Capa do livro: LOUSA DIGITAL:<br> investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de formação continuada

LOUSA DIGITAL:
investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de formação continuada

Autores: Eloisa Rosotti Navarro - Marco Aurélio Kalinke

A presença de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras vem se fazendo notar de forma substancial nas últimas décadas. Entre as diversas tecnologias que são colocadas à disposição dos professores e, por consequência, dos seus alunos, algumas tem potencial para contribuir de forma diferenciada nos processos de ensino e aprendizagem, enquanto outras não passam de meros penduricalhos que pouco contribuem para modificar a educação brasileira.
Compreender em que grupo se situam cada um destes recursos, e quais as possibilidades que eles agregam para a educação, estão entre os interesses dos pesquisadores envolvidos com o desafio de compreender como os recursos tecnológicos impactam nos processos educacionais.
É na direção de contribuir com estas discussões que a pesquisa apresentada neste livro busca se inserir. Tendo a Lousa Digital como elemento principal e cursos de formação continuada como elementos auxiliares, a pesquisa apresentada se desenvolveu na intenção de buscar compreensões sobre como os professores de Matemática compreendem este recurso e quais os possíveis usos que dele fazem após terem passado por um curso de formação continuada em serviço.
São discutidos aspectos relativos à inserção de novas tecnologias nos processos educacionais, aos cursos de formação, ao impacto da inserção de novas tecnologias nas aulas de Matemática e seus reflexos junto aos alunos. Concluiu-se que tecnologias como as Lousa Digitais podem introduzir nas salas de aula a linguagem audiovisual e atividades nas quais a interação e a interatividade se façam presentes. As discussões apresentadas buscam analisar e compreender de que forma isso acontece e qual seu potencial para modificar as aulas de Matemática.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2659-3
DOI: 10.24824/978854442659.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

LOUSA DIGITAL:<br> investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de formação continuada
ELOISA ROSOTTI NAVARRO
É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Participa do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM) e do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores: Escola e Universidade (GPEFCom).

MARCO AURÉLIO KALINKE
É professor da UTFPR e membro dos corpos docentes dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR) e de Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). É doutor em Educação Matemática, pós-doutor pela Universidade de Milão e líder do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM).