A proposta desta coletânea intitulada Sociedade, Educação e Pesquisa em Ciências Humanas se direciona àqueles que possuem interesse em desenvolver monografias na graduação ou pesquisas na pós-graduação stricto sensu nas diversas áreas das ciências humanas, especialmente a educação e, certamente, esta obra oferece contribuições significativas à formação de estudantes, professores e pesquisadores vinculados às diferentes áreas do conhecimento.
Pelo fato de apresentar um conjunto de informações, em meio à diversidade de problemas humanos e sociais, pode auxiliar na escolha de um assunto ou na definição do recorte de um tema a ser aprofundado e desenvolvido. Em decorrência da amplitude de problemas que podem ser investigados e a necessidade de demarcar as possibilidades da pesquisa, faz-se necessário a percepção de que a questão não se encerra na definição da metodologia da pesquisa e na identificação da temática a ser pesquisada e sua delimitação, mas antes na compreensão preliminar do objeto a ser investigado.
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Editora: EDITORA CRV ISBN:978-85-8042-207-8 DOI: 10.24824/978858042207.8 Ano de edição: 2011 Distribuidora: EDITORA CRV Número de páginas: 234 Formato do Livro: 16x23 cm Número da edição:1
Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Camilo Castelo Branco atuando nas disciplinas de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação e Trabalho, Fundamentos Econômicos da Educação, Sociologia Aplicada à Administração, Sociologia Jurídica, Filosofia, Tecnociência e Cultura. Possui artigos publicados em revistas impressas e eletrônicas. É membro do Conselho Consultivo da Revista Margem Esquerda (editora Boitempo) e membro do Conselho Editorial da Verinotio - Revista On-line de Educação e Ciências Humanas.
Susana Jimenez
Doutora em Educação pela United States International University, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela San Diego State University e pós-doutorado em educação pela UNICAMP, realizado sob a supervisão do Professor Dermeval Saviani. É professora do curso de pedagogia e do mestrado em educação da Universidade Estadual do Ceará. Dirige o Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO da mesma Universidade e coordena o Grupo de Pesquisas Trabalho, Educação e Luta de Classes. Como professora colaboradora do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará, ministra disciplinas e orienta teses de doutorado junto à linha marxismo, educação e luta de classes. Atua principalmente na área de trabalho e educação, enfocando esta relação na perspectiva da ontologia marxiana.
Lúcia Ap. Valadares Sartório
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, pós-graduação lato sensu em Sociologia e História do Trabalho pelo Centro Universitário Fundação Santo André e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Ciências Sociais, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: individualidade, sociedade, política, ideologia, currículo e educação. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro do corpo editorial da Verinotio - Revista Online de Educação e Ciências Humanas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder – PUC/SP.
Francini Lopes Gomes
Mestre em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, possui Licenciatura em Letras pela Unesp de São José do Rio Preto-SP. Atua como pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Filosofia, investigando os seguintes temas: educação escolar, atividade mediadora e pensamento conceitual. Atualmente, é professora do ensino fundamental na rede privada de São Paulo-SP.
Valmir Pereira
Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Araraquara, possui graduação em Filosofia e História pelas Faculdades Associadas Ipiranga (FAI), mestrado em Educação Escolar pela Unesp de Ribeirão Preto. É especialista em Didática do Ensino Superior pela União das Faculdades do Norte Paulista. É professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Professora do Centro Universitário Claretiano. É membro do grupo de pesquisa Educação e Ontologia do Ser Social, GREOSS – Unesp/São José do Rio Preto. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia Sociologia e História (Ensino Médio), Didática, Filosofia e História da Educação e Política Educacional no Ensino Superior.
Glaucia Fornazari
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, possui Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do ABC (UniABC), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente é Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal da Prefeitura de São Paulo e professora colaboradora na Faculdade de Pinhais (FAPI) nos cursos de graduação e pós-graduação à distância nas áreas de Educação e Saúde, atuando principalmente nas áreas de Gestão Educacional, Políticas Educacionais e Didática.
Vânia Noeli Ferreira de Assunção
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora convidada das disciplinas História dos MovimentosSociais: Novas Tendências e História, Trabalho e Cultura do curso de pós-graduaçãolato sensu emHistória, Sociedade e Cultura da Cogeae/PUC-SP e professora das disciplinas Ontologia do Ser Social I e Ontologia do Ser Social II do curso de pós-graduação lato sensu em Ciências Sociais: Economia-Mundo, Arte e Sociedade do Centro Universitário da Fundação Santo André (Cufsa). É co-editora da Verinotio - Revista on-line de Educação e Ciências Humanas e revisora de periódicos. Tem experiência em desenvolvimento comunitário e diagnósticos territoriais. Formação com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil - história, autocracia burguesa, golbery do couto e silva e brasil - ideologia - pensamento conservador, marxismo, bonapartismo, França - história; Alemanha - história.
Luiz Bezerra Neto
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Capinas, possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e Membro de corpo editorial da RECE – Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.
Carlos Henrique Ferreira Magalhães
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Caelos, pssui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, trabalho do professor e educação física escolar.
Rosana Batista Monteiro
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação emPedagogiapela UNESP/Araraquara e mestrado emEducaçãopela UNICAMP. Atua comodocente da EducaçãoSuperiordesde 1993 emcursos de Pedagogia e Licenciaturas, especialmente com disciplinas relacionadas a Política educacional e estrutura e funcionamento da educação. Desde 2001 vem discutindo o tema Relaçõesraciais na formação de profissionais da educação e orientando trabalhos de conclusão de cursosobre este tema. Tem atuado em cursos de formação continuada de professores, relacionada a implementação da Lei 10.639/03 e DCN Relações Étnico Raciais. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ.