (Universidade de Pisa), coordenada pelo sociólogo Tiziano Telleschi, a respeito do centenário de Georg Simmel na Itália em 2018.

GENARO ALVARENGA FONSECA
Professor, Doutor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Franca e orientador do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Franca.

VÂNIA DE FÁTIMA MARTINO
Professora, Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Franca, orientadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Franca.

FILIPE PIMENTA CAROTA
Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas – Linha: Política e gestão Educacional e Licenciado em História pela UNESP – Campus de Franca; Licenciado em Pedagogia pela UNIMES; docente da rede particular de ensino básico em Ribeirão Preto - SP.    

MÁRCIA PEREIRA DA SILVA
Professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp – Campus de Franca.

HILDA MARIA GONÇALVES DA SILVA
Docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP-Franca e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP-Araraquara.

LEONARDO SILVA DE FREITAS
Graduado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP-Franca.

RODRIGO TOUSO DIAS LOPES
Historiador profissional e professor de história, mestre em história e cultura social, historiador do Museu da Cidade-CEMM, membro da equipe de coordenação do Claretiano Memorial, coordenador do curso de Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural do Claretiano Centro Universitário, professor credenciado junto ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp.

BRUNO BATISTA GOMES
Aluno do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Franca. Graduado em História pela FCHS-UNESP-Franca.

MANOEL AYUSSO MARTINS
Aluno do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Franca. Graduado em História pela FCHS-UNESP-Franca.

ALESSANDRA DAVID
Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Mestre em História e Cultura pela UNESP/Franca. Docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP.

BIA DIAS BARBOSA DE SOUSA
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP. Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico (PCNP). Professora de História da rede estadual paulista.

CÉLIA MARIA DAVID
Profª Adjunta do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da FCHS/UNESP Franca e Docente e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma Unidade Universitária.