
MÚSICA, ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO:
trajetórias e perspectivas na pesquisa
Autores: Taís Helena Palhares - Teresinha Prada (Orgs.)
Sinopse
O grupo de pesquisa “Música e Educação” e o “Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea” da Universidade Federal de Mato Grosso se unem para divulgar e ampliar as discussões que envolvem música e educação musical na cultura contemporânea. Assim, apresentam-se muitos desafios àqueles que estão envolvidos com o processo investigativo, primando pelo conjunto de fundamentos considerados necessários pelo protocolo científico, sem esquecer a criatividade, a vivência, os aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
Os 12 ensaios tratam de ensino musical, composição, técnica vocal e instrumental, análises, questões sociais, apontando um referencial teórico que dimensiona e dá visibilidade à academia com o trabalho de reflexão de muitos educadores e pesquisadores da educação musical. Assim, tanto a abordagem pelo viés dos estudos culturais, envolvendo a Música, estão presentes em composições examinadas, por seus fatores musicais e extramusicais, quanto o estudo de caso pormenorizado de comunidades, de mulheres, na música para bebês ou de alta performance.
A presente publicação é, portanto, um mosaico das atividades de pesquisa na área musical em Mato Grosso e que vem sendo organizado a partir da universidade pública em união com diversos setores da sociedade para que se integrem ao conhecimento com rigor científico, sem perder a sensibilidade das problemáticas emergentes, que fazem da Arte um bem inestimável, patrimônio incomensurável da humanidade, acima de tudo.
Os 12 ensaios tratam de ensino musical, composição, técnica vocal e instrumental, análises, questões sociais, apontando um referencial teórico que dimensiona e dá visibilidade à academia com o trabalho de reflexão de muitos educadores e pesquisadores da educação musical. Assim, tanto a abordagem pelo viés dos estudos culturais, envolvendo a Música, estão presentes em composições examinadas, por seus fatores musicais e extramusicais, quanto o estudo de caso pormenorizado de comunidades, de mulheres, na música para bebês ou de alta performance.
A presente publicação é, portanto, um mosaico das atividades de pesquisa na área musical em Mato Grosso e que vem sendo organizado a partir da universidade pública em união com diversos setores da sociedade para que se integrem ao conhecimento com rigor científico, sem perder a sensibilidade das problemáticas emergentes, que fazem da Arte um bem inestimável, patrimônio incomensurável da humanidade, acima de tudo.
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2783-5
DOI: 10.24824/978854442783.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
TAÍS HELENA PALHARES (ORGANIZADORA)
Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Música, modalidades licenciatura e bacharelado, credenciada no Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea, líder do grupo de pesquisa Música e Educação e coordenadora do projeto de extensão “Música com crianças”.
TERESINHA PRADO (ORGANIZADORA)
Graduada em Música/Violão pela Universidade Estadual de São Paulo; Mestre em Integração da América Latina pelo Programa Interdisciplinar de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura; Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo na Linha de Pesquisa em História da Cultura. Integra a Sociedade Científica de Estudos da Arte (USP/CNPq), o Núcleo de Artes Híbridas (UFMT/CNPq) e coordena o Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea (UFMT/CNPq). É autora dos livros Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer (2008) e Gilberto Mendes: Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul (2010), este recebeu um Prêmio Funarte. Desde 2006 é docente nas disciplinas de Violão do Departamento de Artes e atua na pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, linha de Poéticas Contemporâneas, da Universidade Federal de Mato Grosso. Como estudiosa do Violão, apresenta-se em recitais solos, de câmara e com orquestra.
Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Música, modalidades licenciatura e bacharelado, credenciada no Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea, líder do grupo de pesquisa Música e Educação e coordenadora do projeto de extensão “Música com crianças”.
TERESINHA PRADO (ORGANIZADORA)
Graduada em Música/Violão pela Universidade Estadual de São Paulo; Mestre em Integração da América Latina pelo Programa Interdisciplinar de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura; Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo na Linha de Pesquisa em História da Cultura. Integra a Sociedade Científica de Estudos da Arte (USP/CNPq), o Núcleo de Artes Híbridas (UFMT/CNPq) e coordena o Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea (UFMT/CNPq). É autora dos livros Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer (2008) e Gilberto Mendes: Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul (2010), este recebeu um Prêmio Funarte. Desde 2006 é docente nas disciplinas de Violão do Departamento de Artes e atua na pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, linha de Poéticas Contemporâneas, da Universidade Federal de Mato Grosso. Como estudiosa do Violão, apresenta-se em recitais solos, de câmara e com orquestra.
Autores:
ELIANE LEÃO
NILCEIA PROTÁSIO
VIVIANNE APARECIDA LOPES
JÉSSICA MELINA BEHNE VETTORELO
RODRIGO CAVALCANTE DA SILVA
TAÍS HELENA PALHARES
GLAUCOS LUIS FLORES MONTEIRO
HELLENY NOBRE
HELEN LUCE CAMPOS
TERESINHA PRADA
JOSÉ FORTUNATO FERNANDES
FRANCISVAL CANDIDO DA COSTA